A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL E SIMULADO PEDAGOGIA HOSPITALAR UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL E SIMULADO PEDAGOGIA HOSPITALAR UNINTER
CONTINUAÇÃO...
Questão 13. “O importante é perceber a criança e seus familiares como seres pensantes que, quando chegam ao hospital, já trazem histórias de vida, conhecimentos prévios sobre o que é saúde, doença, e sobre sua ação nessa dinâmica”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente os partícipes da relação que deve ser construída na aprendizagem hospitalar para que não ocorram prejuízos para o processo educativo:
A) A família do escolar hospitalizado, a escola do hospital e escola de origem.
B) Os médicos, a direção do hospital e o responsável pedagógico do hospital.
C) A família, os médicos e os professores do escolar hospitalizado.
D) A sociedade, as instituições públicas e a família.
E) O escolar hospitalizado, sua família e o Estado.
Questão 14. “A identidade de ser criança é, muitas vezes, diluída numa situação de internação, em que a criança se vê numa realidade diferente de sua vida cotidiana. O papel de ser criança é sufocado pelas rotinas e práticas hospitalares, que tratam a criança como paciente”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre o respaldo legal para a escola no hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente o direito adquirido por meio do Artigo 13 da resolução CNE/CEB Nº 02/2001. 
A) Direito à escolaridade das crianças doentes.
B) Possibilidade de escolarização, a ser decidida pelo estabelecimento hospitalar.
C) Direito a interromper os estudos tendo em vista o tratamento.
D) Direito à escolarização parcial em hospital, desde que faça avaliação em instituição de ensino regular.
E) Possibilidade de formação de grupos de estudo no ambiente hospitalar ou via EaD.
Questão 15. “Essa corrente defende a presença de professores em hospitais para a escolarização das crianças e jovens internados segundo os moldes da escola regular, contribuindo para a diminuição do fracasso escolar e dos elevados índices de evasão e repetência que acometem frequentemente essa clientela em nosso país”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, analise as afirmativas e assinale aquela que contempla um item que promova ampliação de condições pessoais para que o docente hospitalar possa realizar o seu trabalho com as crianças doentes e/ou hospitalizadas:
A) Um bom hospital.
B) Recursos tecnológicos.
C) Acesso aos pais.
D) Apego ao doente.
E) Formação continuada.
Questão 16. “Ao lado das interações e brincadeiras infantis, o desenho é uma atividade comum na enfermaria pediátrica. Ele assume um canal privilegiado de expressão de sentimentos”. 
 Considerando essas informações e os relatos envolvendo o escolar hospitalizado e a ala de queimados apresentados no terceiro capítulo do livro base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre a alta hospitalar, que propicia reintegração escolar e social, é correto afirmar:
A) Devido às marcas causadas, o correto é esperar que o escolar hospitalizado esteja preparado psicologicamente para voltar à escola.
B) A família do escolar hospitalizado em geral não apresenta nenhuma ressalva ou retorno dele à escola regular.
C) A ansiedade não faz parte dos sentimentos apresentados pelo escolar hospitalizado, pois, em geral, o sentimento mais forte é raiva.
D) Os pais e familiares do escolar hospitalizado apresentam profunda tristeza no momento da alta hospitalar.
E) Tanto a família quanto escolar hospitalizado podem apresentar certa ansiedade no momento de reintegração social.
Questão 17. “O ofício do professor no hospital apresenta diversas interfaces (política, pedagógica, psicológica, social, ideológicas), mas nenhuma delas é tão constante quanto a da disponibilidade de estar com o outro e para o outro”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre a inserção do campo de educação e da saúde, é correto afirmar que:
A) Esses campos sempre interpenetraram, refletindo que a pedagogia hospitalar existe desde os primórdios.
B) O processo de inserção do campo da educação no da saúde é bastante recente.
C) A relação entre o campo da saúde e o da educação existe desde a ascensão da prática hospitalar.
D) O campo da educação passou a se inserir no campo da saúde a partir da percepção de que era necessário reintegrar à sociedade os feridos de guerra.
E) A saúde e a educação são campos que não se inter-relacionam, devido, principalmente, à ausência de políticas públicas nesse sentido.
Questão 18. "A criança aprende a criar mecanismos para minimizar a sua dor, e esses mecanismos podem ser socializados e até utilizados por outras crianças. Essa também é uma prática educativa, mediada pelo indivíduo mais experiente da cultura”. 
 Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de intercorrências físicas: 
A) As atividades físicas realizadas no hospital.
B) Ações de fisioterapia obrigatória aos educandos hospitalares.
C) O movimento do corpo que não está comprometido pela doença.
D) As possibilidades aumentadas de movimentação no ambiente escolar do hospital.
E) As limitações impostas pela doença do aluno hospitalar.
Questão 19. “Ao conhecer e desmitificar o ambiente hospitalar, ressignificando suas práticas e rotinas como uma das propostas de atendimento pedagógico no hospital, o medo da criança, que paralisa as ações e cria resistência, tende a desaparecer, surgindo, em seu lugar, a intimidade com o espaço e a confiança naqueles que ali atuam”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, analise as afirmativas e assinale aquela que contempla o processo avaliativo correto no âmbito da pedagogia hospitalar: 
A) O processo avaliativo não considera a situação de saúde do escolar hospitalizado.
B) As avaliações não acontecem nesse tipo de escolarização.
C) A avaliação depende das definições das instâncias médico-pedagógicas de cada instituição.
D) Para que exista avaliação, o escolarizado hospitalizado deve comparecer à escola regular para realizar as avaliações.
E) As avaliações devem seguir os princípios propostos na LDBEN.
Questão 20. “A pedagogia hospitalar modificar situações e atitudes junto ao enfermo, as quais não podem ser confundidas com o atendimento a sua enfermidade. Isso exige cuidado especial o desenvolvimento das atividades. A pedagogia hospitalar caberá: o efetivo envolvimento com o doente; modificação do ambiente em que está envolvido; modalidades de ação e intervenção; programas adaptados às capacidades e disponibilidades do enfermo”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, pode-se afirmar que a relação da criança doente com escola hospitalar promove, além de escolarização, outros pontos relevantes. Analise as afirmativas e assinale aquela que menciona o ponto relevante que vai além de questões cognitivas:
A) A escola hospitalar colabora para uma recuperação mais rápida.
B) Escola hospitalar deve concentrar-se somente em aspectos de aprendizagem.
C) A escola hospitalar trabalha com as dificuldades escolares da criança doente apenas.
D) A escola hospitalar promove um aumento no tempo de tratamento da criança doente.
E) A escola hospitalar permite a socialização com crianças não doentes.