Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I
ROSIMAR CAMPOS DO PRADO
PNE- Plano Nacional de Educação- Metas
Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
Meta 4: universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
	Segundo o site UOL, o Brasil tem hoje 140 mil crianças e jovens fora da escola devido a deficiência, transtornos de desenvolvimento, autismo e superdotação. Acredito que o prazo para efetivação de tal meta é curto, considerando que temos escolas que não estão adaptadas para receber esses alunos e muitas das vezes não tem recursos para tais adaptações. Muitas famílias não tem condições de levar os filhos para escola, por residirem em locais de difícil acesso, ou devido a situação financeira, não lhes permitindo sequer acesso à saúde, ainda é necessário investimento em formação de professores e profissionais da área; uma escola que recebe alunos de inclusão precisa de um investimento maior, pois, em alguns casos é necessário a presença de um profissional de saúde de plantão e mais de um professor em sala de aula, como é o caso de um aluno surde, precisa de um intérprete.
A ideia de inclusão é excelente, é necessária, no entanto, é um trabalho muito intenso a ser realizado, inclusive trabalhar com os colegas sobre a convivência, as atitudes. A inclusão é uma realidade, avançamos muito, no entanto há muito trabalho a ser realizado. Precisamos de planejamento e ações do governo para receber esses alunos, pois, a inclusão apenas se inicia na matrícula, a partir disso há um longo caminho a ser percorrido. É necessário um contato constante com familiares e ou responsáveis, é muito importante que os mesmos participem da vida escolar de seus filhos alinhado com a vida médica.
Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, cinquenta por cento dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo professor é a falta de tempo, devido a baixa remuneração, esses profissionais trabalham em dois ou três horários, sendo assim enfrenta dificuldades para estudar, para se atualizar. Devido a tantas atividades escolares não tem tempo muitas vezes para atividades pessoais. É muito importante que o profissional se atualize e faça cursos para ser cada vez mais atuante, buscar conhecimento para ser um gerenciador de informações, o professor deve ter o objetivo de formar cidadãos críticos reflexivos, seres pensantes, para isso precisar estar atento a tudo a sua volta, lembrando que tudo se transforma o tempo todo, mas para isso necessita de tempo e dedicação. A desvalorização do professor é um assunto constantemente discutido, no entanto, pouco mudou. Acredito que tal meta, pode ser alcançada sim, mas é necessário muito empenho do governo em aumentar os salários dos professores, rever carga horária e planos de carreira, assim, os professores terão tempo para ingressar e coincluir uma Pós Graduação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes