Buscar

a matemática nos anos iniciais do ensino fndamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial Data:10/08/2018
	Tema
	A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
	Aluno(a)
	
	
	
01-Sobre a formação do professor polivalente é correto afirmar.
A partir da década 70 os professores já buscavam e tinham uma boa orientação para o ensino de matemática.
Já no período anterior a década de 80 as professoras já tinham habilitação no curso superior.
Não há como deixar de destacar que o Estado de São Paulo, na década de 1980, através da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), teve uma forte atuação no sentido não apenas de produzir materiais de excelente qualidade para a prática pedagógica, como também de investir na formação continuada de professores, por meio das monitorias de disciplinas - da maioria das disciplinas que compunham o currículo da educação básica - existentes nas Delegacias de Ensino. 
Na década de 1970, a maioria dos estados brasileiros elaborou suas propostas curriculares tanto no sentido de atender a uma necessidade interna do País - fim de um período de ditadura militar e reabertura democrática - quanto com vistas a acompanhar o movimento mundial de reformas educacionais.
02-Marque V para verdadeiro e F para falso.
A formação matemática das futuras professoras está bem próxima das atuais tendências curriculares; por outro lado, elas também trazem marcas profundas de sentimentos negativos em relação a essa disciplina, as quais implicam, muitas vezes, bloqueios para aprender e para ensinar.
Durante a formação do professor é importante analisar, a trajetória profissional das professoras para identificar quais são essas crenças e como elas podem ser trabalhadas para ser rompidas e/ou transformadas.
As crenças e filosofias pessoais interferem até mesmo no modo que se ensina.
Romper com esses sistemas de crenças nem sempre implica em criar estratégias de formação que possam (des) construir os saberes que foram apropriados durante a trajetória estudantil na escola básica.
V, V, F, V
V, F, V, F
F, V, F, F
F, V, V, F
03-Marque a alternativa incorreta.
Conceber a aprendizagem e a aula de matemática como "cenário de investigação" ou como cenário/ambiente de aprendizagem requer uma nova postura do aluno.
Diante de situações novas, aulas experimentais o professor pode perder parte do controle sobre a situação, porém os alunos também podem se tomar capazes de ser experimentais e fazer descobertas.
Os projetos de formação continuada deveriam levar em consideração o saber que a professora traz de sua prática docente, ou seja, a prática docente precisa ser tomada como ponto de partida e de chegada da formação docente.
No que diz respeito à formação continuada, cursos centrados em sugestões de novas abordagens para a sala de aula nada têm contribuído para a formação profissional docente; é necessário que as práticas das professoras sejam objeto de discussão.
04-Sobre o ensino da matemática é correto afirmar.
Os alunos precisam aprender a ler matemática e ler para aprender, pois, para interpretar um texto matemático, é necessário familiarizar-se com a linguagem e com os símbolos próprios desse componente curricular e encontrar sentido naquilo que lê, compreendendo o significado das formas escritas.
A escrita, em matemática, pode auxiliar o trabalho pedagógico em dois aspectos distintos: na construção da memória e na comunicação a distância.
Para Smole e Diniz (2001), a escrita auxilia a construção da memória, uma vez que muitas discussões orais poderiam ficar perdidas sem o registro em forma de texto.
O registro do aluno das séries iniciais pode ser escrito ou pictórico - este, embora bastante presente na educação infantil, acaba sendo relegado a um plano secundário no ensino fundamental.
Apenas a IV está correta.
As alternativas I, II e IV estão incorretas.
As alternativas II e III estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas.
05-Assinale a alternativa incorreta.
A intervenção do professor é fundamental para que o aluno amplie seu vocabulário matemático, ousando mais na escrita, soltando-se, posicionando-se.
Os registro e desenhos feitos pelos alunos são meros registros e não representam grande importância na aprendizagem dos alunos.
Os registros contribuem para a própria aprendizagem do aluno, pois, ao registrar sua estratégia, ele toma consciência de seus raciocínios e leva em consideração a necessidade de ser o mais claro possível para que o leitor entenda como pensou diante da situação; de outro lado, os registros possibilitam ao professor acompanhar o processo de aprendizagem e a evolução do aluno.
