Buscar

SIMULADO FISICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO -FISICAII - AV1
1- Morcegos podem produzir e detectar sons de freqüência muito maiores do que as que o ouvido humano é sensível. Para caçar insetos que fazem parte da sua dieta, uma freqüência típica usada é 100 kHz . Se a velocidade do som no ar, à temperatura ambiente, é de 344 m/s, determine o comprimento de onda associado àquela freqüência.
R: A velocidade de uma onda é dada por v=lf . Então, o comprimento de onda associado à freqüência 100kHz é l=3,4mm
2- O líquido A tem uma massa específica de 850 kg/m3 e o líquido B tem uma massa específica de 1060 kg/m3. 75 g de cada líquido são misturados de forma homogênea. Qual é a massa específica da mistura?
R: 943 kg/m3
3- Um detector de ondas senoidais em referencial Oxy encontra-se defeituoso, só permitindo a detecção de ondas com freqência igual a 2Hz. Considerando esta informação encontre o termo "A" da seguinte expressão y(x,t)=10sen[2px-At]. 
R: A=4pi. 
4- Na década de 60, diversos testes nucleares foram deflagrados no mar, provocando em algumas situações ondas com vários de amplitude. Suponha que em um deste testes, duas bombas diferentes, A e B, foram detonadas em regiões diferentes do oceano, provocando ondas de mesma velocidade, porém de comprimentos de onda diferentes, com a bomba A provocando ondas com o dobro de comprimento da bomba B. Considerando este contexto, PODEMOS AFIRMAR que: 
R: A onda provocada pela bomba A terá maior período e menor freqüência da onda provocada por B.
5- (MACKENZIE) O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de: 
R: 323K
6- O Sol, estrela mais próxima da Terra, nos presenteia com sua beleza e energia. É constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos. Recebemos dessa estrela entre outras radiações, , luz vermelha, luz azul, raios gama e raios X. Podemos afirmar que todas essas radiações têm em comum, no vácuo, a (s), o (s) : 
R: a velocidade de propagação 
7- As ondas estacionárias numa corda vibrante resultam de fenômenos de;
R: reflexão e interferência.
8- Um dispositivo vibrador com frequência de 50 Hz em contato com a água produz ondas circulares atingem uma parede 100s após terem sido originadas no vibrador. Sabendo-se que o comprimento de onda apresentado foi de 20cm, determine a distância do objeto vibrador a parede. 
R: 1.000 m.
9- Um mergulhador, encantado com a beleza aquática da região de Fernando de Noronha, foi mergulhando e aprofundando-se cada vez mais, é correto afirmar que a medida que seu movimento descendente vertical para baixo foi aumentando, ou seja, cada vez que sua distância com relação a superfície era maior, a pressão foi : 
R: maior porque para cada 10m acrescentados à profunidade do mergulhador na água, há um aumento de 1 atm na pressão. 
10- Para a verificação do comportamento da pressão em um líquido, colocado em uma coluna, os estudantes simularam a seguinte situação, utilizando-se um applet, mantiveram constante a profundidade de manômetro e variaram os tipos de fluidos utilizados, visando verificar se a densidade provoca alterações na pressão de um fluido. Foram feitos experimentos para cinco fluidos com densidades que vriaram de 0,7 g/cm3 até 13 g/cm3. É correto afirmar que no final do experimento os alunos devem ter concluído que : 
R: a pressão foi maior para os valores das densidades maiores.

Outros materiais