Buscar

Fichamento - Quem manda, Por que manda, Como manda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Isabella Leite Santos
R.A. : 21501145
Turma: C
Texto: RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 13-31 (caps. 1 e 2). (05/03)
O autor discute a definição de política, quem faz política e como ela é feita. Ribeiro começa questionando se a política realmente é apenas o exercício do poder. Segundo ele, essa definição é muito restrita, pois o poder é algo muito complexo.
Tal texto, defende que, primeiramente para existir o poder ele deve ser exercido e também alega que o poder não é apenas "a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas"* como definem os americanos.
Porém, o autor diz que ambas as definições de política e poder previamente citadas embora sejam restritas, ajudam a concluir que se alguém quer influenciar o comportamento de alguém é por que tem um interesse por trás. Seja ele econômico, religioso, entre outros. E para conseguirmos alterar tal comportamento temos que tomar uma decisão que realmente influencie nessa mudança.
Conclusão, a política acontece quando o interesse é alterado em objetivos e tais objetivos são sucedidos de decisões feitas e realizadas. Ou seja “a política tem a ver com quem manda, por que manda, como manda."**
Insiste ainda no fato de que a política é uma arte, e uma profissão que organiza a vida em sociedade. "A profissão dos que se dedicam a influenciar”. ***
Posteriormente ele demonstra a importância do não alienamento político. Pois a política está totalmente imersa em nossas vidas, em cada detalhe, seja ele no seu ambiente escolar, doméstico ou de trabalho. Todos nossos bens são obtidos por meio de processos políticos. E quando alguém se define “apolítico” é porque esse indivíduo não acha que as coisas estão tão ruins assim e lhe é mais cômodo apenas ignorá-la.
Ou seja, querendo ou não, nossas vidas são cercadas pelo processo político, e nosso modo de vida e ideologias são inteiramente influenciadas pela política.
* RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 9
** RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 10
*** RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 11

Outros materiais