O registro, muitas vezes, sinaliza para a professora conhecimentos matemáticos escolares que foram apropriados de forma equivocada pelos alunos e que necessitam de intervenção para ser superados.
06-Qual alternativa faz definição sobre a “produção de significados” na matemática?
É uma aprendizagem que tem sua produção pronta e acaba e os significados são uniformes e constantes.
Como toda produção social, esse processo de significação implica em dar significados definitivos para cada situação de produção de conhecimento.
A concepção de aprendizagem parte da premissa de que todo ensino implica aprendizagem e que encara o movimento de sala de aula como um processo de produção de significados e de construção de conhecimento.
O processo de ensino-aprendizagem caracteriza-se, então, por colocar em circulação conhecimentos-significações e, muitas vezes, é do encontro entre vários sistemas que cada um e todos da classe fazem emergir novas modalidades de compreensão, decorrentes de ampliação, do aprofundamento e/ou revisão do entendimento do assunto em pauta.
07-A partir da relação entre a matemática e a literatura infantil é correto afirmar, exceto.
Os textos de literatura infantil podem ser uma alternativa metodológica para que os alunos compreendam a linguagem matemática neles contida, de maneira significativa, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de leitura de textos literários diversos e de textos com linguagem matemática específica.
A história possibilita que o aluno explore acontecimentos e lugares, estabeleça relações, identifique-se com as personagens, procure solucionar os desafios por elas propostos.
Por meio da matemática aliada a literatura pode - se desenvolver as habilidades matemáticas e de linguagem paralelamente, não simultaneamente.
As habilidades podem ser desenvolvidas concomitantemente, enquanto os alunos leem, escrevem e discutem, pois nesse momento as ideias e os conceitos abordados por eles serão linguísticos e matemáticos.
08-Com relação as narrativas em Educação Matemática como práticas de formação e de pesquisa pode-se afirmar.
No processo de produção da narrativa, tanto a narradora quanto os(as) leitores(as) produzem reflexões sobre a própria história do aluno.
A produção de narrativas de aulas como prática de formação e de pesquisa, pautada em uma única vertente, vem se ampliando no campo educacional.
A produção de narrativas como prática de formação significa reconhecer e valorizar as professoras como produtoras de saberes.
No campo da pesquisa, em especial de educação matemática, o uso de narrativas ainda está a passos lentos, não há mutas perspectivas.
09- Marque a alternativa incorreta.
O uso de narrativas permite aproximar o texto escolar das experiências cotidianas, nas quais as histórias oferecem a chave de interpretação para diferentes situações com diversas finalidades: cognitivas, sociais, estéticas, etc.
Quanto à formação docente das professoras polivalentes, abordamos práticas importantes, como a pesquisa-ação ou a investigação da própria prática, mas, ao trazermos a prática da professora Brenda, pensamos ter evidenciado essa modalidade de investigação.
O conceito de desenvolvimento profissional vem sendo utilizado no sentido de romper com essa concepção de formação e considerar a professora como protagonista - trata-se de um processo pessoal, múltiplo, histórico, mutável e inconcluso.
Os conteúdos matemáticossão revisitados e reconceituados, pois depende disso a abordagem que precisa ser dada ao livro que se pretende escrever.
10-Discorra sobre as possibilidades e desafios da interdisciplinaridade no ensino de matemática nas séries iniciais.
Entende-se a presença e a importância da interdisciplinaridade na prática docente, pois ela própria cria vínculos aos conteúdos e matérias guardadas historicamente por nossa cultura simples. Em algumas observações e intervenções didáticas que foram realizadas em sala de aula, entende-se que conteúdos vinculados e relacionados, são mais facilmente assimilados e compreendidos pelos educandos. Proporcionar aos alunos novas experiências a partir da interdisciplinaridade, abrangendo todas as áreas de conhecimento necessário para esta fase, priorizando os conteúdos matemáticos, para que ocorra um desenvolvimento pleno e integrado nos alunos. 
Bom desempenho!

Outros materiais