Buscar

Exercicios Respostas - Geologia P2

Prévia do material em texto

O basalto, como sabemos, é uma rocha magmática extrusiva e bastante fraturada. Com isso, seu uso em obras civis em zonas submetidas a ação das marés é muito perigoso, visto que a água penetrará nas fraturas e, com seu congelamento, intemperizará a rocha. Esse intemperismo pode provocar quedas de blocos (?)
Negativa, pois as raízes, por natureza, tendem a crescer, com isso seu crescimento dentro das fraturas, fraturará ainda mais o maciço rochoso.
Intemperismo, é
O basalto é mais susceptível ao intemperismo quando comparado ao granito, porque como já visto, o basalto é uma rocha ígnea extrusiva, afanítica e, além disso, é fraturado. Já o granito é uma ígnea intrusiva em que os minerais já estão bem formados, com isso, é uma rocha mais resistente quando comparado ao basalto, logo menos susceptível ao intemperismo.
O calcário: pq ocorre a carbonetação (dissolução) além disso é composto basicamente por calcita, o mineral que é menos estável. 
folhelho: possui granulometria muito fina, além da sua habilidade de absorver água
Diabasio porque é fraturado por natureza
Daqui a cem anos, a construção não existirá mais nas regiões chuvosas e frias devido ao intemperismo químico e físico do calcário. Já nas regiões de clima árido e quente a construção estará desgastada devido ao tempo, mas firme.
O solo residual é resultado do intemperismo da rocha alterada e da rocha sã. Já o solo transportado é proveniente de erosão, transporte e deposição de solos pré-existentes.
Talús é formado pelo processo de transporte por gravidade em encostas, predomínio de blocos grandes no solo. 
Coluvião é constituído por depósitos de material solto, encontrados no sopé de encostas e que foram transportados pela ação da gravidade ou, simplesmente, material decomposto.
Alúvio é constituído por material erodido, retrabalhado e transportados pelos cursos d' água e depositados nos seus leitos e margens, ou ainda em fundos e margens de lagoas e lagos, sempre associados à ambientes fluviais.
O solo lateritico é localizado no horizonte B. Este um solo é homogêneo e avermelhado.
O solo saprolitico = solo saprolito, localiza-se no horizonte C. É um solo heterogêneo, com pedaços de rochas oriundas da rocha sã.
Vale ressaltar que, o solo laterítico por ser homogêneo é mais resistente que o saprolítico.
 Erosão laminar
Ravina é definida quando a erosão escava o solo a uma profundidade suficiente para criar um caminho preferencial para escoamento. Esse tipo de erosão é de difícil crescimento de vegetação.
As voçorocas surgem quando as ravinas atingem profundidade suficiente para alcançar o lençol freático. Em seguida, o solo absorve a água do lençol e o transporta pelos canais de drenagem, formando as voçorocas.
Processos endôgenos: terremoto, vulvanismo, etc.
Processos exôgenos: clima, água, ar, ação do homem, etc.
 O movimento de massa é proveniente da ação da gravidade, água.
Queda de bloco, ocorre quando há o vencimento do atrito em fraturas ou na superfície de contato dos clastos que caem pelo próprio peso. Formam deposito de blocos e de talus.
Escorregamento ocorre devido ao cisalhamento ao longo de superfícies planas ou curvas com descontinuidade físicas definidas. Plano – resulta em falhas normais de alta encosta. Curva – resulta em depósitos dobrados de baixa encosta.
Corrida – fluxo viscoso (presença de H2O) descendente com frente rochosa de grandes blocos seguida por um rio de 50% de volume detrítico. Alto poder destrutivo.
Rastejo – processo bem lento, camadas são entortadas. OCORRE AONDE?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes