Buscar

RELATÓRIO ESTÁGIO DE DIFERENTES CONTEXTOS

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DAIANE SOUZA RU 1328271
 DANIELA FARIA RU 1319790
 FLAVIANA PIMENTEL RU 1328704
 JULIANA MARQUES RU 1356647 
TURMA 2016/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
ALPINÓPOLIS
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DAIANE SOUZA RU 1328271
 DANIELA FARIA RU 1319790
 FLAVIANA PIMENTEL RU 1328704
 JULIANA MARQUES RU 1356647
TURMA 2016/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
.
 Relatório de Estágio Supervisionado: Diferentes
 Contextos apresentado ao curso de Licenciatura
 em Pedagogia do Centro Universitário Internacional
 UNINTER.
ALPINÓPOLIS
2018
SUMÁRIO
 
1-INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado Diferentes Contextos é embasado em reflexões, ações e atividades de ensino-aprendizagem inserido ao meio social, cultural, profissional e didático-pedagógico.
O Estágio foi realizado na Paróquia São Sebastião de Alpinópolis no período de 13 de maio de 2018 a 18 de julho de 2018, pelas alunas o curso de Licenciatura em Pedagogia.
O Estágio tem como finalidade a análise reflexiva de Diferentes Contextos, por meio da observação e da prática orientada para a atuação do professor/pedagogo. Destaca-se que nesse local foi possível aprofundar os conhecimentos sobre a Religião Católica, visando alcançar um ensino de qualidade, sendo realizado por meio da observação e participação no cotidiano das salas de Catequese.
Nesse contexto a Educação oferecida aos alunos era de ensino religioso, tornando os momentos ali vividos prazeroso e de grande desenvolvimento, havia respeito e integração de todos.
O Estágio foi de extrema importância para o nosso desenvolvimento de futuros professores, pois adquirimos conhecimentos sobre a realidade dos Catequistas e do Catequizando, compondo o contexto escolar-religioso. Observamos que a Instituição abrange diversos saberes, ampliando o olhar sobre o aluno de forma eficiente, mostrando ao catequisando o seu valor. 
A Metodologia integra a teoria e a prática, visando os estudos das culturas religiosas, mitos, símbolos e das adversidades. O Ensino Religioso permite uma releitura dos fenômenos religiosos, onde o catequisando faz uma análise para compreender as manifestações do que é Sagrado, a partir de sua realidade social. Ao transmitir o conhecimento o Catequista não necessita só de discursos, conceitos ou senso comum; ele precisa reformular seus conhecimentos desenvolvendo o conceito do tema, aplicando e transformando em contextos e situações distintas.
Os itens trabalhados são: Identificação da Escola/Instituição Estagiada, Concepções Pedagógicas/Filosóficas da Instituição, Descrição e Análise Reflexiva das atividades de Estágio Supervisionado, Caracterização Estrutural, Caracterização dos Profissionais que atuam na Escola/Instituição Estagiada, Caracterização do Público atendido pela Instituição, Projeto de Intervenção, Considerações Finais, Referências, Apêndices para o Relatório e Anexos.
 
