Buscar

Trabalho de economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Economia têm dois setores e sendo assim tendo dois elementos que compõe este cenário econômico: as famílias e as empresas. Famílias gastam toda a sua renda no consumo de bens e serviços que essas empresas produzem. As empresas produzem bens e serviços para atender as necessidades dessas famílias. Torna-se uma economia fechada pois ela fechada por que ela não delibera formação de capital. A formação de capital para uma economia é extremamente importante pois ela ajuda nas relações de investimento e poupança, são duas coisas distintas, poupança é parte da renda que é guardada e que a partir de um determinado momento em função de um quantitativo que a pessoa tem, pode vir a investir esse capital e isso é importante no fluxo da economia como um todo pq a maioria das pessoas pensam que este investimento acontece no mercado financeiro, investimento é uma forma mais ampla mais irrestrita que permita aos empresários podem investir em bens de capital que são bens que vão permitir a geração de outros bens que gera acumulo de capital. 
Quando a economia está em equilíbrio é possível dentro de dentro de uma relação de estabilidade que a partir de ceteris paribus, tudo o mais constante que essa economia possa ser atrativa no intuito de fazer com que os empresários vão investir mais e melhor no processo econômico mas para isso eles precisam ter essa noção de poupança e investimentos do país. 
Uma economia a dois setores não é bom para a economia por ser ela fechada e com isso um fluxo estacionado e não é bom pois a economia não cresce ela não evolui. 
A partir de um determinado momento as famílias começam a ter noção da importância de bens e serviços, mas acima de tudo da importância da poupança e de investimento. É inerente ao ser humano a necessidade de crescer e desenvolver da mesma forma que as empresas elas são conhecidas como organismos abertos pq trocam com o ambiente ao qual elas estão inseridas e essa troca que permite crescer e evoluir adotar novos sistemas novas possibilidades de desempenhar o seu papel no mercado é só isso que permite a empresa a crescer, no ambiente macroeconômico ela está inserida ela troca ela interfere em outras empresas e é interferida.
Poupança parcela da renda nacional macroeconomia não consumida no período da renda gerada através de salários aluguéis juros e lucros. Só salário não é renda, mas é preciso entender que do salário que se é pago os aluguéis juros lucros etc e por isso o imposto de renda. 
Poupança é igual a renda nacional menos o consumo agregado. 
Investimentos é produto nacional menos o consumo agregado. 
Bens de investimentos não são consumidos fazendo parte da produção e tem como objetivo aumentar a riqueza da nação isto é a sua capacidade produtiva alavancando a economia com bens de capital gerando emprego e renda 
Estes países ditos países desenvolvidos eles tem uma taxa de acumulação de capital alta pq refletem a necessidade de investimento o cidadão nasce coma característica de pensar no futuro e consequentemente quando crescem já estão com essa formação. 
Economia a dois setores com formação de capital já se inicia um desenvolvimento da poupança e do investimento na medida que essa economia vai se abrindo ela parte para uma abertura maior que é a visão do setor público onde na realidade nós temos inúmeras referencias a este processo, na nossa economia o setor publico, o governo, união estados e municípios eles tem uma parcela importante de contribuição na economia eles tem uma interferência na economia que quando o governo compra eles estão fomentando a economia.
O governo é um bom gestor como exemplo as privatizações na década de noventa, não estamos falando a relação politica e sim da relação econômica vibrante a ponto de se desenvolver que fez com que hoje tenhamos maquinas e equipamentos que atendam as nossas necessidades.
Modelo clássico da economia sempre defendeu a liberdade de mercado, 1870 e 1910 a oferta gera demanda os caras entendiam que poderia haver uma mão invisível na relação de oferta e procura. Marshall e Smith. Acreditava-se q neste período a economia estava em pleno emprego e a consequência disso tanto a oferta como a demanda estabelecerem uma relação de ajuste entre elas. A máxima que foi criada é:
OFERTA DO PONTO DE VISTA DO MODELO CLÁSSICO A OFERTA CRIA E GERA A SUA PRÓPRIA DEMANDA que é automaticamente a visão da microeconomia. 
A filosofia do liberalismo econômico o mercado sozinho ele é independente sem ou poucas intervenções do governo o estado levaria a situação de pleno emprego, havendo uma mão invisível ou não.
Modelo kenesyano teoria do emprego do juros e da moeda de Keynes ele estabeleceu que a demanda gera a oferta na visão dele e pelos estudos que ele entende que o estado tem que intervir na economia para gerar a tal oferta com esses ajustes macroeconômicos incorpora esses ajustes na economia. Estado representativo de forma a ajudar desembolsar de forma a fazer as industrias se estabilizarem e assim fazer a demanda a determinar a própria oferta.
Demanda reprimida durante décadas o povo brasileiro não podia causar impacto no consumo em função da inflação falta de moeda salários baixos e quando começamos a entender o que era ter dinheiro gastamos demais e nos endividamos. 
Necessidades que as empresas e o governo tem conjuntas o governo quer arrecadar impostos então o surgimento de novos negócios novas empresas. A gente tem na nossa balança comercial uma diferença brutal a gente exporta comodites e a gente compra maquinas e equipamentos e deveria ser o inverso ou mais equiparado pois falta investimentos tecnologia aplicada.

Outros materiais