Buscar

atividade PPP soraia complemento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
	Curso
	PEDAGOGIA
	Disciplina
	PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I
	Código
	PED141
	CH Total
	60
	CH Teórica
	60
	CH Prática
	
	Período Letivo
	2014.2
	Equipe pedagógica
	Prof.ª Maria Luiza Coutinho Seixas
Tutora: Tatiana Politano
	Aluno(a)
	
AVALIAÇÃO 2 (Atividade escrita)
Já sabemos que esta é uma disciplina que, no curso de Pedagogia EAD UNIFACS, integra um conjunto de componentes curriculares que visa a problematização da práxis pedagógica. Ao longo do atual trimestre, buscamos provoca-los e provoca-las a pensar o fenômeno educativo a partir da decisão pessoal e intransferível (isto é, originada e realizada por cada um) de seguir a carreira docente. 
Através do exercício reflexivo proposto pela disciplina acerca da temática identidade, especificamente dos aspectos relacionados ao ser professor/a (processo indiscutivelmente dinâmico, circunstanciado e em permanente construção), foi possível considerar, os motivos que levaram você a cursar Pedagogia e, ainda, as características "pedagógicas" dos professores e professoras que lhe serviram de inspiração para que se tornasse o/a professor/a que você é ou, ainda, que pretende ser! Dar curso à disciplina foi necessário que cada um acolhesse e concordasse, mesmo inconscientemente, com a problematização de suas escolhas, que pensasse sobre o compromisso e a responsabilidade assumidos a partir delas. 
Colocar questões relacionadas às práticas educacionais e ao processo de constituição da identidade docente em ebulição (a partir dos diferentes textos acadêmicos, vídeos, entrevistas, matérias informativas,...) foi uma escolha que favoreceu, quase que massivamente, a produção de “escritas” de boa qualidade discursiva, desveladoras de suas disposições, os sentidos e também atitudes pessoais frente às práxis educativas, a partir das situações enfrentadas cotidianamente na atuação como professor/a e em outras possibilidades da docência.
O pensamento problematizador frente a tais questões, discutidos a partir do exercício da docência, condição (re)conhecida, familiar, mesmo que há pouco tempo (ou ainda, de modo incipiente) despontou de forma significativa nos textos e isso demonstra que falta muito pouco para finalizarmos a disciplina com um excelente aproveitamento. 
Para isso, devemos realizar mais uma avaliação obrigatória: a AV2!
	Orientações para a AV2
 Prazo final de submissão: 14/12/2014, às 23h55min
Pela natureza dos “conteúdos” que constituem o corpus do componente Pesquisa e Prática pedagógica I, e dos componentes curriculares análogos a ela, a segunda avaliação NÃO corresponde a uma prova escrita, com questões objetivas e discursiva. 
A partir da retomada das questões 1) discutidas nos encontros presenciais — como, por exemplo, as mudanças que tem observado no mundo do trabalho e como isso impactar na profissão docente; 2) dos pontos assinalados pelo profissional entrevistado pelo grupo que você participou; 3) ou , ainda, apontadas pelo profissional que foi palestrante no Café Cultural com a sua turma, 
Elabore um texto reflexivo (com 1 lauda) que trate acerca da identidade docente, destacando: 
sua compreensão do que é ser professor/a
as diferentes possibilidades de atuação do Pedagogo na atualidade, e dentre estas, a que mais te atrai;
 o perfil e as responsabilidades que a esse profissional são atribuídas.
Sucesso!
A escolha do exercício da docência não pode ser uma escolha por alternativas, pelos ganhos, ou por escolha de familiares. Ensinar não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação, estudo, responsabilidade e principalmente gostar do que faz ou pretende fazer. A escola sofreu várias mudanças e com ela a educação, ou seja, a arte de ensinar. O docente passa de transmissor de conhecimento para um facilitador de aprendizagem em que o aluno é um ser ativo participante do processo de aprendizagem. A docência vai além de apenas ministrar aulas, o professor exerce um papel fundamental no processo da transformação social. Diante das demandas contemporâneas da sociedade sobre o campo educativo, o profissional em educação visa socializar novos conhecimentos sobre o campo educativo que o profissional pedagogo precisa obter para atender as diferentes áreas de atuação.
Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação identitária do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica , como apenas executores de decisões alheias, mas , cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar. 
O professor do século XXI, deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo os contextos históricos, sociais , culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Cabe então aos professores do século XXI a tarefa de apontar caminhos institucionais (coletivamente) para enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo, com competência do conhecimento, com profissionalismo ético e consciência política. Só assim, estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos nossos alunos para construir e reconstruir saberes à luz do pensamento reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana, usando para isso a compreensão e a proposição do real, sem deixar se seduzir pelos caminhos deslumbrantes dos anúncios publicitários, pelas opiniões tendenciosas da mídia. 
Pela primeira vez na história, os docentes brasileiros serão homenageados com a criação de um selo que será lançado no próximo ano no Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A criação do novo selo foi aprovada na 102.ª reunião da Comissão Filatélica Nacional, realizada na sede da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Brasília. A sugestão do selo comemorativo foi feita pelo professor Carlos Alberto Xavier, representante do Ministério da Educação e membro da comissão. Na pauta deste ano foram analisadas 640 propostas e eleitos 13 temas. 
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui
para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente
precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar.
Evidentemente, ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida. Um
educador precisa sempre, a cada dia, renovar sua forma pedagógica para, da melhor maneira,
atender a seus alunos, pois é por meio do comprometimento e da “paixão” pela profissão e pela
educação que o educador pode, verdadeiramente, assumir o seu papel e se interessar em
realmente aprender a ensinar.

Outros materiais