Buscar

FICHAMENTO MAQUIAVEL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR
UNIDADE DE PARANAVAÍ
FICHAMENTO DO LIVRO
O Príncipe - Maquiavel
Aluno (a): Letícia Rafaela de Carvalho			RA:138045
Professor: Antonio Darienso Martin
Curso: Direito
Disciplina: Ciência Política
2013
Bibliografia
MACHIAVELLI, Niccolo. O príncipe: Maquiavel, trad. Carlos E. de Soveral. Lisboa: Guimaraes & Cia, 1984. 121p. 
	Sobre a obra:
O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, demonstra a situação política Italiana no período renascentista. Na qual Florença era governada pela família Médici e passava por um momento conturbado com freqüentes guerras. A obra de Maquiavel tem valor histórico prestimavel humanidade e foi a primeira obra a diferenciar política de moral. Alem disso Nicolau Maquiavel era historiador, poeta, diplomata, músico italiano do Renascimento e é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.
	Capítulo I
De quantas espécies são os principados. E quantas são as maneiras em que se adquirem
	Citações
	Como claro na obra os principados podiam ser adquirindo por “merecimento” ou por domínio, aonde os interesses vinham muitas vezes a tona por parte da população.
	“Os principados ou são hereditários e seu senhor é príncipe pelo sangue, de longa data, ou são novos.” (p.1)
	Capítulo II
Dos principados hereditários
	Citações
	Como desmostrato os governo ligados herança consangüínea, apresentam varias dificuldades de se conservar, visto que deve manter o proceder do anterior e ter tolerar ao surgir novos obstáculos.
	“Digo. pois. que nesta qualidade estados ligado á família de seu príncipe, menores que apresentam os óbices de os conservar.”(p.2)
	Capítulo III
Dos principados Mistos
	Citações
	O conquistador pra manter os principados mistos deve seguir estas principais regras: extinguir a linhagem do antigo governante, manter as leis e impostos. Alem disso a maneira mais eficaz é ir habitar.
	“Quando se conquista, porém, província de língua, costumes e legislação diferentes, principiam estão as dificuldades, fazendo-se se necessário uma grande habilidade e boa fortuna para mantê-lâ.”(p.3)
	Capítulo IV
Razão por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se revoltou contra os sucessores deste.
	Citações
	Alexandre magno morreu pouco depois de ter conquistado o reino de Dario porém a população não se revolto ao seu sucessores pela razão muito singela de que se extinguiram o sangue de seus antigos dominadores.
	
“Não basta extinguir o sangue do príncipe ..restam aqueles barões, senhores poderosos,que vem a ser cabeça de novas rebeliaoes.”(p.6)
	Capítulo V
Do modo de manter cidades ou principados que antes de ocupados, se governavam por leis próprias
	Citações
	Poderá conservar através de três modos: arruiná-los, ocupados, ou deixar que vivam com suas próprias leis e apenas arrecadar impostos criando assim um governo de poucos.
	
“Por meio de seus próprios cidadãos, com maior facilidade se conservará o governo de uma cidade acostumada” (p.7)
	Capítulo VI
Dos principados novos que são conquistados pelas armas e com nobreza 
	Citações
	Os principados novos governados pro príncipes que lutam pela conservação do reino. E através dos obstáculos colocam a razão direta da capacidade de quem conquistou. E pra alguém ser elevar se a qualidade de príncipe faz pelo valor como nobreza e fortuna através de armas.
	
“Os homens percorrem quase sempre estradas já andadas.um homem prudente deve portanto escolher os trilhos já percorridos pelos grandes homens e imita-los”(p.7)
	Capítulo VII 
Dos principados novos que são conquistados com armas e com virtudes alheias.
	Citações
	São conquistados por sorte assim tornando príncipes com pouco esforço possui muitas dificuldades de se manter no poder. Há dois maneira de tornar príncipe pelo valor ou pela”sorte”.
	“O que acontecerá quando o estado for concedido ao príncipe ,seja por dinheiro,seja, por favor, de quem concede.”(p.9)
	Capítulo VIII
Dos que chegaram ao principado pelo crime
	Citações
	Trata dos que chegaram ao poder pela maldade, por caminhos criminosos, contrario a todas as leis humanas e divinas e acabam tornando príncipe pelo favor de seus conterrâneos
	“Neste posto, cogitou chegar a príncipe e manter pela violência e sem obséquio de outros,aquele poder que lhe conceder ao acordo de todos.”(p12).
	Capítulo IX
Do Principado Civil
	Citações
	O príncipe adquiri o poder pelo favor dos cidadãos se tornando príncipe de sua pátria. tal principado se chega pelo favor do povo ou pela raça dos poderosos.porem um príncipe prudente deve tornar sempre necessários ao seu súditos
	
