anotação
3 pág.

anotação

Disciplina:Atenção20 materiais105 seguidores
Pré-visualização1 página
RELATÓRIO

Aula de Arte no 6º ano A, da E.E. Profª sala de aula ampla, arejada, bem iluminada, trinta e seis alunos presentes. Professora com grande domínio da disciplina dos alunos, pois o assunto abordado era “teatro”, e é trabalhado o currículo do estado, primeiramente ela apresentou o conteúdo aos alunos em uma aula expositiva, explicando tudo sobre o tema. Percebe-se que a professora tem maneiras interessantes de chamar a atenção dos alunos, pois alterava a voz em dados momentos, deixando-os curiosos pelo conteúdo. A sala de aula tem lousa branca, o que favorece o uso de cores, em que foi utilizada com maestria pela mesma, visto que tem domínio impecável das técnicas do desenho.
Os alunos são bastante participativos, questionam, porém com ordem, pois o que a professora relata é que eles têm estabelecidos, logo na primeira aula, as regras e normas de convivência, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais eficaz.
É relevante salientar que a participação dos alunos é maciça e muito ordenada o que favorece a aula da professora, ela explica, representa em dados momentos, lança perguntas e interage muito bem com todos, há nesta sala uma aluna que é inclusão, Deficiente Intelectual, que dentro de suas limitações participa com todos os outros, inclusive, faz vários questionamentos.
A observação em sala de aula foi de grande valia para minha vida profissional, pois pude, além de certificar-me que realmente é essa carreira que quero seguir, também adquirir uma experiência ímpar, em observar as inúmeras possibilidades e formas de transmitir o conhecimento, principalmente Arte que perpassa todos os conteúdos e é transmitida de gerações a gerações, eternizando uma época, um estilo e a cultura de um povo.

O Estágio supervisionado – observação e prática: Projetos de Artes foi realizado na Escola Estadual Profª Inah Lopes de Oliveira Macedo, situada à rua Franklin Gutierres, número 609, no bairro Alto, CEP18690-000, localizada na cidade de Itatinga, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (14)384821829 e do e-mail e910036a@educacao.sp.gov.br.
A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e no Ensino Médio no período diurno e noturno.
A instituição atende um total de 679 alunos. Desse total, 3 (três) são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 25 de Maio de 2017 a 28 de Julho de 2017 no período diurno, sendo observada a turma de 8° ano e 6° ano

Disciplina: Artes Visuais
Ensino Fundamental
 Ano: 8º ano: A
O curso de artes visuais é teórico prático focado em estimular habilidades artísticas visuais, através da produção visual criativa orientada, compreender e valorizar a produção artísticas como documento histórico artístico da humanidade, valorizar design contemporâneo como forma de expressão criativa aplicada na sociedade atual.

Objetivos: Conhecer e usar a perspectiva artística, conhecer e usar técnicas básicas de design, conhecer e usar técnicas básicas de produção de história em quadrinhos. Estudar aspectos fundamentais da história da arte brasileira. Desenvolver discurso visual crítico.

Metodologia: A metodologia é teórico-prática (estimulo e desenvolvimento de habilidades de desenho artístico) dentro da chamada proposta triangular (ver, analisar, fazer) integrada com estudos de cultura visual (analise crítica da imagem).

Conteúdos:
I Escala: Introdução a perspectiva artística: um ponto de fuga, dois pontos de fuga e três pontos de fuga e a sombra em perspectiva.
 II Escala Introdução ao design: O que design? Desenho artístico de pesquisa, design industrial, design de moda, design de moveis, design de joias, eco design, design gráfico.
III Escala Introdução a produção em quadrinhos: O que é HQ (histórico). Criando personagens, usando onomatopeias, uso criativo do requadro e planos. O que é Manga? Criando personagens de Manga.
IV Escala História da arte – Arte neoclássica Missão artística francesa no Brasil

Material didático: Caderno de desenho formato A3 (ou resma de folha A3), caixa de lápis de cor, tesoura, cola, lápis de desenho 6B, régua 30 cm.

Avaliação: Processual, através da produção criativa orientada (portfolio), atividades em grupo, analise da imagem, e estudo dirigido. Atividade colaborativa com os colegas e disciplina.

Referências: CONTI, M. C., YAMAGISHI, M. T. História em quadrinhos passo a passo. São Paulo: Academia Brasileira de Arte, 1992.
PROENCA, G. História da Arte. São Paulo: editora Ática, 1994.
 HERNANDEZ. F. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
 SOUZA, L. P. Roteiro da Arte na Produção do Conhecimento. Campo Grande: UFMS, 2005. SMITH, Ray. Introdução à Perspectiva. São Paulo: Manole, 1996.