 
2- Instituição Estagiada Mitra Diocesana de Guaxupé –Paróquia São Sebastião 
2.1- O Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos foi realizado na Instituição Mitra Diocesana de Guaxupé – Paróquia São Sebastião situado na Praça Osvaldo Américo Dos Reis n°289, no Centro, CEP37940-000, localizada na Cidade de Alpinópolis, no Estado de Minas Gerais. O Contato com a Instituição pode ser realizado através do Telefone3523-1203 e do email: igrejadealpinopolis@yahoo.com.br.
A Instituição Mitra Diocesana de Guaxupé – Paróquia São Sebastião oferece atendimento no período matutino, vespertino e noturno.
Esta Instituição atende a um total de 300 pessoas.
O Estágio foi realizado no período de 13 de maio de 2018 a 18 de julho de 2018 no período vespertino, sendo observado o trabalho sobre Ensino Religioso/Catequese.
2.2- Concepção Pedagógica/Filosófica da Instituição 
A concepção da ação catequética educa e aprofunda a fé dos que aderiram Jesus Cristo e querem ingressar na comunidade, através de uma iniciação completa ou necessita de estruturas melhores para sua conversão, e o momento do aprofundamento e ampliação da experiência da fé, seus elementos e suas exigências.
A pastoral da catequese tem a missão de oferecer a todas as crianças, jovens e adultos uma formação cristã à luz dos evangelhos por meio das celebrações litúrgicas e da vivência comunitária. Nesse sentido a catequese visa contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da fé, pois não se resume em apenas preparar a criança para receber o sacramento da comunhão desenvolvendo um papel fundamental na formação humana dentro dos valores cristãos. A finalidade definitiva da catequese é levar a comunhão com Jesus Cristo, só ele pode conduzir ao amor do pai no espirito e fazer-nos participar da vida da santíssima trindade.
O homem passou a ser compreendido como pessoa humana, como ser criado a imagem e semelhança de Deus.
Em entrevista com o catequista Lemos.Ed. a catequese não é apenas um ensino de conteúdo durante um período na vida de crianças e adolescentes. A catequese é um aprendizado dinâmico da vida cristã que vai além do ensino, ela põe em pratica a dinâmica do encontro com jesus cristo, ele educa para a vida de comunidade.
2.3- Descrição E Análise Reflexiva Das Atividades De Estágio Supervisionado.
Um dos problemas observados na instituição, é a falta de preparação dos catequistas, crise das famílias e falta de estruturas financeiras e afetivas, muitos país não acompanham seus filhos, dificultando a prática de ensino. 
2.4- Caracterização Estrutural ( Descrição do Local).
A igreja católica é a mais antiga instituição da humanidade e a maior instituição de caridade do planeta, desenvolve suas atividades religiosas em hospitais, creche, casa para idoso, orfanatos, centro de educação e reeducação social, não obtendo fins lucrativos.
A paróquia São Sebastião de Alpinópolis exerce suas atividades a 79 anos promovendo várias obras importantes para a cidade. 
A igreja católica abrange a todos ou seja ela é universal, é a igreja da boa nova pregada por Jesus Cristo, é o próprio nascer do cristianismo. 
Os aspectos observados na instituição têm condições estruturais adequadas, tendo uma ótima iluminação, possui salas limpas e amplas com cadeiras de braços em círculos, quadro, ventiladores e janelas grandes. Os alunos são distribuídos em 12 turmas com 25 alunos em cada sala.
2.5- Caracterização dos Profissionais Que Atuam na instituição Mitra Diocesana.
Os catequistas passam por um curso de preparação com duração de dois dias, neste curso, os profissionais aprender a como lidar com as crianças no dia a dia, sendo um mediador que facilita a comunicação entre DEUS e os catequisados. A missão do catequista é dedicar- se e anunciar ao serviço da palavra de DEUS, tornando se porta voz da experiência cristã de toda comunidade. 
A atitude dos catequistas nesta comunidade, é de catequizar, ensinar e evangelizar. 
Ser catequista não é ser professor, pois aulas são dadas na escola, já os encontros de catequeses têm a preocupação de anunciar jesus e levar o catequizando a uma aproximação maior com a igreja. 
Como estudiosos da bíblia as perspectivas sobre o papel da pedagogia nesta comunidade, não enterrem os seus conhecimentos, tampouco o utilizem exclusivamente para si próprio, mas o façam instrumentos eficaz de conquistas de justiças e paz para a humanidade. Para o bem da sociedade, como professores, catequistas e catequizados em busca da verdade e do bem comum, considerem o seu conhecimento uma potente ferramenta de construção da nova civilização do amor. 
2.6- Caracterizaçãodo Público Atendido Pela Instituição.
O número de pessoas atendidas nesta instituição é de ___, 
A atitudes dos catequizando em relação as práticas desenvolvidas na instituição é de interesse e participação, pois percebemos que são pessoas dedicadas e empenhadas para aprender e ensinar. As catequistas incentivam as crianças a fazerem leituras dos livros da bíblia onde elas ensinam a procurar os capítulos e os versículos. Em observação a um encontro, elas pedem também para desenhar características sobre o tema como a criação do mundo e o que Deus criou, história do povo hebreu e de Moises. 
Os perfis socioeconômicos das crianças ali atendidas são de classe média e baixa renda, pois observamos que alguns não tem acesso ao livro devido as condições financeiras que não podem comprar.

Outros materiais