“Concluirei apenas que a um príncipe é preciso que o povo lhe vote amizade, de outro modo, fracassará nas adversidades” (p.14)
	Capítulo X 
Como deve ser medida as forças de todos os principados
	Citações
	
Consideram a capacidade de se conservarem, por si mesmos, os príncipes que podem por abundancia de homens e de dinheiro, constituir um exercitam forte.
	
“Se um príncipe possui tanta força em seu estado que possa manter-se por si mesmo em caso de vir a precisar, ou se necessita do auxilio de terceiros”(p.14)
	Capítulo XI 
Os principados eclesiásticos
	Citações
	
São instituições fortes e de tal natureza que conserva os seus príncipes no poder, estes apenas possuem estados e não governam. Seguem uma rígida rotina 
	
“Somente tais principados ,por isso,são por natureza seguros e felizes”(p.15)
	Capítulo XII
Das espécies de milícia e dos soldados mercenários 
	Citações
	O príncipe usa de força pra conserva se estados próprias ou mercenários. Mas a mercenárias são inúteis e perigosas, assim alguém firma seu estado através dessa forças nunca ta seguro, pois eles são ambiciosa, faltas de disciplina, infiéis, insolentes
	
“não será difícil explicá-lo,visto que a atual desgraça da Itália não foi causado por outro motivo senão o fato de que durante tantos anos esteve sustentado por armas mercenárias”(p.17)
	Capítulo XII
Das tropas auxiliares. Mistas e nativas
	Citações
	Tais tropas são boas e úteis, mas sempre acarretam prejuízo ao que a pede porque se perde será abatido e se vencer será seu prisioneiro
	“Com aquelas,certa é ruína ,são unidas e dedicadas a obediência integral a outrem “(p.19)
	Capítulo XIV
Dos deveres do príncipe pra com suas tropas 
	Citações
	O príncipe deve este dedicado a guerra, pois essa é a única arte que se atribui a quem comanda. Alem disso deve se firmar razoes e exemplos para seu exércitos .
	“Ao contrario,vemos que perderam seus estados os príncipes que mais se preocupam com os luxos da vida do que as arma” (p.20)
	Capítulo XV
Das razoes pelas quais os homens e, sobretudo os príncipe, são louvados ou vituperados 
	Citações
	E preciso que o governante aprenda ser mau e que utilize disso somente quanto for necessário, e fazem notáveis pelas qualidades que lhe traga reprovação ou louvor. Claro que a população espera um governante com todas as qualidades boas, mas isso nem sempre acontece.
	“É preciso que o príncipe seja tão prudente que saiba evitar os defeitos que tirariam o governo e praticar as qualidades próprias pra lhe garantir a posse”(p.21)
	Capítulo XVI
Da Literalidade e da Parcimônia 
	Citações
	Ser considerado liberal é uma qualidade, para conserva esta virtude não precisa omitir nenhuma demostrataçao de suntuosidade e necessitada a agravar o povo estradiodinariamente. E levar a máxima da parcimônia menos é mais!
	“Deve um príncipe gastar pouco pra não ser obrigado a roubar os seus súditos “(p.22)
	Capítulo XVII
Da crueldade e da piedade-se é preferível ser amado ou temido
	Citações
	Maquiavel afirma que cada príncipe deve quer ser considerado piedoso e não cruel, deve cuidar de empregar modo convenienteessa piedade. Porem o príncipe deve escolher ser temido, pois os homens em suas maiorias são ingratos, dissimulados e só pensam em seu interesse próprio.
	“Muitos mais seguros se temido ou amado,quando seja obrigado a falhar numa das duas”(p.23)
	Capítulo XVIII
De que maneiras devem os príncipes guardar a fé da palavra empenhada
	Citações
	Muito admirável um príncipe que mantém a Fe e vive de modo exemplar, E que guarde a palavra empenhada e pela astucia sabe transtornar as cabeças dos homens, assim ficando leais a eles.
	“ Par isso um príncipe de prudência ,nem deve ,guardas a palavra quando isso é prejudicial e quando os motivos que o determina deixarem de existir” (p.24)
	Capítulo XIX
De como deve evitar o ser o desprezado ou odiado
	Citações
	Deve evitar ser rapace e usurpador de bens e das mulheres do seus súditos,assim não terão nenhum perigo ou defeitos. E não seja considerado ladrão,volúvel, leviano,efeminado.covarde,irresoluto.
	“E tais coisas devem ser evitadas pelo navegante do mesmo modo que o navegante evita um rochedo”(p.25)
	Capítulo XX 
Se as fortalezas e tantas outras coisas que cotidianamente são feitas pelo príncipe são úteis ou não
	Citações
	As fortalezas as vezes são úteis as vezes não, a sua utilidade é determinada pela ocasião .algumas fizeram o bem e outra ajudaram a arruinar . as fortalezas servem mais pra proteção interna do que externa
	“A melhor fortaleza, porém, que ainda possa existir é não ter o ódio do povo, pois, que se tiverem fortalezas e forem por ele odiado, elas não te salvarão, pois não faltam jamais a povos rebelados príncipes estrangeiros que desejam auxiliá-los”(p.31)
	Capítulo XXI
O que um príncipe deve ser realizar pra ser estimado 
	Citações
	Pra ser estimado como as grandes empresas o governante deve dar raros pelos exemplos .porem o príncipe deve evitar a todo custo depender de outros .Um rei com postura exemplar seria Fernando de Aragão o primeiro rei cristão
	
