Buscar

AV2 orga. saudes publicas sofiia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: SDE0133_AV2_201201141966 » ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9010/C
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 20:08:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201201330309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
		
	
	Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	 
	Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
	
	O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
	
	A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201390350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
		
	 
	um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
	
	uma dimensão psíquica, social e comportamental da atual, não está relacionada ao ambiente em que se vive
	
	um bem-estar físico, que não transcende a ideia de formas sadias de vida na direção de um bem-estar coletivo
	
	um estado de completo bem estar físico, mental, ambiental e a ausência de doenças crônicas
	
	um estado de completo bem estar físico, espiritual e social e também a ausência de doença ou enfermidade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201217560)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a NORMA OPERACIONAL DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE (NOAS 01/01) para que ocorra o aprofundamento do processo de descentralização, deve-se ampliar a ênfase nos seguintes princípios doutrinários e organizativos do SUS:
		
	 
	equidade e regionalização.
	
	equidade e hierarquização.
	
	universalidade e participação popular.
	 
	integralidade e participação popular.
	
	integralidadee e hierarquização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201330363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
		
	
	III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia).
	 
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	
	II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália)
	
	13ª Conferência Nacional de Saúde
	
	IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201330354)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
		
	
	Difteria
	
	Tuberculose
	 
	Varíola
	
	Cólera
	 
	Malária
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201305175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O documento que será revisado anualmente com base nas necessidades de saúde da população e baseado nos princípios do sistema único de saúde e tem como objetivo o enfrentamento e superação das dificuldades e o avanço para consolidação do Sistema Único de Saúde é:
		
	
	PLANO REGIONAL DE SAÚDE
	
	PACTO PELO SUS
	
	PACTO INTERGETORES
	 
	PACTO PELA VIDA
	
	PLANO DIRETOR REGIONAL
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201217456)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Constituição de 1988 aprovou os mais importantes princípios da Reforma Sanitária. Criou o SUS. Cite e conceitue os princípios doutrinários do SUS.
		
	
Resposta: UNIVERSALIDADE: saude é um direito de todos e dever do estado INTEGRALIDADE: tratar o individuo como um todo, de forma integral, de acordo com sua necessidade. EQUIDADE: tratar com desigualdade os desiguais.
	
Gabarito: Universalidade - Garantia de atenção à saúde por parte do sistema a todo e qualquer cidadão. Neste sentido, o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais Equidade - Assegurar ações e serviços de todos os níveis, more o cidadão onde morar. Todo cidadão é igual perante o SUS. O objetivo da eqüidade é diminuir desigualdades. Mas, isso não significa que a eqüidade seja sinônimo de igualdade. Apesar de todos terem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades diferentes. Eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades reais da população a ser atendida. A eqüidade é um princípio de justiça social. Integralidade - Cada pessoa é um todo indivisível. O princípio da integralidade significa considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Ao mesmo tempo, o princípio da integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, como forma de assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201244495)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo".O que é o HumanizaSUS e seus objetivos. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2o semestre letivo de 2010 e 1o semestre letivo de 2011 - CURSO de ENFERMAGEM)
		
	
Resposta: HumanizaSus é poder atender o cliente de acordo com sua necessidade,e assim ate mesmoo cliente poder se envolver mais na situação da sua saude e adquirir formas e medidas de prevenção da sua saude. Onde independente de situação financeira, raça, todos terão acesso ao SUS e aos seus beneficios.
	
Gabarito: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadorese as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201244485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde QualiSUS, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Busca um tendimento acolhedor e resolutivo, baseado em critério de risco.
	 
	Política que busca prestar atenção à saúde de maneira mais digna e humanizada e desenvolver uma prática segura e ética, com maior resolutividade em todos os níveis de assistência prestada à população
	
	Busca a redução nas filas e o tempo de espera.
	
	Busca informar os usuários quem são os profissionais que cuidaram de sua saúde.
	
	Política que visa prestar uma atenção integral, com responsabilidade e vínculo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201389675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Departamento de Informática do SUS passou a integrar a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa em 2011, conforme Decreto nº 7.530 de 21 de julho de 2011. A informatização das atividades do Sistema Único de Saúde é fundamental para a descentralização das atividades de saúde, por isso foi criado o Departamento de Informática do SUS chamado:
		
	
	SIAB
	
	SINASC
	 
	DATASUS
	
	CNES
	
	SNIS
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 17/11/2014 até 02/12/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais