Buscar

AV-1 - ESTÁCIO - Direito Processual do Trabalho - 2015-1 - CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
AV-1 semestre 2015.1 - corrigida 
QUESTÕES OBJETIVAS:
01)	A Lei n.º 5010/1966, Art. 62, Inciso I, considera "feriados na Justiça Federal, inclusive nos tribunais os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro, inclusive. Na ótica do Tribunal Superior do Trabalho, o prazo para apresentação de recurso de revista, que se inicia três dias antes do início do recesso forense, deve ser contado do seguinte modo: 
a)	o prazo retoma sua contagem, desde o início, no primeiro dia útil após 	o fim do recesso.
b)	o prazo retoma sua contagem de onde parou, no primeiro dia útil após o 	fim do recesso. (Súmula 262 ST)
c)	o prazo continua a ser contado, prorrogando-se apenas o seu termo final 	para o primeiro dia útil após o fim do recesso.
d)	o prazo se encerra ao atingir seu termo final, em razão da possibilidade 	de se cumprir o prazo por peticionamento eletrônico.
02)	Pedro trabalhou por um ano em Goiânia/GO e quatro anos em Varginha/MG. Ao ser dispensado, retornou para Goiânia, onde ajuizou ação trabalhista em face do ex-empregador. Na audiência, foi apresentada exceção de incompetência em razão do lugar, a qual foi acolhida pelo juiz, que determinou a remessa dos autos para o TRT/GO.
Dessa decisão, Pedro
a)	poderá interpor agravo de instrumento, porque a remessa dos autos 	equivale ao trancamento da ação, dada a hipossuficiência do 	empregado.
b)	poderá interpor recurso ordinário. (Súmula 214, c TST)
c)	poderá impetrar mandado de segurança.
d)	nada poderá fazer, por se tratar de decisão interlocutória, que é 	irrecorrível na Justiça do Trabalho.
03)	Jorge, que presta serviços a uma companhia aérea na China, é autor de um processo em face da Viação Brasil S/A, sua ex empregadora. Na data da audiência, Jorge estará, comprovadamente, trabalhando na China.
Considerando que Jorge tem interesse no desfecho rápido de seu processo, deverá
a)	requerer o adiamento para data próxima.
b)	dar procuração com poderes específicos ao seu advogado para que este 	o represente.
c)	fazer-se representar por outro empregado da mesma profissão ou pelo 	seu sindicato. (Art. 843, § 2º CLT)
d)	deixar arquivar a demanda e ajuizar uma nova.
04)	Plínio, empregado da Padaria Pão Bom Ltda., insatisfeito com o trabalho, procurou seu empregador pedindo para ser mandado embora. O empregador aceitou a proposta, desde que tudo fosse realizado por intermédio de um acordo na Justiça do Trabalho, motivo pelo qual foi elaborada ação trabalhista pedindo verbas rescisórias. No dia da audiência, as partes disseram que se conciliaram, mas o juiz, ao indagar Plínio, compreendeu o que estava ocorrendo e decidiu não homologar o acordo.
Para a hipótese, assinale a opção correta.
a)	Plínio deverá impetrar Mandado de Segurança para obter a 	homologação do acordo.
b)	A homologação do acordo é faculdade do juiz, que poderá não 	homologá-lo. (Súmula 418 TST)
c)	Sendo a conciliação um princípio do processo do trabalho, deverá o 	processo ser remetido para outra Vara para homologação por outro juiz.
d)	Plínio deverá interpor reclamação correicional para obter a homologação 	do acordo.
05)	Em outubro de 2013, Gilberto ajuizou ação contra a empresa CSC Computadores Ltda., na qual ainda trabalha, postulando o pagamento de vale-transporte de 2 meses e o ticket refeição de 3 meses. O juiz julgou procedente o pedido e, para tanto, valeu-se da Lei nº 7.418/85 (Lei do Vale-transporte) e da análise da norma coletiva da categoria do autor, que, na cláusula 8ª, garante o benefício da alimentação. A sentença foi prolatada de forma líquida, no valor total de R$ 657,00, mesmo valor de alçada arbitrado na audiência.
Diante do que prevê a Lei, assinale a afirmativa correta.
a)	Desta sentença não caberá recurso, tendo em vista a matéria discutida, 	bem como por se tratar de causa de alçada exclusiva da Vara.
