Buscar

apol 1 SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Organizacionais
O México poderia produzir mais tortilhas, mas tem sido prejudicado pelo fraco crescimento da produtividade. Constatou-se, por meio de estudos, que o cerne do dilema da baixa produtividade mexicana está na alocação de recursos, ou seja, em como os fatores de produção como o capital e a mão de obra são distribuídos entre as empresas na economia mexicana. Políticas que permitam aos produtores mais eficientes do México atrair capital e mão de obra suficientes, ao reduzir a informalidade do trabalho e fortalecer o acesso a serviços financeiros, podem contribuir para o crescimento global da produtividade, incluindo o setor de tortilhas. Ninguém duvida que os mais eficientes produtores de tortilha estão no México, visto terem o domínio das melhores tecnologias e práticas relacionadas ao setor. No entanto, as distorções surgidas por conta de empresas informais que obtêm vantagens injustas em termos de custo por não pagarem os devidos impostos, ou a corrupção que traz vantagem injusta ao permitir, por exemplo, a empresa ganhar uma licitação, levam essas empresas, em geral menos produtivas, a venderem mais produtos, contratarem mais pessoas e atrair mais capital do que fariam se atuassem no mercado formal.
Adaptado de https://www.valor.com.br/blogfmi/5760981/industria-de-tortilhas-e-o-problema-da-produtividade-no-mexico
Ao observar o caso mexicano das tortilhas pode-se observar uma série de conceitos relativos ao subsistema produtivo, tais como produtividade e eficiência. Mas o caso se resume a falta de um dos conceitos fundamentais ao subsistema produtivo, a eficácia, pois:
	
	A
	As empresas mexicanas se mostram eficientes já que dominam as 
tecnologias de produção de tortilhas, mas são ineficazes por não trazerem 
os resultados de produtividade esperados.
	
	B
	As empresas mexicanas se mostram eficientes já que sabem obter 
vantagens injustas em termos de custos, mas não são eficazes por não 
dominarem as tecnologias de produção de tortilhas.
	
	C
	As empresas mexicanas se mostram eficientes já que sabem distribuir 
adequadamente mão de obra e capital, mas não são eficazes por não 
abolirem a corrupção.
	
	D
	As empresas mexicanas se mostram eficientes já que vendem mais 
produtos, mas não são eficazes por atuarem no mercado formal.
Questão 2/5 - Sistemas Organizacionais
O profissional da indústria 4.0 surge para suprir uma lacuna no novo cenário laboral, redesenhado pela tecnologia. Segundo relatórios recentes, é o resultado da conjunção dos seguintes fatores: Inteligência Artificial (IA); Manufatura aditiva; Simulação; Integração de sistemas; Internet das Coisas (IoT); Big Data Analytics; Cloud Computing; Segurança de TI e Realidade Virtual (VR). Nesse contexto, o controle da produção pode ser realizado até mesmo remotamente, e processos obsoletos são substituídas por mais inteligentes. Toda essa estrutura demanda novas competências profissionais e necessidade de adaptação. Dentre as habilidades emergentes desejadas encontra-se a capacidade de coletar e analisar dados disponibilizados pelo Big Data — grande volume de informações coletadas de diversas fontes para tomar decisões, definir perfis e delimitar preferências. Assim, é possível definir como serão direcionadas as estratégias organizacionais.
Adaptado de http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/quais-competencias-o-profissional-da-industria-4-0-deve-ter/125873/
A habilidade de trabalhar com dados e informações diz a um dos papéis exercidos pelo gestor quando exerce sua atividade de interação. Assinale a alternativa correta quanto a este papel:
	
	A
	Pessoal
	
	B
	Informacional
	
	C
	Interpessoal
	
	D
	Decisório
Questão 3/5 - Sistemas Organizacionais
Uma das maiores dificuldades das empresas de tecnologia é manter seus profissionais. Por conta da ansiedade e imediatismo dos jovens, existe uma falta de comprometimento e comumente uma troca excessiva de empregos. Para engajar e motivar esses novos profissionais é importante melhorar o ambiente e as condições de trabalho para esses jovens, que precisam entender e sentir que o dinheiro não é fator decisivo para a mudança de emprego. Apresentar a cultura do trabalho aos envolvidos é fundamental nesse processo de retenção, proporcionando espaços de interação entre o pessoal. Outra questão é os líderes terem uma interpretação empática de sua equipe. Os líderes precisam entender realmente o que está acontecendo, se colocando no lugar de seus jovens talentos. Dessa forma conseguirão criar um ambiente de crescimento necessário para a equipe que possa incentivá-los a ficar na empresa.
Adaptado de https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/atrair-e-reter-talentos-de-tecnologia/
O texto fala em especial de um dos procedimentos fundamentais em um subsistema de gestão de pessoas. Assinale a opção correta quanto a este procedimento:
	
	A
	Saber aplicar as pessoas e obter o máximo delas
	
	B
	Saber preparar e desenvolver as pessoas
	
	C
	Saber manter e reter os talentos organizacionais
	
	D
	Saber avaliar os talentos
Questão 4/5 - Sistemas Organizacionais
Elementos da cultura organizacional como documentos e memorandos organizacionais, arranjos dos espaços físicos, recursos e mobílias usados nos escritórios (computadores, células de trabalho), arquitetura, objetos decorativos, linguagem organizacional, jargões, metáforas, histórias, mitos, celebrações, padrões de vestimenta, entre outros tem uma denominação específica. Assinale a alternativa correta quanto a esta denominação:
Adaptado de http://www.administradores.com.br/artigos/academico
	
	A
	Artefatos
	
	B
	Valores
	
	C
	Suposições básicas
	
	D
	Premissas
Questão 5/5 - Sistemas Organizacionais
O quadro de incertezas que permeia o ambiente de negócios no Brasil, tanto por fatores internos quanto externos, seguirá pesando sobre a confiança dos industriais até o fim do ano, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. A dificuldade de traçar cenários para a eleição presidencial já é um fator de aumento da volatilidade das expectativas e das incertezas em relação à atividade industrial. O cenário externo também pesa sobre a confiança dos agentes já que a disputa comercial no exterior pode provocar um rearranjo do mercado. No entanto, é possível perceber uma melhora pois o País saiu de uma recessão muito forte nos últimos anos.
Adaptado de: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/07/27/internas_economia,976167/fgv-incertezas-internas-e-externas-pesam-sobre-confianca-da-industria.shtml
A pesquisa da FGV demonstra que as organizações, no caso industriais, sofrem por conta da influência de uma série de fatores externos. Esta característica demonstra que as empresas devem ser pensadas como:
I. Um sistema aberto.
II. Um sistema fechado.
III. Um sistema permeável ao ambiente externo.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e III são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.

Outros materiais