Buscar

Av2 - Pedagogia - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Ao estudarmos a história da humanidade, podemos verificar que ela é composta por Heróis e Vilões, pessoas que se destacaram pelo seu comportamento. Porém, este fato não se estende as Pessoas com Necessidades Especiais, pois, a elas a história nem se refere. Assinale abaixo a alternativa que indica o porquê, na Antiguidade as Pessoas com deficiência não eram citadas.
a)A humanidade tinha muito respeito pelas pessoas com Necessidades Especiais.
b)A humanidade institucionalizava as pessoas com Necessidades Especiais
c)A humanidade exterminava as pessoas com Necessidades Especiais.
d)As famílias escondiam as pessoas com Necessidades Especiais.
2)Historicamente sabemos que a Educação Especial sustenta-se em três paradigmas, sendo eles: o paradigma da institucionalização, o paradigma do serviço e o paradigma de suporte. Assinale abaixo A afirmativa que indica ser o Paradigma da Institucionalização.
a)No paradigma da institucionalização a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser mais normal possível para ser aceita na sociedade.
b)No paradigma da institucionalização a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser isolada em asilos e hospitais, pois, era uma ameaça a sociedade.
c)No paradigma da institucionalização a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser incluída na sociedade tendo assim seus direitos de cidadão garantidos.
d)No paradigma da institucionalização a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser integrada na sociedade adaptando-se as exigências da sociedade.
3)Arthur tem 8 anos, é portador de deficiência auditiva e frequenta o 3º ano do Ensino Fundamental. A fim de contribuir com a sua aprendizagem, a escola de Arthur precisa ter atitudes inclusivas. Assinale abaixo a alternativa que indica ser uma atitude inclusiva.
a)A professora de Arthur solicita que os demais alunos ajudem Arthur nas atividades.
b)A professora de Arthur para se comunicar com o aluno, fica fazendo mímicas para o Aluno.
c)A professora de Arthur faz atividades diferenciadas para ele, pois, acredita que ele não consegue acompanhar os amigos.
d)A professora de Arthur solicitou da escola um interprete de Língua Brasileira de Sinais a fim de favorecer a sua comunicação.
4)Maria Clara possui deficiência visual e frequenta o 5º ano do Ensino Fundamental, a fim de garantir a sua permanência com sucesso na escola, é preciso que sua escola tenha uma postura inclusiva. Diante desta afirmativa assinale a alternativa que contém a resposta correta.
a)A Escola de Maria Clara garante a ela o mesmo tempo de realização da prova a fim de garantir a igualdade de direitos.
b)A Escola de Maria Clara Garantir garante o mesmo tempo de produção textual que os demais alunos, a fim de não privilegiar Maria Clara.
c)A Escola de Maria Clara garante que os seus livros sejam escritos em Braille a fim de permitir seu acesso ao mundo letrado.
d)A Escola de Maria Clara acredita que sua família é que precisa dar o apoio necessário as necessidades da Aluna.
5)É sabido a todos que com a chegada da Educação Especial a humanidade voltou seu olhar para as pessoas com necessidades especiais e várias deficiências que até então não eram conhecidas passaram a ser diagnosticadas. Assinale abaixo o nome da seguinte deficiência: ".... é uma anormalidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave. Aparece tipicamente entre o nascimento até os 18 meses. Caracteriza-se por severos problemas de comunicação e na conduta por uma incapacidade de relacionar-se com as pessoas de maneira 
a)Deficiência Auditiva
b)Deficiência Física
c)Deficiência Visual
d)Autismo
Respostas: Av2 
1 c
2 b
3 d
4 c
5 d

Outros materiais