Buscar

Apol 3

Prévia do material em texto

Apol 3
Contabilidade Ambiental e Empreendedorismo
Questão 1/5 - Contabilidade Ambiental
De acordo com Martins et. Al. (2010, p.2), o passivo “compreende as exigibilidades e obrigações”.Tinoco e Kraemer (2004, p. 178) citados por Carvalho (2012), afirmam que os passivos ambientais normalmente são “contingências formadas em longo período e surgem da posse e do uso de uma mina, uma siderúrgica ou um lago, rio, mar e de uma série de espaçosque compõem nosso meio ambiente”.
Analise as proposições, marque (V) verdadeiro e (F) falso e assinale a sequência correta
Sobre os passivos ambientais e correto afirmar que:
(   ) Como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio os quais constituem as origens dos recursos da entidade.
(  ) Compreende os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos Futuros.
(  ) A mensuração do passivo ambiental deve buscar o valor histórico  e verdadeiro
(   ) As empresas que não reconhecerem, atualmente e no futuro, os encargos potenciais do passivo ambiental, estarão apurando, na realidade, custos e lucros irreais.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
Você acertou!
São Falsas
Compreende os recursos controlados poruma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos Futuros. Refere-se a ativos ambientais.
A mensuração do passivo ambiental deve buscar o valor histórico e verdadeiro – correto é:  A mensuração do passivo ambiental deve buscar o valor justo  e verdadeiro
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p. 113
	
	B
	F - V – V – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Empreendedorismo
Em termos de conceito, o Desenvolvimento Local Sustentado é considerado umaestratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade. A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser classificada em três esferas. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta essas três esferas.
Nota: 20.0
	
	A
	Geração de valor econômico, responsabilidade social, responsabilidade ambiental
Você acertou!
A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser assim classificada:economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 104-105).
	
	B
	Funcionários, consumidores, sociedade
	
	C
	Acionistas, fornecedores, governo
	
	D
	Stakeholders, meio ambiente, parceiros
Questão 3/5 -Empreendedorismo
Diante da escassez de matérias primas e a preocupação com a preservação ambiental, as empresas passaram a incorporar os conceitos de sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Logo, o desenvolvimento local sustentável é visto como umprojeto de longo prazo e para que uma empresa possa sobreviver no mercado deverá compreender conceitos de sustentabilidade.
Considerando o texto acima, conclui-se, com base no conceito de desenvolvimento local sustentável, que
Nota: 20.0
	
	A
	Para ser um empreendimento sustentável, é preciso que a consciência venha primeiro da sociedade para depois do papel do empreendedor, que acaba sendo vitima do consumismo.
	
	B
	Um empreendimento sustentável tem preocupações com o impacto que suas ações geram ao meio ambiente, a sociedade e a utilização de recursos renováveis e não renováveis.
Você acertou!
A alternativa I está incorreta porque inverte os papéis, e o correto é que o empreendedor deve ser capaz de agir para mudar a consciência da sociedade por meio do seunegócio e não o contrário.
A alternativa II está correta de acordo com o livro base p. 107 que apresenta argumentos sobre a razão do desenvolvimento local ser sustentado.
A alternativa III está incorreta porque afirma que a estratégia de negocio deve serdistinta da responsabilidade social e do cuidado com o meio ambiente.
A alternativa IV está incorreta porque afirma que não é necessário incorporar o DSL no plano de negócios.
	
	C
	Para ser sustentável, a estratégia do negócio precisa ser distinta da responsabilidade social e do cuidado com o meio ambiente, são coisas completamente diferentes.
	
	D
	Um empreendimento sustentável deve ter a consciência de que precisa atingir seus objetivos sem incorporar o DSL em seu plano de negócios, apenas quando o apelo vier da sociedade.
	
	E
	Um empreendimento pra ser considerado sustentável deve ser algo opcional nos mercados globalizados, desobrigando o empreendedor a mudar de paradigma.
Questão 4/5 - Empreendedorismo
Criar um novo negócio é um grande desafio, queaumenta com a preocupação por reduzir as discrepâncias sociais e ambientais deixadas pelo progresso. Assim, o empreendedor também tem um desafio bioético. Nesse sentido assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que é a bioética.
Nota: 20.0
	
	A
	A bioética diz respeito à humanidade de cada ser humano.
Você acertou!
Na bioética, a preocupação diz respeito à humanidade de cada ser humano. Salles (2010) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procuraestabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e solidariedade. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 99).
	
	B
	A bioética é um manual de conduta para as organizações.
	
	C
	A bioética diz respeito ao planejamento do negócio.
	
	D
	A bioética está ligadaao estudo filosófico.
Questão 5/5 - Contabilidade Ambiental
Podem ser considerados ativos ambientais os bens e direitos da organização que direta ou indiretamente, estão destinados à atividade de gerenciamento ambiental ou que são dela proveniente (Yamaguchi, 2013).
Analise a proposição e marque a correta:
“Conta utilizada para o registro de perda do valor de direitos que tem por objeto bens físicos relacionados à preservação ou a recuperação ambiental, em decorrência de uso, ação da natureza ou obsolescência. ”
Trata-se de:
Nota: 20.0
	
	A
	Depreciação Acumulada Ambiental
Você acertou!
Depreciação Acumulada Ambiental – Conta utilizada para o registro de perda do valor de direitos que tem por objeto bens físicos relacionados à preservação ou a recuperaçãoambiental, em decorrência de uso, ação da natureza ou obsolescência.
ANTONOVZ, Tatiana. Contabilidade Ambiental, Curitiba, Intersaberes, 2014 p. 112
	
	B
	Amortização Acumulada Ambiental
	
	C
	Exaustão Acumulada Ambiental
	
	D
	Intangível ambiental

Outros materiais