Buscar

Fichamento - A Política como vocação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Isabella Leite Santos
R.A. : 21501145
Turma: C
Texto: WEBER, Max. “A Política como vocação”. Em Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993, pp. 55-69;104-124. (09/03)
 	Weber começa esse texto com a seguinte questão: O que é o Estado? O Estado é detentor do monopólio da violência. Dentre outras diversas atribuições que lhe é destinada, esta é a principal. Portanto, numa sociedade, o Estado é o único que tem o direito de realizar a violência de forma legitima. E se o Estado perder esse monopólio, ele deixa de existir e se tona uma anarquia. 
Podemos nos questionar o que leva as pessoas a obedecerem essa dominação. Max Weber nos traz então três fundamentos que legitimam essa dominação do Estado.
Primeiramente, ele fala do poder tradicional. Nos submetemos a uma determinada autoridade por questão de tradição, pelo hábito. Por exemplo numa monarquia que um rei tem como sucessor seu filho.
Há também o poder carismático, a obediência a um líder se dá por ele ser um mágico, por ter poderes especiais ou então pelo direito divino. Se baseia na admiração pessoal ao líder.
Outra forma de poder é o poder legal. Ou seja, fundamentado na legalidade. As legitimidades do poder são formalizadas nos critérios da lei. Como um presidente da república.
Os funcionários administrativos do Estado nem sempre consideram esses fundamentos da legitimidade, motivo suficiente para obedecer o detentor do poder. Eles obedecem ao Estado por interesses pessoais. Ou seja, pela retribuição material e prestigio social, acompanhados do medo de perder tais bens.
Weber também fala da administração. Ele divide a administração em duas formas. Na primeira, os líderes são proprietários dos meios de gestão. Como no feudalismo, que o aparato administrativo está na mão de senhores feudais e não do rei. Na segunda, o Estado é responsável pela gestão, a centralização do poder.	Diferencia ainda quem vive “da” política de quem vive para a política. Quem vive da política depende dela financeiramente, sempre leva o aspecto de seu pagamento em questão. Este profissional normalmente segue a área do jornalismo ou dos encargos burocráticos. Já quem vive para a política está feliz com o fato de possuir o poder. Não reclama do seu salário pois esse profissional já contem renda própria. A alegria está no sentimento de poder.
O homem político possui três qualidades determinantes. A primeira é a paixão pela sua tarefa, a devoção a ela. A segunda é o sentimento de responsabilidade, que sem ele, a atividade política seria falha. E por último, o senso de proporção, saber a hora de agir severamente e quando não. “Faz-se a política usando a cabeça e não as demais partes do corpo.” *
Por fim analisa a ética e sua relação com a política. Problematiza o fato de a ética absoluta não se preocupa com a consequência. Weber divide então a ética em máximas. A ética da convicção, devemos realizar nosso dever independente das consequências. E a ética da responsabilidade, a qual se baseia que devemos nos atentar as consequências possíveis.
	Weber finaliza constatando que as duas éticas se completam para formar um homem com vocação política.
	*WEBER, Max. “A Política como vocação”. Em Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993, pp. 106

Outros materiais

Outros materiais