Buscar

Caso Constitucional 4 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
Professora Leide Oliveira Ramos da Silva
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 4
Tema: Cláusulas Pétreas ou Superconstitucionais 
Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Revisão Constitucional nos moldes do artigo 3º da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prevê a realização de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assembleia Revisora. É legítima tal proposta?
Segundo a interpretação majoritária, tal proposta não seria legitima considerando que o legislador constituinte quando autorizou a alteração do texto constitucional por revisão em sessão unicameral e por maioria absoluta, só o fez uma única vez, após 5 anos da promulgação da Constituição, o que já ocorreu por meio de 6 emendas de revisão editadas em 1993, estando portanto, tal norma com sua eficácia exaurida. No entanto existe uma minoria que admite tal hipótese no sentido de priorizar o regime democrático e a titularidade do poder soberano, no povo que assim quiser poderá faze-lo por meio dos seus representantes.
Caso 2 - Tema: Poder Constituinte Decorrente
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exercício do Poder Constituinte Derivado Decorrente inseriu no texto da Constituição Estadual norma que assegurava aos candidatos aprovados em concurso público, dentro do número de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, o direito ao provimento no cargo no prazo máximo de cento e oitenta dias, contado da homologação do resultado. É Constitucional a o artigo 77, VII da Constituição do Estado do Rio de Janeiro?
O STF já analisou tal matéria no sentido de que a Constituição Federal prevê a convocação na ordem de classificação, no prazo de validade do concurso, não havendo a exigência de nomeação em até 180 dias, portanto, por se tratar de norma de reprodução obrigatória pelos entes federados, não foi observado tal exigência pela Constituição Estadual em seu artigo 77. O Estado no caso apresentado no exercício do poder constituinte derivado decorrente que é limitado/condicionado pela Constituição Federal

Outros materiais