A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
seminarios

Pré-visualização | Página 1 de 3

O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Das opções apresentadas assinale a que NÃO é considerada nesse processo de avaliação:
	
	 
	Localização geográfica da IES
	
	os programas de extensão
	
	O ensino
	
	As ações de responsabilidade social da IES
	 
	A pesquisa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602807150)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao ENADE analise as afirmações e escolha a opção correta: I - É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); II - A prova é composta de 40 questões no total, sendo 20 questões da parte de formação geral e 20 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 50% da nota. III - Serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
	
	
	Somente II está correta.
	 
	Somente I e III estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602376001)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Estado, nas últimas décadas, passou por significativas mudanças: o desmonte do Welfare State, o neoliberalismo, as compressões econômicas, os ajustes fiscais, a globalização da economia e as pressões das agências multilaterais. O receituário neoliberal influenciou e influencia não só a política econômica, mas também a social. Nessa direção, limitaram-se as prioridades das políticas públicas. Assim, introduziu-se fortemente o conceito de:
	
	 
	Políticas e programas desenhados sob a ótica da universalidade.
	 
	Focalização e eleição dos pobres e de algumas minorias, como prioridades na proteção social.
	
	Investimento social nas instituições sociais que ofertam os serviços públicos.
	
	Equidade, ofertando múltiplas e distintas oportunidades para assegurá-la.
	
	Desigualdade e exclusão.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602376003)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A literatura evidencia que as instituições e organizações públicas no Brasil, dispersas nos três níveis de governo: União, Estados e municípios, interagem de forma precária entre si. O Estado brasileiro possui uma administração pública ampla e complexa, cuja ação governamental é implementada por meio de um elevado conjunto de órgãos, o que tende a dificultar a execução de planos, programas e projetos, mesmo quando existe disponibilidade de recursos financeiros para implantá-los. Este texto nos leva a entender que:
	
	
	Quando há recursos disponíveis os órgãos da administração pública brasileira interagem muito bem.
	
	Apesar de complexa, a administração pública brasileira trabalha de forma harmoniosa nos três níveis de governo.
	
	O conjunto de órgão da administração pública brasileira são capazes de superar dificuldades esporádicas e trabalhar de forma harmoniosa.
	
	Os sistemas existentes permitem uma perfeita interação entre os órgãos da administração pública nos três níveis de governo.
	 
	O setor público brasileiro tem enormes dificuldades para tornar efetivas as suas ações, que em geral são morosas e inflexíveis.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602374482)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados. São dois os temas mais específicos para essa legislação:
	
	
	cotas raciais e assédio moral.
	
	estupro e imigração clandestina.
	 
	aborto e violência doméstica.
	
	liberdade de expressão e divórcio.
	 
	educação moral e trabalho.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602375993)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"É organizado política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente" (Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado). Esta definição corresponde ao conceito de:
	
	
	Confederação.
	
	Município.
	
	Território.
	 
	Estado.
	
	Nação.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602374479)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: ¿consciência moral¿, ¿senso moral¿, ¿juízo de fato¿ e ¿juízo de valor¿. A esse respeito, leia os quadros a seguir. QUADRO 1 - SITUAÇÃO: Helena está na fila de um banco, quando, de repente, um indivíduo, atrás na fila, se sente mal. Devido à experiência com seu marido cardíaco, tem a impressão de que o homem está tendo um enfarto. Em sua bolsa há uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: ¿Não sou médica devo ou não devo medicar o doente? Caso não seja problema cardíaco o que acho difícil ele poderia piorar? Piorando, alguém poderá dizer que foi por minha causa uma curiosa que tem a pretensão de agir como médica. Dou ou não dou o remédio? O que fazer?¿ Quadro 2 - Afirmativas: 1 - O ¿senso moral¿ relaciona-se à maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas segundo idéias como as de justiça e injustiça, certo e errado. 2 - A ¿consciência moral¿ refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
	
	
	Afirmativa 2- porque a ¿consciência moral¿ se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
	 
	Afirmativa 2- porque a ¿consciência moral¿ indica um ¿juízo de valor¿ que define o que as coisas são, como são e por que são.
	 
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ pressupõe um ¿juízo de fato¿, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
	
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
	
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ se manifesta como conseqüência da ¿consciência moral¿, que revela sentimentos associados às situações da vida.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602374480)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma das dimensões atuais da realidade brasileira é a questão da inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, segundo a lei no 8.213/91 (Decreto Lei no 3298/99) que tem trazido à tona situações de convívio com a diferença, bem como episódios de violência e segregação contra aqueles percebidos como diferentes. A partir do texto são feitas duas afirmações: 1a afirmação:O mecanismo de ação do preconceito estabelece uma diferenciação e uma desvalorização social entre as pessoas e os estereótipos tendem a homogeneizar os grupos percebidos como diferentes. Segunda afirmação: PORQUE o estabelecimento de cotas para pessoas com deficiência pode reforçar a discriminação. Assim, pode-se afirmar que:
	
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
��
Gabarito