AV 1 A Auditoria Ambiental
5 pág.

AV 1 A Auditoria Ambiental


DisciplinaGestão Ambiental6.695 materiais36.716 seguidores
Pré-visualização1 página
Assinale a alternativa que descreve a diferença entre a auditoria de Certificação Ambiental e a auditoria de Sistema de Gestão Ambiental - SGA. 
Alternativas:
A auditoria de Sistema de Gestão Ambiental \u2013 SGA, deve ser conduzida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), já a auditoria de Certificação Ambiental, deve ser conduzida pelo MAPA e IBAMA.
A auditoria de Sistema de Gestão Ambiental \u2013 SGA, deve ser conduzida por uma organização contratualmente independente da empresa, de seus fornecedores e clientes e que seja credenciada por órgão específico.
A auditoria de Certificação Ambiental, deve ser conduzida por uma organização contratualmente independente da empresa, de seus fornecedores e clientes e que seja credenciada por órgão específico.
A auditoria de Certificação Ambiental, deve ser conduzida pelo MAPA e IBAMA, além de uma auditoria de Sistema de Gestão Ambiental \u2013 SGA, conduzida internamente pela própria empresa.
Não há diferenças entre as auditorias.
Código da questão: 11468
A Auditoria Ambiental é uma ferramenta que possui diversos procedimentos, assinale a alternativa que faz parte de um procedimento posterior ao da auditoria ambiental:
Alternativas:
A verificação dos documentos da organização auditada com as leis e normas ambientais vigentes
A verificação do cumprimento das condições estabelecidas nas licenças ambientais
A identificação de possíveis acordos e compromissos, tais como recuperação de áreas degradadas ???
A aplicação de punição pelo órgão fiscalizador ?????
A identificação da legislação ambiental federal, estadual e municipal, bem como das normas ambientais vigentes aplicáveis à instalação da organização auditada
Código da questão: 11864
A NBR ISO 19011:2002 também propõe princípios, procedimentos e técnicas de auditoria para uma melhor orientação aos auditores e unificação dos procedimentos, sugerindo: técnicas de amostragem, coletas de informação, programação e controle das atividades. Entre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que vai contra estas observações:
Alternativas:
Coletar informações através de entrevistas eficazes, escutar, observar e analisar criticamente documentos, registros e dados
Verificar a precisão das informações coletadas
Priorizar e enfocar assuntos de importância
Realizar a auditoria dentro da programação acordada
Entender a conveniência e consequências sem adotar técnicas de amostragem para auditar
Código da questão: 11667
A NBR ISO 19011:2002 aponta alguns parâmetros para a conclusão da auditoria. Assinale a alternativa que faz parte de um dos procedimentos da conclusão de auditoria:
Alternativas:
Elaboração do cronograma de auditoria
Aprovação e distribuição do relatório de auditoria
Monitorar o desempenho e eficácia do projeto de auditoria
Planejamento da auditoria
Seleção das equipes de auditoria
Código da questão: 11807
A ABNT NBR ISO 19011:2002 aponta alguns critérios que o auditor tem que seguir, assinale V se a afirmação for verdadeira e F se a afirmação for falsa.
( ) Quando o auditor verificar uma conformidade deverá comunicar para o responsável da organização auditada.
( ) O resultado da auditoria deverá ser com base no trabalho de campo, independente de evidências.
( ) Ter sigilo sobre os fatos encontrados.
( ) Comunicar as falhas verbalmente ao responsável.
( ) Emitir o Relatório de Conclusão somente após verificar todas as evidências
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:
Alternativas:
F, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, V, F, F, V
V, V, V, F, F
V, V, V, V, V
Código da questão: 11903
Em relação à reconstrução histórica realizada pelo auditor, podemos elencar diversas atividades. Assinale a alternativa contendo uma destas atividades:
Alternativas:
Levantamento do histórico de atividades
Coleta das evidências de campo
Checagem do Alvará de Funcionamento
Checagem da matrícula
Checagem do lay-out da unidade
Código da questão: 11636
A NBR ISO 19011:2002 menciona cinco princípios que objetivam nortear os auditores no exercício das suas atividades. Assinale a alternativa correta, contendo estes princípios:
Alternativas:
Persistência, Confiança, Agilidade, Praticidade e Abordagem Baseada no Senso Comum.
Conduta ética; Apresentação justa; Cuidado profissional; Independência e Abordagem baseada em evidências.
Conduta moral; Obediência às leis; Consciente; Dependente e Abordagem baseada no tato.
Nenhuma das alternativas está correta.
Comunicação comercial; Apresentação justa; Aparência; Confidencialidade com os clientes e Abordagem teórica.
Código da questão: 11764
Considerando o ciclo de controle do PDCA (Plan, Do, Check, Action) de uma certificação:
( ) Agir
( ) Verificar
( ) Planejar
( ) Executar
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a ordem do processo de uma certificação:
Alternativas:
4, 3, 2 e 1
1,3, 4 e 2
1, 2 ,3 e 4
4, 3, 1 e 2
2, 3, 4 e 1
Código da questão: 11806
Dentre as obrigações do auditor ambiental, está a identificação e documentação das condições ambientais. Assinale a alternativa contendo o objetivo desta atividade.
Alternativas:
Concluir o processo evidenciando o nível da qualidade ambiental e demonstrar aos acionistas o potencial de investimentos na organização.
Planejar a qualidade ambiental, prevendo os riscos à saúde humana e ao meio ambiente de modo a atender a legislação vigente e por consequência conseguir a licença ambiental.
Fornecer subsídios que indiquem as alterações na qualidade ambiental que possam comprometer a saúde humana e o meio ambiente, bem como determinar o grau de conformidade em relação às regras.
Emitir relatório ambiental, evidenciando os investimentos em infraestrutura e tecnologia, capazes de reverter o cenário ambiental.
Focar o processo da qualidade ambiental, prevenindo os custos prejudicais à saúde organizacional e garantindo os salários dos trabalhadores das linhas de produção.
Código da questão: 11709
Considere a seguinte afirmação:
"As auditorias ambientais são importantes ferramentas para o controle gerencial."
Assinale a alternativa, contendo a melhor justificativa para esta afirmação.
Alternativas:
As auditorias ambientais fazem parte da estrutura organizacional e focam o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho, mapeando a rede de esgotos, o tratamento da água que consomem, os alimentos ingeridos no restaurante da empresa e o ar que respiram no local de trabalho.
As auditorias ambientais identificam falhas e possíveis erros, que poderão, por meio da verificação dos resultados, determinar ações corretivas e preventivas, bem como tomar decisão sobre eventuais investimentos, visando à melhoria contínua do desempenho ambiental e qualitativo em busca da preservação do meio ambiente.
As auditorias ambientais focam o balanceamento entre o que é politicamente correto e economicamente viável, visando sempre a otimização de recursos naturais para preservação da flora e fauna.
As auditorias ambientais identificam custos que poderão prejudicar o resultado financeiro da organização e determina ações corretivas e preventivas, para ajuste financeiro e continuidade dos programas ambientais, visando sempre o melhor resultado para a preservação do meio ambiente.
As auditorias ambientais são instrumentos políticos de uma organização que norteiam os valores organizacionais, determinando os resultados operacionais, bem como o resultado de investimentos, visando sempre o máximo lucro e o desempenho organizacional em busca da preservação do meio ambiente.
Código da questão: 11615