	(Lei 5.584/77, Art. 2º, §§ 3º e 4º)
b)	Caberá recurso de apelação, já que a Constituição Federal garante o 	duplo grau de jurisdição.
c)	Caberá recurso ordinário, no prazo de 8 dias, por qualquer dos litigantes.
d)	Por envolver análise de Lei Federal, a sentença deve ser submetida ao 	duplo grau de jurisdição obrigatório.
06)	Conforme normas legais que regulam a matéria, a competência da Justiça do Trabalho exclui a análise e o julgamento de ações:
a)	penais para apuração de crimes contra a organização do trabalho, 	incluindo trabalho escravo e trabalho infantil irregular. (A questão trata 	da competência da Justiça do trabalho em razão da matéria e da pessoa que está 	prevista no artigo 114 da CF/88. Entre as competências acima, a única que não faz 	parte são os crimes contra a organização da Justiça do Trabalho, previstos nos artigos 	197 ao 207 do Código Penal, que são da competência da Justiça Federal.)
b)	oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público 	externo e da administração pública direta e indireta da União, dos 	Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
c)	relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores por 	órgãos de fiscalização das relações de trabalho.
d)	de indenizações por danos morais e também danos materiais ou 	patrimoniais, decorrentes da relação de trabalho.
QUESTÕES DISSERTATIVAS:
07)	Antonio ajuizou ação trabalhista contra a empresa Beta Ltda., que presta serviço à empresa Gama S.A., arrolando, no pólo passivo, ambas as empresas. À audiência compareceram Antonio, os prepostos de ambas as empresas e um advogado para cada parte. Prolatada a sentença, a empresa Gama S.A. interpôs recurso ordinário no prazo de dezesseis dias, utilizando-se da prerrogativa prevista no art. 191 do CPC, de que havia litisconsórcio passivo com procuradores diversos. Considerando que o prazo do recurso ordinário é de 8 (oito) dias, responda, de forma justificada, se o recurso foi interposto no prazo legal.
	Resposta: 	Embora o Art. 191 do CPC preveja o paro em dobro para 				interposição de recurso caso haja litisconsortes, fato é que 				o direito processual do trabalho não agasalhou este 					dispositivo, pois fere seu princípio da celeridade, que rege 				os processos na justiça laboral. Este é o entendimento da 				OJ n.º 310 da SDI-1 do TST, que deverá prevalecer, uma 				vez que o CPC aplica-se ao direito processual do trabalho, 				apenas de forma subsidiária.
08)	Manoel moveu ação trabalhista contra a empresa Gama, sob o rito do procedimento sumaríssimo. Contudo, ao formular o pedido, o advogado de Manoel não indicou os valores das verbas pleiteadas, limitando-se a afirmar nos pedido o termo “a apurar”. Considerando o caso hipotético em apreço, redija um texto, de forma justificada, acerca de como deve proceder o juiz nessa situação.
	Resposta:	Por força do disposto no Art. 852-B da CLT, é obrigatória a 				inclusão do valor da causa na petição inicial no rito 					sumaríssimo, pedido certo e determinado. Logo, no caso 				em tela, por estar faltando o valor vinculado ao pedido, o 				juiz deverá conceder prazo de 10 dias para que o 					reclamante possa emendar a inicial, sob pena de extinção 				do processo sem resolução do mérito.
09)	DEMÉTRIO ajuizou reclamação trabalhista pleiteando o pagamento de multas previstas no instrumento normativo de sua categoria, cujo destinatário é o empregado lesado, em virtude do descumprimento, pelo empregador, da quitação do adicional de 50% sobre as horas extras e do acréscimo de 1/3 nas férias. Em contestação, a reclamada sustentou que tais multas eram indevidas porque se tratava de meras repetições de dispositivo legal, sendo que a CLT não prevê multa para o empregador nessas hipóteses. Adiciona e comprova que, no tocante à multa pelo descumprimento do terço de férias, isso já é objeto de ação anterior ajuizada pelo mesmo reclamante e que tramita em outra Vara, atualmente em fase de recurso.
Informe que fenômeno jurídico processual ocorreu em relação ao pedidode multa pela ausência de pagamento do terço das férias
(CASO DA COLETÂNEA)
	Resposta:	O fenômeno jurídico que ocorreu em relação ao pedido de 				multa foi o de LITISPENDÊNCIA, com fulcro no Art. 301, §§ 			1º e 3º do CPC.

Outros materiais