Buscar

Apol 4 GCS e RT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MICHEL RODRIGUES MACHADO 
Disciplina(s):
Relações Trabalhistas
Gestão de Cargos e Salários
Sua nota:
100
Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
“Podem ser criadas a partir de um número mínimo de cinco sindicatos que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas, sendo faculdade dos sindicatos sua instituição. Em princípio, as federações devem ser criadas no âmbito de cada estado-membro, podendo eventualmente englobar mais de um estado, ou até mesmo em nível nacional”.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito descrito acima:
	
	A
	Federações
	
	B
	Confederações
	
	C
	ONG’s
	
	D
	Instituições Filantrópicas
	
	E
	Conselhos de classes ou conselhos federais.
Questão 2/5 - Relações Trabalhistas
Sob a ótica de Nascimento (2014, p. 1255): “Sindicato é uma organização social constituída para, segundo um princípio de autonomia privada coletiva, defender interesses trabalhistas e econômicos nas relações coletivas entre os grupos sociais”.
Analise as alternativas abaixo, sobre a CF de 1988 que traz no bojo do artigo 8º todas as disposições sobre as entidades sindicais. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a alternativa correta:
 I – A lei poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e intervenção na organização sindical;
II – É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;
III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
IV – A assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei;
V – É obrigação de todos filiar-se e manter-se filiado a sindicato.
	
	A
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas II, III e IV e V estão corretas.
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Caso das Lojas Eletron
A Eletron é uma cadeia de lojas que atua no sul do Brasil, comercializa eletrodomésticos e eletrônicos diversos. Possui cerca de 1052 colaboradores, distribuídos em suas quatro lojas.
A Eletron implantou gestão por competências e pretende alinhar as estratégias de remuneração também por competências.
Você é o Analista de RH da Eletron, o Gerente da área de RH solicita a você que analise quais as ações devem ser seguidas para a implantação de remuneração por competências. Após uma avaliação detalhada, você apresenta um relatório contendo tais ações.
Identifique dentre os itens abaixo, quais são considerados ações para implantar remuneração por competências e, que portanto, devem fazer parte do relatório apresentado pelo Analista RH ao Gerente.
I - A Eletron deve desenvolver o modelo conceitual, o qual tem como objetivo a concepção da sistemática, da formatação do modelo e estabelecer as diretrizes para a remuneração por competências.
II - A Eletron deve conduzir explanações detalhada sobre o funcionamento da remuneração por competências para todos os colaboradores.
III - A Eletron deve adequar as descrições dos cargos, conduzindo-as por  processos, adequar as análises e as avaliações dos cargos  e a estrutura salarial, apoiando-as em competências.
IV - A Eletron deve elaborar  programas individuais de desenvolvimento e programas de treinamentos para a aquisição e melhoria de competências.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 4/5 - Relações Trabalhistas
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao “princípio da intervenção obrigatória dos sindicatos”:
	
	A
	Como regra, é necessária a presença das entidades sindicais nas negociações coletivas, especialmente na Convenções Coletivas de Trabalho, sob pena de nulidade.
	
	B
	Os sindicatos da categoria econômica e profissional apresentam, em princípio, equivalência jurídica e econômica nas negociações coletivas. A equivalência no sentido de igualdade entre as partes, facilitando, assim, as negociações.
	
	C
	É possível que as partes não cheguem a um consenso naquilo que esteja sendo discutido, necessitando da ajuda de terceiros para a resolução do conflito, que poderá ser o Estado, através do Poder Judiciário ou mesmo o particular, por meio da mediação ou arbitragem, dependendo do caso.
	
	D
	Em toda e qualquer negociação deve estar presente a lealdade e a boa-fé. Importante também nas negociações coletivas de trabalho, em que as partes devem se tratar com mútuo respeito e serem leais não somente àqueles de quem soa defensores, mas também da parte contrária.
	
	E
	As entidades sindicais existem para defender os interesses de suas categorias, especialmente por meio das negociações coletivas e quando assim 6 acontece, determina-se o equilíbrio entre as partes, estabelecendo-se a paz social.
Questão 5/5 - Gestão de Cargos e Salários
A construção do plano de carreira determina os mecanismos de evolução funcional, ou seja, estipula como, quando e em quais condições ocorrem as progressões e das promoções.
Para  que uma organização possa construir um plano de carreira, a área de Gestão de RH precisa definir, em parceria com a Direção, algumas diretrizes.
Analise os itens abaixo e identifique quais apresentam as diretrizes necessárias para que a área de Gestão de RH possa construir do plano de carreira.
I - As carreiras – podendo ser: operacionais, profissionais e gerenciais.
II - Os cargos que compõem cada carreira.
III - A tabela de salarial, distribuindo as carreiras e os cargos entre os níveis salariais.
IV – A Definição das linhas estratégicas para a construção do plano de carreira.
V - Homologação do plano de carreira junto ao Ministério do Trabalho/DRT.      
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I; II; III.
	
	B
	I; III; V.
	
	C
	II; IV.
	
	D
	IV; V.
	
	E
	I e III.

Outros materiais