Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FISICA III 1À 5

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO AULA 1 À 5 - FISICA III
1- Um corpo apresenta-se eletrizado com carga Q = 32 μC. O número de elétrons retirados do corpo é
DADO: módulo da carga do elétron: 1,6.10-19 C
R: 2 X 1014
2- Três esferas condutoras idênticas I, II e III têm, respectivamente, as seguintes cargas elétricas: 4q, -2q e 3q. A esfera I é colocada em contato com a esfera II e, logo em seguida, é encostada à esfera III. Pode-se afirmar que a carga final da esfera I será:
R: 2q
3- Seja E o vetor campo elétrico num ponto de A de um campo elétrico. Colocando-se uma carga elétrica puntiforme q em A, a força elétrica F a que a carga fica submetida
R: tem o mesmo sentido de E se q > 0 e sentido oposto se q < 0;
4- Duas cargas elétricas puntiformes iguais estão colocadas a uma distância r uma da outra, surgindo entre elas uma força F1. Se dobrarmos a quantidade de carga elétrica de cada uma delas e reduzirmos a distância à metade, a nova força de interação F2 será:
R: F2 = 16 F1
5- Duas esferas eletrizadas encontram-se no vácuo distantes horizontalmente 1m uma da outra. Sendo as cargas de cada uma delas igual a Q1 = 6x10-9 C e Q2= -2x10-8 C, podemos afirmar que a intensidade da força de interação eletrostática entre as duas esferas vale aproximadamente: (Considere a constante eletrostática no vácuo como 9 x10 9).
R: 1x10-6 N
6- Uma esfera metálica, sustentada por uma haste isolante, encontra-se em equilíbrio eletrostático com uma pequena carga elétrica Q. Uma segunda esfera idêntica e inicialmente descarregada aproxima-se dela, até tocá-la, como indica a figura a seguir
Após o contato, a carga elétrica adquirida pela segunda esfera é:
R: Q/2
7- Em um experimento de Física, um aluno dispunha de 4 esferas idênticas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. O estudante então colocou a esfera em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D sucessivamente. Ao final do processo feito pelo aluno, podemos afirmar que a carga adquirida pela esfera A foi:
R: 4Q
8- Uma carga puntiforme de -10 x 10-6 C é lançada em uma campo elétrico de intensidade 10 6 N/C e a mesma adquire um sentido horizontal. Podemos afirmar que a intensidade da força que atua sobre a carga neste caso é igual a: 
R: 10 N
9- Uma esfera condutora com carga elétrica +Q é aproximada de outra esfera condutora neutra, sem encostar ou gerar descargas elétricas. Durante a aproximação, a esfera neutra:
R: somente sofre indução eletrostática
10- Uma carga puntiforme Q de 3C é colocada a uma distância d de um ponto P. Nestas condições a intensidade do campo elétrico criado pela carga Q, no ponto P, depende:
R: de Q e de d.
11- Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele possui:
R: falta de elétrons; 
12- Analise as afirmações abaixo sobre a lei de Gauss.
I - A lei de Gauss é válida apenas para distribuições de carga simétricas, tais como esferas e cilindros.
II - Se uma superfície gaussiana estiver completamente dentro de um condutor eletrostático, o campo elétrico deve sempre ser zero em todos os pontos dessa superfície.
III - O campo elétrico que passa por uma superfície gaussiana depende apenas da quantidade de carga dentro da superfície, não de seu tamanho ou forma.
É verdade que:
R: Apenas II e III são verdadeiras
13- Um elétron-volt (eV) é, por definição, a energia cinética adquirida por um elétron quando acelerado, a partir do repouso, por uma diferença de potencial de 1,0 V. Considerando a massa do elétron 9,0 x 10-31 kg e sua carga elétrica em valor absoluto 1,6 x 10-19 C, a velocidade do elétron com energia cinética 1,0 eV tem valor aproximado:
R: 6,0 x 105 m/s 
14- A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas) de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02 C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada por traço cheio, na figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de:
R: 0,08 J
15- Considere a situação onde uma carga puntiforme Q, de 2x10-6 C e que está no vácuo, gera um campo elétrico. Podemos afirmar que, em um ponto A, situado a 2m da carga Q, é gerado um potencial elétrico de intensidade: (Considere k=9x 10 9N.m 2/C 2)
R: 9000V
16- Campo elétrico pode ser entendido de forma qualitativa como sendo a influência do campo da carga elétrica, que pode assumir diversas configurações. Seja um campo elétrico um
Considerando o exposto, calcule a distância entre dois pontos A e B em um campo elétrico uniforme de linhas paralelas e de intensidade igual a 400V/m e d.d.p igual 40V.
