Buscar

RESUMÃO Patologia MACROSCOPIA - Neoplasias

Prévia do material em texto

RESUMÃO MACROSCOPIA A2
CICATRIZAÇÃO E REPARO (03/10/11)
1
1Peça de pele mostrando uma cicatriz hipertrófica. Há excesso de fibroblastos e seus produtos (colágeno). A cicatriz ocorre na área de trauma e é endurecida. Os fibroblastos produzem e remodelam o colágeno e essa remodelação é individual de cada um.
2
2Já o quelóide pode atingir além da área traumatizada e pode crescer. O seu lobo é bem delimitado e bem mais endurecido. Hoje é comum na orelha (plástica) e a genética é um fator importante de predisposição. Costuma reincidir. É o reparo exagerado
3
3No fígado, o reparo leva à cirrose. O fígado normal tem pouco tecido conjuntivo, existente apenas na cápsula e ao redor do espaço porta sendo o parênquima basicamente formado por hepatócitos. No reparo há fibrose, aumento de tecido conjuntivo com fibroblastos aumentados e o aumento de colágeno é um desarranjo da estrutura hepática. É interessante comparar com a esteatose, que é uma adaptação!!! O fígado com esteatose tem a superfície lisa, compatível com a normalidade e o fígado cirrótico possui micronódulos na superfície externa e na de corte, que é uma lesão irreversível pois toda arquitetura, metabolismo e irrigação são alterados. Vale ressaltar que na cirrose os hepatócitos sofrem estímulo para sofrerem hiperplasia mas ao redor há proliferação das fibras colágenas gerando os nódulos de regeneração. 
NEOPLASIAS BENIGNAS (10/10/11)
4
4A) Lipoma. Nesta peça fica logo abaixo da pele, é subcutâneo. Observar a cor amarela e consistência. É benigno, bem delimitado, tem cápsula (o maligno nunca tem capsula, salvo exceções). Os tumores benignos geralmente tem capsula. Só a microscopia dá diagnóstico de certeza. A neoplasia benigna é sempre bem diferenciada, parece muito com o tecido adjacente mas só a macroscopia não dá diagnóstico de certeza pois existem tumores malignos bem diferenciados também, apesar de que a maioria é pouco diferenciada. O lipoma pode aparecer em qualquer lugar que tenha tecido adiposo ou células indiferenciadas e, nesta peça, na alça intestinal, pode obstruir a luz e é indicado retirar. Se alcançar grandes dimensões na cavidade abdominal também se deve retirar. O lipoma também ocorre na mama, possui consistência macia e é móvel devido à cápsula e bem delimitado (cápsula). O tempo de evolução é lento.
5
5Fibroadenoma. O tecido conjuntivo gera uma lesão branca (roseada, na peça). Aqui, porção glandular da mama. Tem origem epitelial e mesenquimal= fibroadenoma de mama. Na palpação da mama também é delimitado, móvel, sendo que o diferencial para o lipoma de mama é a consistência mais firma dada pelo tecido conjuntivo.
6.1 1iintramuralLeiomioma. É duro, bem delimitado, cheio de fibras. Pode ocorrer no TGI, ureter, útero, músculo eretor do pelo. Possui fibras em várias direções, é branco. O leiomioma em útero gigante (gravidez) é mais escuro. O sangramento no leiomioma de útero só dá grandes hemorragias quando comprime a cavidade uterina (endométrio). Pode ser intramural (6.1), submucoso (6.2) ou subseroso (6.3).
6.33
1iintramural
6.2 
1iintramural
 
NEOPLASIAS MALIGNAS (24/10/11)
7Teratoma. Nesta peça, temos um ovário preenchido por uma massa compacta de pelos e secreção sebácea, formando um cisto (formado por alteração do ovócito). Há presença de dentes. Pode acontecer em qualquer tecido que tenha células germinativas ativas.
7
8Melanoma. Há depósito de melanina e é uma lesão que penetra pelo tecido conjuntivo.
9
9Neoplasia maligna de origem epitelial invasiva do colo uterino. Carcinoma epidermóide invasor. A área cervical do útero apresenta uma ulceração. Ao abrir, observa-se a destruição do colo uterino pela disseminação de uma neoplasia de origem no epitélio escamoso.
10
10Dedo com proliferação neoplásica em forma de couve-flor. É uma neoplasia maligna que destruiu a ponta do dedo. Ao observar por dentro há invasão dos outros tecidos. A cirurgia retira todo o dedo para gerar margem de segurança. Carcinoma epidermóide (cresce para cima – epitélio e depois, quando não tem mais como se multiplicar sobre o epitélio, ele rompe a membrana basal e invade o epitélio).
Pele. Carcinoma epidermóide. Primeiro cresceu de forma verrucosa e vegetante.
Carcinoma epidermóide ao redor de uma unha.
11
12
12
11
11
Próstata: glândulas periuretrais, as que ficam na região mediana e as da periferia, sendo que as últimas são as que possuem maior chance de se desenvolverem de forma maligna. Um fenômeno comum é a compressão da uretra com retenção urinária no paciente. As grande geralmente são benignas, enquanto as pequenas, malignas. As áreas brancas são as de infiltração neoplásica. Adenocarcinoma de próstata.
13
NEOPLASIAS MALIGNAS 31/10/11
14 Mamas com mastectomia total. Tumor em fase muito avançada, muito grande. O tamanho é muito relacionado ao diagnóstico. O tumor próximo ao mamilo já ulcerado e necrosado. O carcinoma in situ geralmente tem 1 cm que é o tamanho do ducto, passando deste tamanho, geralmente passa a ser invasivo, daí a importância da mamografia. Carcinoma ductal ou glandular.
14
15Adenomas ou pólipos adenomatosos no intestino. Neoplasia de crescimento infiltrativo e vegetativo. Observar que também há divertículos e pólipos na peça. Pólipos=adenoma=lesões beniganas que podem evoluir para neoplasia maligna. A lesão obstrutiva cresce de maneira lenta, porção muscular bem espessa e mucosa pregueada diminuída com diminuição da luz. A lesão iniciou a partir de um pequeno pólipo que cresceu.
Estômago. Tumor de aspecto brilhante e gelatinoso (cheio de muco). Adenocarcinoma de estomago. Há também o linfonodo do paciente sugerindo metástase.
16
16
Carcinoma de células escamosas, ou seja, houve uma mudança de epitélio (metaplasia --- displasia --- carcinoma in situ) que normalmente é cilíndrico simples ciliado. Adenocarcinoma.
17

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes