Buscar

adm cargos e salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A MANUTENÇÃO DO EQUILIBRIO EXTERNO DÁ SE POR MEIO DE: PESQUISA DE SALÁRIOSPRATICADOS PELO MERCADO.
Dentre as alternativas abaixo qual a que corresponde ao conceito de administração de salários: (x) Conjunto de normas e procedimentos que tem por finalidade estabelecer estruturas salariais justas e equitativas nas organizações.
Uma das afirmativas abaixo apresenta o papel que deve ser desenvolvido pelo profissional de Cargos e Salários. Marque a afirmativa correta: (x) Acompanhar avanços tecnológicos; conhecer o mercado de atuação da empresa, acompanhar o desenvolvimento dos cargos.
Para Chiavenato (2009), quase sempre as pessoas trabalham nas organizações por meio de cargos ou posições que ocupam. Quando alguém diz que trabalha numa empresa, a primeira pergunta que fazemos é qual o cargo ou posição que desempenha. Assim: (x) O cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais
O salário possui importância diferenciada para empregados, empresários e sociedade em geral. Deste modo NÃO é possível afirmar que: (x) A sociedade não se beneficia dos salários, na medida em que o salário é de cada empregado;
O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta que auxilia na atração e na retenção dos talentos numa organização. Leia as proposições abaixo e depois assinale a alternativa correta. Todas estão corretas 
(I) Os objetivos de um Plano de Cargos e Salários devem estar alinhados com os anseios da organização. 
(II) Existe a necessidade de construir relatórios que contemplem algumas informações entre elas o número de cargos e os grupos ocupacionais existentes na organização. 
(III) Existe a necessidade de construir relatórios que contemplem algumas informações entre elas o número de cargos por grupo ocupacional e a quantidade de empregados por cargo existentes na organização. Alternativas:
Estuda e determina todos os requisitos qualificativos, responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o seu adequado desempenho. “É por meio dela que os cargos serão avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação” (Chiavenato, 2009). A definição refere-se à:
Análise de cargos.
O desenho dos cargos, na condução de um PCS e em relação às atividades de um cargo, determina, em grande medida: 
(X) A característica das funções presentes em determinado cargo;
Em qual etapa de um processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários (PCS) conseguimos conhecer as reais atribuições de um cargo de forma imparcial e alinhadas a sua importância na hierarquia da organização? (X) Analise de Cargos
Dentre as alternativas de respostas propostas, assinale aquela que indica corretamente a denominação que se aplica ao conceito: Disposição dos cargos em rol (crescente ou decrescente) em relação a um critério de comparação (X) JOB RANKING
Quando se pensa em política de compensação, pensa-se na adm de salários praticada pela organização. Um dos pontos fundamentais dessa administração é a manutenção de uma estrutura salarial equilibrada. A manutenção do equilíbrio externo se dá por meio de: (x) pesquisa de salário praticada pelo mercado.
Estrutura salarial é uma resultante do processo de avaliação e determina o valor progressivo dos cargos alinhando-os por sua importância dentro da estrutura hierárquica, estabelecendo uma ordenação coerente para facilitar a definição das tabelas salarial. Marque a alternativa que contem elementos que estão relacionados a esta estrutura salarial. (x) grau da tabela salarial, curva de referencia, salário médio do grau, faixa salarial.
Existem diversas formas de divulgar e sensibilizar os colaboradores da organização no processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários. Em relação a este assunto qual das afirmativas abaixo está correta?
(x) Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários está o levantamento e análise das sugestões das gerências. 
Á declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito denomina-se: 
(x) especificação de trabalho
No processo de avaliação de cargos, uma organização adotou o método de avaliação por pontos. Assinale a alternativa correta a respeito do método aplicado. (x) os cargos são comparados por meio de fatores de avaliação em suas partes componentes, atribuem-se valores numéricos para cada elemento ou aspecto do cargo, e um valor total é obtido pela soma dos valores numéricos. 
A pesquisa salarial tem por objetivo: (X) realizar uma comparação dos salários com as demais empresas pertencentes a um segmento do mercado ou uma determinada região.
Após a realização de uma pesquisa salarial, os resultados são apresentados utilizando alguns conceitos estatísticos com o primeiro 1° quartil, mediana e 3° quartil. Com base nesta afirmação, pode dizer que mediana é: (X) O ponto central de um conjunto de dados, ordenados de forma crescente. 
Tabelas, estruturas ou escalas salariais adotam diversas terminologias de uso quotidiano pelo gestor de RH. Estão entre terminologia de uso quotidiano pelo gestor de RH. Estão entre tais terminologias? (X) Amplitude salarial, faixa salarial, classe salarial e graus.
São muitos os principais aspectos que norteiam a política salarial. Nas opções abaixo enumeramos alguns destes aspectos, com exceções de uma única alternativa que não corresponde a um desses aspectos. Marque-as: (x) A situação é sempre estática. Não deve permitir constantes adequações ao futuro, com relação a previsões e orçamentos.
Caminho crítico é uma expressão usada freqüentemente no contexto da gestão empresarial. Nesse contexto, o que levaria um Plano de Cargos e Salário (PCS) a ser considerado um caminho critica? (X) Sem ele os demais subsistemas de RH não conseguem exercer plenamente suas atividades.
É o volume de dinheiro fixado em contrato individual de trabalho, contrapondo-se à ideia de salário real, pois este último representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com determinado volume de dinheiro. De acordo com a disciplina de Administração de Cargos e Salários estamos nos referindo: (x) Ao salário nominal;
A retribuição em dinheiro paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que ele exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo, podemos considerar esta afirmação como sendo:
(X) Salário.
Requisitos físicos compõem os Fatores de Especificação de um cargo. Considera a quantidade e a continuidade de energia e de esforço físico e mental requeridos e a fadiga provocada. Considera a compleição física do ocupante para o adequado desempenho. Marque o item que não é considerado um requisito mental. (x) Instrução essencial.
Em relação à avaliação de cargos, observe as afirmativas a seguir: I. A avaliação de cargos fundamenta-se nas informações oferecidas pela descrição e análise de cargos sobre o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faze por que faz. II. A avaliação de cargos enfatiza a natureza e o conteúdo dos cargos, como também as características das pessoas que os ocupam. III. A avaliação de cargos é o processo através do qual se aplica critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos. IV. A avaliação de cargos pode ser complementada por outros procedimentos, como negociações com sindicatos, pesquisas de mercado de salários etc. V. A avaliação de cargos arruma os salários dos cargos em uma estrutura integrada e coesa, com as respectivas faixas salariais em ordem gradativa de valores. Estão corretas apenas as alternativas: (x) I, III e IV
Existem diversas formas de divulgar e sensibilizar os colaboradores da organização no processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários. Em relação a este assunto qual das afirmativas abaixo está correta? (x) Na fase de implantação do Plano de Cargos e Salários está o levantamento e análise das sugestões das gerências.
Identifique abaixo a única alternativa que não pode ser considerada como vantagem no uso da consultoria externano processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários: (x) Garantia de aumento salarial.
Entre as etapas para elaboração de um PCS (plano de cargos e salários) temos o levantamento de funções. Três são as possibilidades básicas, entre as quais o uso da técnica de observação local. Qual das opções a seguir melhor caracteriza tal alternativa de levantamento de funções? (x) O analista de RH observa o trabalho desenvolvido por determinado empregado, dentro do seu ambiente regular de trabalho; a observação permite compreender o trabalho - normalmente manual / operacional, bem como as condições em que o mesmo é realizado;
A descrição dos cargos é uma etapa fundamental do plano de cargos pois é responsável por: (x) Determinar as atividades de cada cargo
Uma etapa importante da avaliação de cargos pelo método de Sistema de Pontos é a escolha dos fatores de
Avaliação. Esta ação requer que: ( ) Os fatores escolhidos sejam comuns aos diferentes grupos ocupacionais
O estabelecimento dos salários, no contexto organizacional, é determinado por um conjunto complexo de ações. Qual das opções a seguir melhor auxilia no entendimento de uma das principais ações? (X) A avaliação dos cargos, pois este provê suporte no estabelecimento de uma estrutura salarial.

Outros materiais