Buscar

atividade reflexiva 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte inferior do formulário
Série: 2/A
Prática de Ensino em Gestão Educacional
Atividade Reflexiva: Unidade III - Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da Escola.
As atribuições de um coordenador pedagógico vão muito além da mera organização do sistema educacional de um determinado espaço físico. Esse profissional precisa oferecer e estabelecer um canal de comunicação entre pais, alunos e professores. Sua função mediadora faz a engrenagem da educação funcionar de forma efetiva.
O coordenador pedagógico trabalha como um espírito de liderança que oportuniza implantações, melhorias e modificações no plano de ensino de acordo com a necessidade local, fazendo com que as propostas visem e consigam alcançar os objetivos estipulados previamente.
Por ter um cargo que lhe confere responsabilidade, deve fazer avaliações permanentes e compartilhadas com o diretor da escola além de articular o trabalho do professor regente, acompanhando, simultaneamente, o desenvolvimento dos alunos sob aspectos cognitivos e motores. 
O profissional pedagógico tem um papel fundamental na relação entre família e escola, pois permite que saibam do desempenho escolar dos alunos e trata suas conquistas e desafios com muita atenção e seriedade, já que várias limitações são passíveis de reconhecimento nos primeiros anos na caminhada da aprendizagem. Esse vínculo traz benefícios como promover estabilidade emocional frente a desafios, redução de problemas disciplinares dentro e fora do ambiente escolar, sem contar o aumento da confiança e motivação por parte dos alunos. A família, desse modo, se sente parte do processo e se apresenta de forma insubstituível. 
	Seu papel polivalente dá movimento ao sistema educacional por permear campos distintos, mas que se complementam completamente. As adversidades e barreiras cotidianas e contemporâneas se tornam transponíveis graças ao seu poder transformador.

Outros materiais