Buscar

Aula 1 Bioquímica Clínica ( NÍVEL TÉCNICO) ótimo resumo).

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioquímica Clínica
Prof. Lucas Lima
Bioquímica Clínica
Ciências que faz a interface entre as bases químicas e as patologias que acometem o ser humano;
Apoio diagnóstico ofertado as médicos para um bom diagnóstico e adequado tratamento;
Avaliação de parâmetros: atividades enzimáticas, quantidade de nutrientes, produtos tóxicos e toda substância que pode fazer a diferença no momento de se iniciar um tratamento.
Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser:  homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.
A dinámica contínua da alimentação e eliminação do organismo como um todo , é capaz de se manter em constante equilíbrio. 
Esse dinamismo na manutenção das funções orgânica, em que teoricamente a quantidade do que é engerido é diretamente proporcional a quantidade do que é excretado, depende de uma série de reações coordenadas
Homeostasia da Alimentação
Metabolismo
Conjunto de todas as reações químicas que ocorrem dentro do organismo, fornecendo energia e renovação constante.
Anabolismo X Catabolismo
Anabolismo
O anabolismo ou vias de síntese levam a formação de macromoléculas e produtos de armazenamento.
Catabolismo
Catabolismo ou vias de degradação, leva a formação de resíduos que podem ser reaproveitados ou que devem ser excretados pelo organismo. 
O catabolismo pode ser dividido em três estágios distintos: 
• Primeiro Estágio: ocorre durante o processo digestório, em que as moléculas provenientes da alimentação são “quebradas”, absorvidas e sofrem transformações químicas até se tornarem moléculas menores com utilidades fundamentais (aminoácidos, glicose, ácidos graxos, etc.) 
• Segundo Estágio: neste estágio as moléculas fundamentais encontram já no ambiente intracelular e continuam a ser degradadas até moléculas ainda menores. 
• Terceiro Estágio: este ocorre dentro de uma organela celular muito diferenciada e responsável pelo processo de formação energética (formação de ATP). 
Água e ácidos nucléicos 
É o meio por onde ocorrem todas as reações celulares
Embora seja eletricamente neutra, a molécula da água apresenta polaridade
É o composto mais importante das células
É o solvente universal
Água
Célula
Permeabilidade seletiva:
Importância da água
 Solvente de líquidos corpóreos. 
 Meio de transporte de moléculas. 
 Regulação térmica. 
 Ação lubrificante.
 Atuação nas reações de hidrólise.
A vida ocorre em ambiente aquoso (70% da massa dos organismos vivos é composta por água).
A molécula de água (H2O) tem uma estrutura dipolar.
A uniformidade molecular entre os seres vivos deve-se à uniformidade das interações moleculares e ao solvente comum: água
As estruturas, propriedades e interações das macromoléculas biológicas são determinadas pelas propriedades da água. 
As características químicas e suas propriedades fazem com que a água desempenhe papéis fundamentais na caracterização dos seres humanos. Uma das principais características desse componente é sua capacidade de transitar livremente pelos tecidos corpóreo e regular através da osmose, as concentrações de solutos nos meios intra e extracelulares, porém a água encontrada no corpo humano não está dispersa livremente, ela é encontrada em regiões conhecidas como compartimentos hídricos. 
Podem-se dividir esses compartimentos em Líquido Intracelular (LIC) e Líquido Extracelular (LEC), sendo este último subdividido em Líquido Intravascular e Líquido Intersticial. 
A água participa de um mecanismo importantíssimo para controle de concentração de soluções, a osmose que movimenta o solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico. Diante disso, a água é a principal responsável pelo equilíbrio entre o LIC e o LEC que são separados por membranas semipermeáveis, o que possibilita a osmose. 
O corpo humano possui concentrações variáveis de eletrólitos que nada mais são do que íons livres nos líquidos intra e extracelulares, geralmente os eletrólitos são considerados moléculas osmoticamente ativas, uma vez que interferem diretamente na concentração das soluções as transformando em substâncias eletrolíticas. 
No LEC são encontrados Na+, Ca2+, Mg2+, K+, todos os cátions presentes em maior quantidade quando comparados ao LIC, já que este possui maiores concentrações de Cl- e o HCO-3 . O Na+ é o principal íon envolvido no controle da osmose mantendo assim o equilíbrio eletrolítico. 
O equilíbrio hídrico ocorre através do ganho e perda de líquidos, através da ingestão e eliminação de água por meio do metabolismo, diurese e suor. 
• Ingestão de água: ≈ 1200 ml/dia
• Constituição dos alimentos: ≈ 700 ml/dia 
• Diurese: ≈ 1200 ml/dia
• Respiração: ≈ 400 ml/dia 
• Suor: ≈ 400ml/ dia 
• Eliminação fecal: ≈ 200 ml/dia 
Ácidos nucléicos 
No interior do núcleo das células eucariotas, está o ácido nucléico. 
São conhecidos como ácidos nucléicos o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA), ambos constituídos por polímeros de nucleotídeos. 
Os nucleotídeos são compostos formados por uma base nitrogenada (composto cíclico que contém nitrogênio), uma pentose (açúcar com cinco átomos de carbono) e um grupo PO4 (fosfato).
Pentose (Açúcar)
Ribose
-D-Ribofuranose
OH
-
R
2’-Desoxirribose
-D-2-desoxirribofuranose
H
Estrutura Primária do DNA
Estrutura Primária do DNA
Nucleotídeo
Nucleosídeo



Nucleosídeo



(2’-)Desoxirribonucleotídeo
Ribonucleotídeo
PURINAS
Bicíclicas
PIRIMIDINAS
Monocíclicas
Adenina = Timina Guanina  Citosina
 Uracil
Purina Adenina Guanina
Pirimidina Citosina Uracil Timina 
Bases Nitrogenadas
Estrutura Primária do DNA
Purinas (C5H4N4) – sua principal função está relacionada à síntese de DNA (Adenina e Guanina), porém estão presentes em outras moléculas de extrema importância biológica como o NADH (responsável pelo transporte de elétrons proveniente de várias reações bioquímicas), o ATP (adenosina tri fosfato – principal molécula de armazenamento e gasto energético), GTP (Guanosina Tri Fosfato – transportador de ATP), Acetil CoA (importante enzima envolvida no metabolismo energético celular) e AMPc (Monofosfato Cíclico de Adenosina – molécula transdutora de sinal celular). 
A síntese dessas moléculas pode ocorrer por duas formas distintas, a partir da síntese de aminoácidos, ribose, amônia e gás carbônico; ou por reaproveitamento de produtos da degradação de nucleotídeos ou nucleosideos. 
As purinas também sofrem ações catabólicas, as quais levam a formação de resíduos e alguns deles são tóxicos para o organismo em níveis elevados. O principal metabólito desse catabolismo é o ácido úrico (C5H4N4O3). Devido a sua toxicidade, uma das doenças mais importantes relacionada a este composto é uma doença articular chamada de gota, que se caracteriza pela formação de cristais de ácido úrico em articulações diminuindo significativamente a qualidade de vida de que sofre com este distúrbio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais