Buscar

Cenários e Conjuntura - 16.03.2015

Prévia do material em texto

Cenários e Conjuntura. 
Sumário:
2- PIB
3- Moeda e Politica Monetária
4- Setor Público
5- Inflação
6- Setor externo
Cenários futuros, incertezas:
Quanto mais incerteza, mais juros para atrair capital são necessários. Os empresários querem saber do futuro e não do passado. O empresário quer saber quanto crescerá o PIB para saber quanto a mais ele deverá vender e investir. Se o governo promete um PIB maior do que ele cresce, fica desacreditado e quebra os empresários.
Obs: Swap – Câmbio por juros é o que o governo estava fazendo, o que criou uma perda de reservas. Só tem uma coisa a saber, quando os juros sobem o dólar está comprador, para virar você tem que subir muito os juros para atrair os investidores. O governo não vai fazer isso agora por causa dos problemas do Brasil. 	Comment by Bruna Barboza Nazareth: O swap é um tipo de derivativo que envolve a troca de indexadores. Ou seja, troca-se risco e rentabilidade. Nessa operação, é importante destacar que não há a transferência de fluxos de capital. Ela se liquida, ao final do prazo, apenas pela diferença financeira entre as duas “taxas” trocadas.No caso do swap cambial, o BC se compromete a pagar ao mercado a variação do câmbio no período de vigência dos contratos, mais um cupom cambial (como são chamadas as taxas de juros em dólar no Brasil).Como contrapartida, os investidores ficam obrigados a entregar ao BC a oscilação dos juros DI (a taxa utilizada nos empréstimos entre instituições financeiras e que fica próxima à taxa Selic). Nesse contrato específico, diferentemente das demais operações de swap, o ajuste das posições ocorre diariamente e não apenas ao final do prazo. Na prática, portanto, o BC oferece ao investidor uma proteção contra a alta da moeda norte-americana, tornando desnecessária a compra do dólar à vista naquele momento. Por esse motivo que se costuma dizer que o contrato de swap cambial equivale à venda de dólares no mercado futuro. Ao ofertá-lo, o BC geralmente consegue aliviar ou até mesmo reverter a valorização da divisa. Mas especialistas em câmbio ressaltam que o poder de fogo do swap cambial é limitado. Esse tipo de instrumento age, sobretudo, sobre as expectativas dos agentes do mercado. Quanto mais atua, mais o BC cria previsibilidade. Por outro lado, a autoridade monetária acaba deixando o mercado dependente das frequentes atuações, criticam os especialistas.No caso de uma piora no cenário macroeconômico, com forte saída de dólares do País (como poderia ocorrer no caso de o Brasil perder o grau de investimento), seriam necessários outros instrumentos.
	Os modelos ajudam a prever a economia, porém fatores externos como politica, guerras e casualidades são incontroláveis. Por exemplo: preço do petróleo, guerra da Sérvia, terremoto no Japão.
Incerteza
O sistema funciona com casualidade complexa, plural e variada. 
Probabilidade: conhecida ou desconhecida, por exemplo: se vai chover ou não afeta a produção que afeta os preços dos produtos futuros.
Os eventos: bem definido ou mal definido. Podem ser muitos ou não.
Ex: (a) a incerteza indefinida pode ser um RISCO
	(b) incerteza quantitativa é aquela que não se sabe a probabilidade
	(c) incerteza qualitativa
	(d) incerteza total é aquela que não se sabe nada. É a pior de todas.
Só o (a) é risco, as outras são incertezas.
Jogo Situacional
A realidade social é que tem um jogo que as regras vão mudando de acordo com que o jogo é jogado. As empresas quando ganham mais dinheiro mudam as regras do jogo. É necessário organizações suficientemente fortes para regular, pois o homem é capaz de tudo para ganhar dinheiro.
Cenários
As vezes é interessante entrar em países mesmo com ações caras apenas para conseguir entrar no mercado do país. É preciso entender a economia dos países para planejar o futuro. Para conseguir que os outros países comprem nossos produtos é preciso abrir nossas fronteiras pra eles venderem seus produtos também.
As decisões econômicas tem impacto no futuro: elaboração de cenários é para dar resposta a isso.
A relação entre politica e economia é fundamental. O planejamento nunca se junta com a realidade, no máximo fica perto. 
Nos últimos 30 anos, o Brasil passou por tantos problemas e incertezas que parou de pensar no futuro.

Outros materiais