Buscar

HISTOLOGIA II - UFRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Descreva, detalhadamente, a estrutura histológica da mucosa esofágica próxima a junção gástrica.
Essa região apresenta uma mucosa em transição, que muda bruscamente de epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado para epitélio simples cilíndrico mucossecretor, com presença de invaginações denominadas criptas gástricas, onde desembocam glândulas gástricas que estão distribuídas entre o tecido conjuntivo frouxo da lâmina própria. 
2) A função do estômago é homogeneizar e processar quimicamente o alimento semi-sólido deglutido. Considerando que tanto a contração da parede muscular quanto a síntese de suco gástrico contribuem para esta função, descreva detalhadamente a estrutura e ultraestrutura do tipo celular presente em maior número na porção mais basal das glândulas fúndicas (correlacionando com suas propriedades funcionais) e cite as estrutura histológica presente na camada muscular responsável pelas ondas de contrações peristálticas.
O tipo celular presente na região mais basal das glândulas fúndicas são as células principais ou zimogênicas. Estas células apresentam microvilos apicais, em sua região basal há um extenso reticulo endoplasmático granular. Grânulos de secreção contendo pepsinogênio (grânulos de zimogênio) são observados na região apical da célula. Com núcleo grande, arredondado eucromático e centralizado. Estas características se relacionam com o fato de as células principais sintetizarem e exportarem proteínas. Os grânulos de zimogênio contém a pró-enzima pepsinogênio que, em meio ácido, é convertida em pepsina, uma enzima capaz de digerir a maior parte das proteínas. 
A estrutura histológica presente na camada muscular responsável pelas ondas de contrações peristálticas é o plexo mioentérico de Auerbach.
3) Observe as eletromicrografias e responda:
a) Em quais órgãos e/ou segmento de órgãos as células representadas pela figura( à esquerda ) podem estar presentes? Justifique, objetivamente, sua resposta baseada na imagem observada.
As células representadas pela figura à esquerda são enterócitos, encontrados tanto nos segmentos do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) bem como no intestino grosso. É possível chegar a essa conclusão devido à presença de microvilos, estruturas relacionadas ao aumento da área de absorção e também à sede de ações digestorias enzimáticas, funções atribuídas aos órgãos supracitados.
b) Cite os principais papéis funcionais desta célula, justificando sua resposta.
Os enterócitos, ou células intestinais absortivas, apresentam domínio apical com proeminente borda em escova (presença de microvilos formando a planura estriada). Os microvilos são responsáveis pelo aumento de absorção nos enterócitos, bem como são também locais de atuação enzimática na digestão final de carboidratos e proteínas. Tais estruturas contêm enzimas intramembranares, incluindo a lactase, a maltase e a sacarase. Estas enzimas reduzem os carboidratos a hexoses, que podem ser transportadas para os enterócitos pelas proteínas carreadoras.
c) Localize de forma bastante específica em quais regiões de qual órgão (segmentos de órgão a célula (à direita) pode estar presente. Justifique objetivamente sua resposta baseada na imagem observada.
As células representadas à direita são células caliciformes, células epiteliais da mucosa intestinal tanto do intestino grosso como do delgado, responsáveis pela secreção de muco. No intestino grosso sua presença tende a aumentar sensivelmente no segmento distal.
Como se bode observar na imagem, as células caliciformes apresentam núcleo achatado na estreita porção basal (o que as diferencia das células mucosas superficiais encontradas no estômago), a qual fica aderida a lamina basal. Apresentam formato de cálice em seu domínio apical contendo grandes grânulos de muco que são liberados na superfície do epitélio.
d) Teça comentários sobre a importância funcional desta célula
As células caliciformes apresentam grande importância, pois ao secretarem muco, este, ao ser hidratado, forma uma espécie de gel na superfície do epitélio, protegendo a mucosa contra abrasão mecânica e invasão bacteriana.
1) A figura ao lado mostra a chegada das moléculas de bilirrubina (representada pelas manchas irregulares) à corrente sanguínea do órgão demonstrado no esquema. Com base nesta imagem, responda:
Como é a estrutura do vaso sanguíneo no qual estas moléculas se encontram neste esquema, e como estas moléculas se encontram quando de sua chegada à circulação do órgão? 
Estas moléculas encontram-se nos sinusóides hepáticos. Os capilares sinusóides hepáticos apresentam lúmem mais amplo, com endotélio bastante delgado que não se encontra apoiado sobre uma lâmina basal. As células endoteliais destes vasos são dotadas de uma série de conjuntos de orifícios estas fenestras são áreas de interrupção plena ou aparente do endotélio, que em conjunto, formam uma estrutura denominada de placa em peneira. Esta conformação é exclusiva dos sinusóides hepáticos. Além das células endoteliais, formam os sinusóides as células de Kupffer, que são células fagocitárias(macrófagos) e fazem parte do revestimento sinusoidal. Essas moléculas se encontram sob a forma do complexo albumina-bilirrubina, que permite o acesso da bilirrubina ao sangue dos sinusóides hepáticos.
Como é o acesso das moléculas de bilirrubina, seu subseqüente processamento nas células indicadas em A, e sua eliminação por estas células? Responda utilizando critérios de polaridade celular.
