Buscar

casos clinicos -patologia geral-ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paciente J.G.G. é um homem de 61 anos de idade residente em Buenos Aires, Argentina, que começou há cerca de 3 meses com incómodos no ombro esquerdo, disfonia e astenia. Após ser avaliado pelo médico de família, na exploração física constatou-se a existência de uma adenopatia supraclavicular direita assim como duas adenopatias laterocervicais esquerdas de aproximadamente 2 cm cada uma. Por esse motivo, realizou-se um Raio X ao tórax que determinou uma massa de 3 cm x 4 cm no lóbulo superior esquerdo juntamente com um espessamento do mediastino. Com o diagnóstico de um provável carcinoma do pulmão, foi avaliado pelo pneumologista da sua zona, que lhe indicou a realização de uma TC torácica e abdominal; na mesma pôde observar-se uma massa de 3,4 x 4,1 cm de diâmetro máximo no lóbulo superior do pulmão esquerdo, múltiplas adenopatias mediastínicas bilaterais e hilares esquerdas e pelo menos 5 imagens hepáticas compatíveis com metástases. Também se realizou uma gamagrafia óssea, que não evidenciou doença tumoral. No dia 2 de Junho de 2005 realizou-se uma punção-aspiração com agulha fina (PAAF) da massa tumoral. O diagnóstico anátomo-patológico foi compatível com um adenocarcinoma do pulmão moderadamente diferenciado. Na análise ao sangue realizada destacava-se uma LDH anormalmente elevada.
Com o diagnóstico de adenocarcinoma do pulmão no estádio IV, recomendaram-lhe que iniciasse tratamento de quimioterapia com cisplatina e gemcitabina. 
O que são degenerações? Comente sobre a sua classificação.
Qual o tipo de degeneração presente nos adenocarcinomas do sistema respiratório e digestivo? 
Comente sobre as alterações macroscópicas e microscópicas presente nesse tipo de degeneração.
Em quais situações pode-se observar a ocorrência desse tipo de degenerações?
2- Paciente 64 anos, sexo masculino, com queixa de dor opressiva na região anterior do precórdio, irradiada para ombros, braços até o cotovelo. Início do quadro há 5anos, piora ocasional no inverno, desencadeada por esforços físicos (subir escadas, ladeiras) ou emoções. A dor costuma ocorrer sempre no mesmo padrão e no mesmo nível de esforço. Nega infarto agudo ou internações prévias. Antecedentes de diabetes mellitus tratado com hipoglicemiantes orais, mal controlado. Hipertensão arterial tratada. Tabagista 1 maço/dia até há 3 anos. Sobrepeso constante. Histórico Familiar: irmão teve infarto no miocárdio aos 68 anos. Testes complementares demonstraram hipercolesterolemia com LDL aumentada e sinais de isquemia (hipofluxo durante exercício) nos exames cardiovasculares.
a) Qual a degeneração que pode estar causando esse quadro de isquemia no paciente? 
b) Quais as alterações macroscópicas e microscópicas presente nessa degeneração? 
c) Quais os fatores de risco que podem estar associados com a ocorrência desta patologia? 
d) Caso esse quadro de isquemia persista, o paciente poderá sofrer um infarto. Qual o tipo de morte celular é provocada por uma isquemia? 
e) Quais os principais achados microscópicos, a nível nuclear e citoplasmático, que podem ser evidenciados nesse tipo de morte celular? 
f) Quais as principais diferenças entre necrose e apoptose? 
g) O que apoptose?
Paciente idoso do sexo masculino chega ao hospital com fortes dores no peito e braço esquerdo, sudorese excessiva, falta de ar, confusão mental e agitação. Recebe atendimento, mas vai a óbito em menos de 2h. Na autópsia, a análise microscópica foi observada picnose nuclear, cariorex e cariólise avançada, além de massa amorfa. Qual a causa da morte do paciente? 
P.A.J., 9 anos, estudante, natural e procedente de Fortaleza.Mãe do paciente relata que, durante uma brincadeira na escola, seu filho foi empurrado contra a parede por um amigo. O paciente diz que atingiu a parede com ambas as mãos em hiperextensão, estando o cotovelo estendido e o ombro fletido em aproximadamente 90°. Exame Físico: paciente apresenta dor, edema e limitação funcional em ambos os antebraços, sendo mais acentuados no antebraço direito, o qual apresenta pequena deformidade. 
Que tipo de lesão é essa? O que pode provocar essa lesão?
Quais os outros tipos de lesão provocada por força mecânica?
 
RX punho esquerdo		 RX punho direito

Outros materiais