Buscar

Trabalho - Análise de Ambiente

Prévia do material em texto

FACULDADE DE MANTENA – FAMA
5º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DE AMBIENTE
Alunos: Danilo Leonardo
Nayara Siqueira
Simone Brandão
Profª: Érika Gonçalves
MANTENA – MG
abril, 2014
Análise de Ambiente – Banco Itaú
"Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem escolhas". Essa frase de Philip Kotler mostra qual o cenário atual do mercado se tratando de marketing e por isso o Banco Itaú trata de forma primordial a área de marketing e em seu site se explica sobre o conceito na visão da empresa: “A área de marketing é responsável pelo relacionamento com a imprensa, por campanhas de comunicação e patrocínios com a finalidade de difundir a imagem do Itaú entre os clientes, fornecedores, mercado e colaboradores. Subsidiar as áreas de negócios com estudos e informações sobre os clientes e seu relacionamento com o conglomerado, identificando suas necessidades e oportunidades para extração do máximo de valor.
A partir daí, recomendar e/ou implementar ações de aquisição, ativação, fidelização, retenção e conquista de clientes, por produto ou segmento, de forma a maximizar o retorno para a organização no longo prazo”. É a empresa que possui a marca mais valiosa do Brasil e está entre as 32 marcas mais poderosa do mundo. Uma empresa de grande porte e que atua em vários países do mundo, tem em seu ponto forte a tecnologia, com grandes investimentos nessa área se destaca por oferecer facilidades em questão de atendimento e prestação de serviço, como por exemplo, pagamento de boletos e transferências bancárias via smartphone e sistema biométrico nos caixas eletrônicos, dispensando assim o uso do cartão e facilitando o acesso do cliente. Seu ponto fraco, principalmente na região de Mantena, é a falta de atendimento a pessoas jurídicas, pois o banco não possui um gerente especifico para esse tipo de conta, o que facilita em situações que precisam de mais atenção, pela gestão financeira ser diferente da gestão de uma pessoa física por exemplo.
Iniciamos nossa análise sistêmica sobre o ambiente de marketing destacando os tópicos do macro ambiente estudado:
Ambiente Demográfico
Ambiente Econômico
Ambiente Natural
Ambiente Tecnológico
Ambiente Político – Legal
Ambiente Cultural
Ambiente Demográfico: Uma empresa de grande porte, que está localizada em mais de 20 países, atendendo as necessidades dos clientes tanto a pessoa física quanto a jurídica, de acordo com a situação encontrada, com produtos desde os mais básicos até para altos investimentos, beneficiando assim todas as classes sociais. Por isso o Banco Itaú usa o slogan: Feito para você.
Ambiente Econômico: Como todo banco, sofre a variação de investimento de acordo com o mercado atual, com a economia aquecida, a tendência é um volume maior de investimentos, pois o cenário é mais atrativo, já com a economia enfraquecida, há uma queda de investimento por parte dos consumidores, tendo em vista o cenário menos favorável para aplicações e outros produtos.
Ambiente Natural: A empresa investe desde 2008 em GreenIT (tecnologia da informação verde) com o objetivo de desenvolver tecnologias eficientes e, ao mesmo tempo, diminuir custos e riscos ambientais. Também oferecem créditos empresariais a investimentos sustentáveis. Se a empresa oferecer um investimento dentro dos padrões de sustentabilidade do banco, pode ser feito uma forma de pagamento diferenciado ou descontos. O Banco Itaú já foi considerado o banco mais sustentável do mundo.
Ambiente Tecnológico: Foi anunciado em 2012, o anúncio do nosso investimento em tecnologia e inovação que, até 2015, chegará a R$ 10,4 bilhões. Trata-se de um dos maiores investimentos privados para o crescimento da economia brasileira e será direcionado, entre outras ações, para aprimorar nossos canais digitais e o atendimento a nossos clientes nessas plataformas. Como foi dito no início, esse é o ponto forte, tanto que um dos símbolos mais conhecidos do banco é um @ com a inicial do Itaú.
Ambiente Político – Legal: O Itaú é empresa de capital aberto, negociadas em 3 bolsas de valores (BM&FBOVESPA, BCBA e NYSE). Instituição financeira sujeita as normas do CMN e do Banco Central. Sociedade de capital aberto seguindo as normas e legalidades locais do CVM, CNV e SEC. E empresa de holding sujeitam as normas das seguintes entidades: CNSP, SUSEP, SPC, ANBIMA e ABRASCA. Tem fama de ser muito rigorosa, mas por se tratar de uma empresa multinacional e seguir exigências de várias partes do mundo é de se entender essa politica mais dura em relação a documentações e tramites, pois está sempre vigiada pelas entidades de perto devido ao volume de negociações.
Ambiente Cultural: Inserido em vários países com culturas e línguas diferentes, procura sempre estar inserido em acontecimentos de relevância nacional e regional, como o Rock in Rio, o Carnaval de Salvador e o Festival de Teatro em Curitiba. No Brasil, o país do futebol, eles estão patrocinando a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira.

Outros materiais

Perguntas Recentes