Buscar

APOL METODOLOGIAS PARA ADULTOS NA EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL METODOLOGIAS
1- “Para uma visão que percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas a serem ministradas e de aprendizagens a serem examinadas, qualquer diálogo é visto como espontaneísmo que pode distrair a atenção do ‘conteúdo’ e aligeirar o ensino. Como reação, os professores e as professoras são incitados(as) a manter com os e as estudantes uma conversa ‘trancafiada’ em programas e cronogramas a serem cumpridos”.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre a maneira tradicional de se entender um currículo, observe as sentenças abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve as características dessa visão habitual:
	A	A forma tradicional de compreender um currículo considera as práticas concretas daqueles que transmitem os conteúdos cotidianamente.
	B	A maneira tradicional entende um currículo como o conjunto dos conteúdos programáticos estabelecidos para as disciplinas e séries escolares.
	C	A forma tradicional de entender um currículo considera o caráter dinâmico e singular dos currículos efetivamente desenvolvidos nas escolas.
	D	A maneira tradicional de se compreender um currículo é uma visão satisfatória do ponto de vista das chamadas práticas curriculares.
	E	A maneira tradicional de se entender um currículo é uma visão inquestionável para os educadores e para estudos recentes.
2-“Levando em conta o que sugere [...] Jane Paiva. Para esta autora é importante não perder de vista que não existe uma concepção de e/ou execução curricular em andamento nas escolas, mas sim, várias. Nas suas próprias palavras ‘O que se observa é que não há somente um currículo nas escolas, mas muitos em ação, embora se tenda a pensar que ele é único, e que se pode homogeneizá-lo’”.
Conforme os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que entender as condições nas quais os currículos ganham sua real existência é um grande desafio. Sendo assim, verifique as proposições abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve um entendimento do currículo real:
	A	Reconhecer as práticas curriculares como espaço de criação curricular.
	B	Pensar as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
	C	Incorporar no currículo elementos estáticos do cotidiano das escolas e classes.
	D	Compreender a necessidade de trabalhar de forma similar em diferentes classes e escolas.
	E	Entender a semelhança da prática cotidiana e dos alunos com os quais trabalhamos.
3-“Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam um profundo desejo de aprender a ler e escrever para se inserirem na cultura letrada. Plenitude – foi a palavra usada por uma das alunas que acompanhamos, para explicar o que buscava nas aulas de EJA”.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, os alunos adultos trazem ideias bem precisas a respeito da escola e de como aprender. Sendo assim, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma crença forte desses alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
	A	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
	B	Trabalhos em grupo, pois estimulam a discussão entre alunos.
	C	Seminários sobre temas relacionados ao seu cotidiano.
	D	Debates, uma vez que visam a troca de experiências entre os alunos.
	E	Auto avaliação e portfólios.
4-“No caso particular do currículo isto relaciona-se [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I. ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes sociais, entre eles a escola.
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e II
	B	III e IV
	C	II e III
	D	II, III e IV
	E	I, II e IV
5- “Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
	A	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever bem.
	B	O aluno da EJA desiste de frequentar a escola por não preencher as páginas do caderno com longas cópias.
	C	A escola, para o aluno da EJA, é um espaço de construção do conhecimento.
	D	O aluno da EJA percebe a importância de compartilhar o saber com os seus pares em sala de aula.
	E	O aluno da EJA questiona e solicita a mudança de atitude do professor frente às aulas.

Outros materiais