Buscar

AVS Fundamento das Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	
	Professor:
	ANA PAULA PEREIRA COELHO
	Turma: 9013/AG
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 08/04/2015 19:29:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201002617226)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	¿O ministro Francisco Graziano não teve intenção de desqualificar os nordestinos, ao associar, numa frase infeliz, a migração para as grandes cidades, como São Paulo, à criminalidade. Certamente ele quis dizer que a miséria estimula a violência e a migração, em tempos de pouco emprego, é um ingrediente de degradação urbana....Mas o preconceito entre determinado tipo de paulistanos contra os nordestinos existe e, assim como o preconceito racial, não é discutido nem assumido. Não são poucos os que vêem os migrantes (assim como eram vistos imigrantes) não como gente disposta a prosperar e trabalhar, mas estorvos que geram pobreza e mesmo a violência. Crianças paulistanas acostumam-se a ouvir o substantivo "baiano" transformado em adjetivo genérico e negativo para os nordestinos.¿ Gilberto Dimenstein, Coluna GD UOL, Abril, 2013. Analise o comentário do jornalista Gilberto Dimenstein segundo o ponto de vista "Etnocentrico".
		
	
Resposta: Os indivíduos acreditam que sua cultura, seus valores, seus costumes, seus comportamentos, são os corretos e, agem com preconceito perante todos os outro, por serem diferentes.
	
Gabarito: O ministro foi preconceituoso e apresentou uma atitude discriminatória própria da visão etnocentrica da realidade social, classificando de forma negativa os nordestinos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002222804)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O conceito de ação social criado por Weber permite compreender e classificar a motivação dos indivíduos para reproduzir ou criar determinados padrões de comportamento. Assim, classifique de forma justificada, interpretando as situações descritas abaixo a partir dos tipos ideais de ação social: "A Coca-Cola só tirou proveito do mercado espanhol quando reduziu o tamanho de suas garrafas, ajustando-as às geladeiras existentes no país; uma campanha publicitária rodada na Alemanha, com ídolos de basquete americano, teve pouco apelo, pois os esportistas não eram tão admirados pelo europeus". (ORTIZ, Renato, 2000, p.170)
		
	
Resposta: A ação social está associada a racional pois " a Coca Cola tirou proveito.... quando reduziu o tamanho de suas garrafas..."
	
Gabarito: No texto verifica-se, no primeiro caso, uma ação racional em relação a fins, baseada em objetivos bem planejados visando à consecução de um fim. No segundo caso, uma ação afetiva, que levou os agentes a rejeitarem a campanha feita por quem não se nutria afeição.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002189216)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais?
		
	
	O da objetividade do conhecimento.
	 
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	O do instinto de sobrevivência.
	 
	O da relação indivíduo-sociedade.
	
	O da relação família-sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002188888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002090536)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	 
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002027099)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002250294)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles:
		
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Dialético, positivo e racional.
	 
	Racional, metafísico e dialético.
	
	Positivo, racional e teleológico .
	
	Metafísicos, ideológico e positivo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002195140)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade". Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismoa fim de conservar a ordem
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002601034)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para a sociologia compreensiva de Max Weber, a ação afetiva apresenta-se como:
I - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos racionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação racional.
II - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos espirituais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação religiosa.
III - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos passionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
IV - um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos intelectuais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta:
		
	
	Somente o item II está correto.
	 
	Somente o item III está correto.
	 
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002258460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que:
		
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	 
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livre concorrência.
	
	Ela promove o fim do protecionismo.

Outros materiais