R: 0,10 m
17- Num meio de constante eletrostática igual a 9,0.109 Nm2C-2, encontra-se uma partícula solitária eletrizada com carga +5,0 mC. O potencial elétrico num ponto P situado a 3,0 m dessa partícula tem valor igual a:
R: 1,5 . 104V
18- A figura representa algumas superfícies equipotenciais de um campo eletrostático e os valores dos potenciais correspondentes. O trabalho realizado pelo campo para levar uma carga q = 3.10-6 C do ponto A ao ponto B, através da trajetória y, vale, em joules, 
R: 9.10-5
19- Dois resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência equivalente é 8 ohms. Sendo a resistência de A quatro vezes maior que a de B, podemos afirmar que a resistência de A, em ohms, é: 
R: 40.
20- O gráfico a seguir mostra a variação da carga Q que atravessa um condutor em um determinado intervalo de tempo. Com base nos dados colhidos deste gráfico, podemos afirmar que a corrente elétrica que circula no condutor é igual a:
R: 4 mA
21- A teoria de Processos de eletrização nos permite afirmar que não é possível eletrizar uma barra metálica ao segurarmos a mesma com a mão. Esse fato possui a seguinte explicação:
R: tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores. 
22- Um fio condutor é percorrido por uma corrente de intensidade 200mA durante 1 hora. Nesta situação, podemos afirmar que a quantidade de carga que passa por uma secção reta do condutor vale:
R: 720 C
23- No gráfico abaixo pode-se observar a variação da corrente elétrica i em função do tempo t através da secção transversal de um condutor. A partir dos dados fornecidos, podemos afirmar que a carga elétrica total que circulou por esta secção. Considere a carga do elétron = 1,6.10 ¿ 19 C.
R: 0,6C
24- Considere o circuito com resistores abaixo:
Se o valor de cada um dos resistores tiver um valor de 6 ohms, a resistência equivalente total será de: 
R: 1,5 ohms
25- Um aparelho quando ligado a uma rede elétrica que fornece uma tensão de 120 V, dissipa uma potência de 30 W. A corrente estabelecida nesse aparelho tem valor igual a:
R: 250 mA 
26- Durante um experimento, um eletricista aplicou uma ddp de 110 V nas extremidades de um fio de 10m de comprimento e secção transversal de área 2,2mm2. O eletricista então mediu a intensidade de corrente elétrica no fio, obtendo 10 A e calculou a resistividade do material que constitui o fio. Podemos afirmar que o valor encontrado pelo eletricista foi, em Ω.mm2/m, igual a:
R: 2,4
27- Em seus trabalhos,no ano de 1820, o físico dinamarquês Oersted fez um condutor ser percorrido por uma corrente elétrica e percebeu que a agulha de uma pequena bússola sofria deflexão. Com esta experiência, foi possível mostrar que:
R: Uma carga em movimento gera um campo magnético
28- Se tivermos, em um circuito com bateria de 48 V e resistência interna desprezível (r=0), dois resistores associados em série, um com 2 ohms e outro com 4 ohms, a corrente e potência totais no circuito serão de, respectivamente:
R: 8 A e 384 W
29- A figura a seguir representa a ligação de quatro dispositivos D1, D2, D3 e D4 de mesma resistência e que suportam, sem se danificarem, correntes elétricas máximas de 2A, 3A, 5A e 8A, respectivamente. Se chegar ao ponto P do circuito uma corrente de 25A, será(ão) danificado(s)
R: apenas D1, D2 e D3.
30- Considere que um gerador de resistência de 8 Ω é ligado por um fio de resistência de 4 Ω a um receptor, em série, com oqual está um resistor de 20 Ω. O gerador tem uma fem de 500 V e o receptor, uma força contra-eletromotriz de 100 V. A corrente terá intensidade de: 
R: 12,5 A

Continue navegando