Primeiramente, a bilirrubina, por não ser hidrossolúvel, se ligará a albumina formando o complexo albumina-bilirrubina que permitirá o acesso da bilirrubina ao sangue dos sinusóides hepáticos. Ao atingir este local o complexo albumina-bilirrubina de desfaz e através do domínio voltado para o espaço de Disse a bilirrubina penetra nos hepatócitos através de proteínas carreadoras da família OATP(proteína transportadora de ânions orgânicos. Uma vez no citoplasma do hepatócito a bilirrubina se ligará a uma proteína chamada ligandina, que torna a bilirrubina mais solúvel no meio citossólico e é responsável por levar a bilirrubina até o reticulo endoplasmático agranular(REA). Na membrana do REA são encontradas enzimas chamadas de glucoroniltransferase, que conjuga uma molécula de ácido glucurônico com a bilirrubina. Uma vez isto ocorrendo ela se torna solúvel para ser excretada pela bile, o glucuronato de bilirrubina se difundirá pelo citoplasma até o canalículo biliar, onde será secretado pela bile. 
Caracterize a estrutura, a função e a localização da célula indicada em D.
A célula indicada em D é a célula de Ito. Estas células estão localizadas no espaço perisinuspidal de Disse. Estas células são fibroblastos especializados. Apresentam morfologia estrelada com vários prolongamentos típicos de um fibroblasto e contém gotículas de gordura em seu citoplasma. Têm uma função bastante básica que é a disposição das fibras reticulares no espaço de Disse. São responsáveis pela produção da matriz extracelular dos lóbulos hepáticos, majoritariamente representada pelas fibras reticulares.
Observando o esquema ao lado responda:
Como é a estrutura histológica dos componentes indicados em A, B e C e qual é sua relação funcional no órgão?
A corresponde ao canalículo biliar, B corresponde ao Canal de Hering e C corresponde ao ducto biliar do espaço porta.
Os canalículos biliares (B) são o primeiro local onde a bile vai ser coletada. Eles são finíssimos canais formados pela aproximação de fileiras ou placas de hepatócitos. Estes espaços são delimitados pela própria membrana plasmática dos hepatócitos, ou seja, eles não apresentam revestimento próprio. Estes canalículos formam uma rede anastomosada de passagens estreitas por todo lóbulo hepático clássico. Gradativamente a bile vai fluindo até que atinja a periferia dos lóbulos hepáticos clássicos até que atinja os ductos biliares dos espaços porta e para que a bile seja conduzida até estes ductos ela passa por conductos denominados canaisde Hering (B), com um revestimento que varia do simples cilíndrico ao simples cúbico, que permitem a drenagem da bile e fazem a ponte entre os canalículos biliares e os espaços porta (C)
Sabendo que I e II são vasos sanguíneos comente sobre sua identidade, sua localização e sua derivação.
I corresponde a arteríola, ramo da artéria hepática, um dos três grandes ramos do tronco celíaco. Localiza-se medialmente ao ducto biliar comum e à veia porta no ligamento hepatoduodenal.
II corresponde a vênula, ramo da veia porta. A veia porta é formada pela confluência das veias mesentérica superior e esplénica, posteriormente ao colo do pâncreas.
1) Características diferenciais na camada muscular do esôfago e do estomago que diferem da estrutura geral do tubo digestório.
Esôfago: Terço superior formado por músculo estriado esquelético e terço médio formado por fibras musculares estriadas esqueléticas e fibras musculares lisas. Estômago: Formado por três camadas (obliqua interna, circular média e longitudinal externa), enquanto o restante do tubo digestório apresenta apenas duas camadas musculares (circular média e longitudinal externa).
2) Diferencie histologicamente vilo de microvilo
Vilos são projeções da mucosa e submucosa para o lúmen do órgão. Microvilos são especializações da superfície apical da MP de determinadas células, como os enterócitos.
3) (imagem de célula parietal, dividida em A e B - sendo uma parte ativa e outra inativa) Qual o nome da célula e em qual das imagens se apresenta ativa e inativa. Que estruturas surgem nessa célula quando esta ativa? Quais são as substancias produzidas por essas células?
Célula parietal. Célula em repouso (esquerda) e ativa (direita). Há aumento no número de mitocôndrias e de invaginações da membrana plasmática formando o canalículo intracelular na fase ativa. Tais células secretam HCℓ, cloreto de potássio e o fator intrínseco. Células parietais também produzem uma glicoproteína (fator anti-anêmico), essa vai formar um complexo com a vitamina B12, pra que essa possa ser absorvida no intestino delgado.
4)Em que região do intestino estão localizadas as celulas M? Apresente uma função dessas celulas.
Células M são células especializadas em recobrir folículos linfoides das Placas de Peyer, localizadas no íleo. Estas células possuem inúmeros linfócitos e antígenos, tais como os macrófagos, logo, podem captar antígenos por endocitose e transportá-los para macrófagos e células linfoides subjacentes, as quais migram para outros tecidos linfoides desencadeando uma resposta imunológica.
5) A camada serosa do intestino grosso é representada pelos __________
A camada serosa é substituída por adventícia no intestino grosso. Vale ressaltar que a serosa possui sacos esparsos de tecido adiposo, os apêndices epiploicos, os quais representam uma característica singular do colo, juntamente com haustrações.
6)Explique a função das junções de oclusão presentes ao redor dos canalículos biliares entre os hepatócitos
O hepatócito é selado lateralmente por junções de oclusão para impedir o extravazamento da bile.

Outros materiais