Buscar

praticas pedagogica;gestão de aprendizagem av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 1 
 Praticas Pedagogicas;Gestão da Aprendizagem.
1) Todos os professores, de todas as disciplinas, precisam saber como acontece o processo da leitura significativa, e partir desse conhecimento e da análise de seus alunos para optar por atividades a serem trabalhadas em sala de aula, pois não há um método único a ser desenvolvido para tornar a leitura significativa.
Com base nesta informação, analise as afirmações abaixo:
I-A cada leitura novos conhecimentos são obtidos, não só sobre o assunto estudado, mas também sobre a forma de estudá-lo.
II-Conhecimento prévio diz respeito ao conjunto de conteúdos escolares contemplados no planejamento elaborado pelo professor.
III-A leitura significativa é, em si, uma atividade que articula conhecimentos prévios e novos conhecimentos;
e) I e III apenas
2)De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica a avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica. Leia as alternativas a seguir e assinale a afirmativa que descreve a avaliação formativa. Selecione uma alternativa:
b) Ocorre durante todo o processo educacional, busca diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e de ensino.
3) Uma leitura remete a diferentes fontes de conhecimentos, da história à matemática. Nesse sentido, leitura e escrita são tarefas fundamentais da escola e, portanto, de todas as áreas. Estudar é ler e escrever. (NEVES, Iara C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.) Tomando por base a proposta de levantamento de conhecimentos prévios, o professor precisa construir instrumentos que permitam observar habilidades importantes em relação a leitura compreensiva. Pensando nas habilidades a serem observadas marque V para verdadeiro ou F para Falso:
( ) Responder questões relacionadas ao tema central.
( ) Copiar o texto.
( ) Resumir o texto lido.
( ) Recontar o texto para alguém.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 c) V-F-V-V
4) Segundo Vygotsky (1989) o aprendizado das crianças começa muito antes delas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidades – elas tiveram que lidar com operações de divisão, adição, subtração e determinação de tamanho. Consequentemente, as crianças têm a sua própria aritmética pré-escolar, que somente psicólogos míopes podem ignorar. (VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989). O conhecimento prévio não se restringe ao que os alunos dizem ______, também abarca suas ______, ______, e relações, mesmo quando não tem consciência disso. 
a) Conscientemente – atitudes – comportamento.
5) O portfólio demonstra a performance do estudante num determinado momento, tendo como base documentos coletados em cenários reais, selecionados e justificados quanto aos conhecimentos previstos, exigindo que o professor crie situações para que o aluno reflita sobre o que está explorando, para elaborá-lo adequadamente.
I – O Portfólio tem se mostrado uma ferramenta de avaliação de grande potencial formativo.
II - Exige planejamento sistemático que viabilize as devolutivas, ou seja, o retorno para os alunos sobre seus processos de aprender.
III - É um processo simples, porque, pressupõe coletar e organizar informações.
b) I e II, apenas.

Outros materiais