Buscar

atividade reflexiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Curso: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
Parte inferior do formulário
Prática de Ensino em Gestão Educacional
Atividade Reflexiva: Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública
Meta 5: Alfabetização das crianças - alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
Entendo que o processo de alfabetização se inicia muito antes do ingresso na escola. Ele é o primeiro contato com a formalidade da leitura e escrita sugerida por pais ou até incentivado naturalmente por meios empíricos ou virtuais. 
Considerando os que se distanciam dessa realidade, o governo adotou uma medida que certifica a consolidação da meta ao proporcionar, independente da localidade ou proventos, acesso à alfabetização garantindo a capacitação de professores frente a adversidades a fim de garantir medidas pedagógicas que efetivem o objetivo. 
Percebo o empenho dos órgãos educacionais na tentativa de atingir indígenas, famílias do campo, pessoas com dificuldades físicas ou cognitivas e famílias itinerantes no sentido da produção de materiais didáticos que atendam à sua realidade, tentando preservar suas histórias e raízes como o seu mais rico tesouro. 
Tendo em vista os investimentos em tecnologias e o monitoramento por meio de aferições periódicas, juntamente com a capacitação continuada dos praticantes do magistério, acredito que seja possível o fortalecimento do estipulado pelo PNE até o ano de 2024, até porque a própria meta prevê a flexibilidade da mesma se tornar viável até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
Meta 6: Tempo integral - oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, cinquenta por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, vinte e cinco por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.
	Diferentemente do que a população interpreta, a meta 6 tem como objetivo a expansão das atividades escolares no que diz respeito a promover outras experiências, pedagógicas ou culturais, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento global do cidadão. Essas propostas podem ser realizadas na própria escola ou fora dela, desde que atreladas a um órgão público. 
	Ao meu ver, essa proposta colabora para o ensino técnico de jovens e adultos já que seria o primeiro contato com atividades extracurriculares. 
Mas, por outro lado, vejo que a escassez de recursos e professores criem barreiras no cumprimento da meta estipulada, já que o objetivo está diretamente relacionado a questões de saúde, assistência social, práticas esportivas, etc. A intenção é válida e necessária, mas será que temos todo o aparato necessário? Existe a integração de propostas para um aprendizado significativo?
 	Vejo que parcerias público-privadas são necessárias para a viabilização dessa meta, já que poderiam financiar as propostas, além de deterem poder para a cobrança e verificação de resultados. 
	Infelizmente, minha expectativa para 2024 não é tão otimista, já que, como debati anteriormente, não vejo que o somente o aumento de carga horária contribua para o desenvolvimento do cidadão. A qualidade passa por meios e não necessariamente por tempo.

Outros materiais