Buscar

Cenários e Conjunturas - 11.03.2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cenários e Conjuntura
Crise a China atual gerou a saída de 3 trilhões de dólares.
O que gerou a segunda guerra mundial foi a hiperinflação, que foi causada pelas indenizações da Alemanha.
Uma crise de produtividade gera incerteza e desconfiança, porque sabe-se que vai perder o valor e assim virá juros mais altos. Isto é o que está acontecendo hoje no Brasil (ler os primeiros boletins enviados ao e-mail).
Na década de (60/70) nos EUA os juros chegam a 20%, afetando o Brasil pois nossa dívida era de curto prazo com renovação a cada 6 meses, como não tínhamos bons rattings, quem pegava os empréstimos eram estatais. Em 1979, antes de Reagan, sobem os juros e baixam os impostos buscando atrair investimentos, porém as pessoas se voltaram ao consumo, sobe a inflação. Reagan fez mais cortes de impostos ( ideal para ganhar eleições). Em 1985 tinha um déficit em balança de pagamentos e fiscal. Para resolver este problema, Reagan resolve desvalorizar o dólar. A situação estava ruim, EUA estava nas mãos do Japão, pedindo empréstimos, se faz um pacto em 1987 entre Alemães e Japoneses com os Americanos, para regular o mercado. (pesquisar mais sobre isto.)
Alemanha – Não gostou dos EUA ganhando mercado com o preço baixo dos produtos devido ao dólar baixo. 
Japão – EUA não gostava porque Japão não consome e tinham pouca população, não crescia a população.
	Reagan então tenta enganar a população, porém o ”tiro sai pela culatra” e o mercado aumenta os juros por achar que não ia cumpri o pacto. A Bolsa cai então, tem o crash de outubro de 87, dizem também que houve um take over de uma empresa de biotecnologia que não deu certo. Houve também um furacão em Londres que deu problema nas ordens durante a noite ( as ordens automáticas) e deu uma crise horrível. A Bolsa que mais caiu neste dia foi a da Inglaterra (pois era uma bolsa especulativa) e a que menos caiu foi a de Tókio ( bolsa de fusões e aquisições). O crash de 87 não foi tão forte quanto o de 2008 porque: 	Comment by Bruna Barboza Nazareth: Pesquisar e adicionar algo aqui.
Q de Tobin (Ratio Valuation) = Valor mercado de ações/ custo de deposição dos ativos ( valor de um ativo). Se o valor do Q de Tobin descolar muito é ruim. 	Comment by Bruna Barboza Nazareth: Pesquisar e adicionar explicação aqui.
Obs: Petrobrás não fecha o balanço por causa da corrupção. A PWC não assina o balanço. A Petrobrás tem 40 ou 50 milhões que não são ativos, então foram vendidos ações que não valem tudo o que achavam que valiam. Nesse caso então pede dinheiro pro Tesouro Nacional para fazer o Balanço fechar. Conclusão: quem paga somos nós.
	A crise de 87 começa com ações passa para bancos e por ultimo chega na indústria real. Quando os bancos caem, há a diminuição do crédito e as industrias não conseguem capital de giro. Quando atingiu os Bancos, o FED injetou 35bi e tudo se acabou. Por isso a crise de 87 não foi tão forte quanto a de 2008.
	
	A Revolução Produtiva nos EUA.
Se o salario sobe mais do que o aumento da produtividade, não se investe mais. Nos EUA a produtividade subia mais do que os salários. Empresas pequenas estavam valendo mais do que as grandes, o que foi gerando uma bolha. Quando o Bush Pai entra, estimulou o petróleo e o aço. Invadiu o Iraque para ter o controle do mercado de petróleo e gerou um déficit fiscal. Em 2004 teria que ter subido os juros e com o aumento da bolha imobiliária, afinal era muito fácil comprar casas na hora, mas que no futuro era levado a hipoteca para conseguir pagar as casas.
Cai então o PIB e o preço das mercadorias cai muito. Para tentar vender o estoque que ficou encalhado. O que gerou uma queda dos investimentos.
	O Brasil não pode crescer via demanda, pois isso só gera inflação. A CEPAL estava certa quanto a isso, planos populistas só geram inflação.
	A China está complicada hoje, o Bank of China está mal, o crescimento não está tão alto e aumentaram o consumo.

Outros materiais