“E principalmente deve um príncipe agir no sentido de,em cada atitude ,conquistar reputação de grande homem”(p.32)
	Capítulo XXII 
Dos ministros dos príncipes 
	Citações
	Uma boa escolha do seu ministro demonstra tal inteligência dos seus governantes,sendo estes competentes e fieis ,pode telos com sábios e dignos de tal honra.
	
“Ministros que serão bons ou não ,conforme a prudência daquele” .(p.33)
	Capítulo XXII
De como se evitam os aduladores
	Citações
	Uma grande dificuldade que enfrentam os príncipes são os aduladores que lotam as cortes, alegram os e enganam facilmente sendo muitos difícil se defender dessas pestes.
 
	
“O príncipe ou é precipitados pelos aduladores ou ainda muda muito freqüentemente de opinião,daí decorre a falta de confiança”(p.34)
	Capítulo XXIV 
Por que os príncipes de Itália perderam seus estados 
	Citações
	Os príncipes perderam seus estados, por defeito comum quanto às armas, hostilização do povo ou não souberam tornar inofensivos os grandes. Alem não acusem a fortuna, mas sim sua própria preguiça.
	“Quando chegarem os tempos adversos, pensaram em fugir e não defender-se e aguardaram que as população cansadas da insolência dos vencedores os reclamasse outra vez “(p.35)
	Capítulo XXV
 De quanto pode a sorte nas coisas humanas e de que maneira deve resistir-lhe
	Citações
	O mundo é dirigido pela fortuna e por Deus de modo que a prudência humana não pode modificá-la e não traz nenhuma solução. Por esse motivo devemos deixar de se preocupar e acretidar mais na “sorte”.
	“A fortuna, como mulher, é sempre amiga dos jovens porque são menos circunspetos, mais ferozes e com maior audácia a dominam.” (p.35)
	Capítulo XXVI
Exortação ao príncipe pra livrar a Itália das mãos dos bárbaros
	Citações
	Percebe-se que ela pede a Deus que lhe mande alguém que a redima de tais crueldades e insolências de estrangeiros. Vê-se mesmo, que se acha pronta e disposta a seguir uma bandeira, desde que exista quem a levante.
Aqui há muito valor no povo, embora faltem chefes. Observai, nos duelos e torneios, quanto são os italianos superiores em força, destreza e inteligência.
	“Não se deve, pois, deixar escapar-se essa oportunidade, a fim de fazer com que a Itália,após tanto tempo, encontre um redentor” (p.38)

Continue navegando