Buscar

trabalho de direito do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Vale do Jaguaribe.
Disciplina: Direito do trabalho.
Professor: Marcelo Ellery.
Aluno: Nelson Rodrigues Alves de Souza.
3º período RH / noite
Principio da dignidade humana:
A dignidade da pessoa humana constitui principio, fundamento e objetivo do Estado Brasileiro. E o valor supremo sobre o qual se edifica a sociedade Brasileira. Forçoso asseverar, então, que o principio da dignidade humana permeia todos os ramos do direito. “Mauricio Godinho Delgado”.
Direito a dignidade, nosso maior direito que sendo respeitado e praticado não só nos fortalece e nos edifica como nos torna cidadãos melhores. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da proteção:
O direito do trabalho cria uma teia de proteção ao hipossuficiente, criando uma vantagem jurídica que procura atenuar a desigualdade existente no plano fático, uma vez que o empregador e o polo economicamente e politicamente mais forte da relação de emprego. “Mauricio Godinho Delgado”.
Busca trazer equidade na relação entre empregador e empregado, haja vista que o empregado e a parte mais fraca desta relação, ou seja, o principio visa atenuar o desequilíbrio econômico/financeiro entre as partes. “Marcelo Ellery”.
O principio da proteção fortalece e garante igualdade ao empregado bucando o equilíbrio entre empregado e empregador. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da norma mais favorável:
Ao aplicar o direito deve-se ter em conta não o interesse individual, mais coletivo da classe. Portanto, o aplicador do direito deve, ao utilizar o critério da norma mais favorável, seguir um critério objetivo que leve em conta o interesse coletivo, mesmo que em detrimento do individual. “Mauricio Godinho Delgado”.
Tem como primazia utilizar a norma mais favorável ao empregado, ou seja, devera ser aplicada, no caso concreto, a norma (lei, convenção, acordo, contrato individual.) que beneficie o empregado. “Marcelo Ellery”.
“Prevalece sempre o coletivo de modo objetivo, seguindo todas as orientações dos acordos, contratos, convenções”.” Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da imperatividade das normas trabalhistas:
No direito do trabalho prevalece a natureza de normas imperativas, de modo a restringir a autonomia das vontades, sobretudo do trabalhador no contrato de trabalho. Decorre da natural diferença entre as partes no contrato, com o fim de preservação dos direitos fundamentais e social em fase do natural contingenciamento da vontade obreira. “Mauricio Godinho Delgado”.
As normas trabalhistas possuem caráter imperativo, ou seja, não pode haver alteração pela simples manifestação de vontade das partes. Este principio tem ligação direta com o principio da indisponibilidade. “Marcelo Ellery”.
O principio da imperatividade vem para salvaguardar a parte mais vulnerável do contrato, o trabalhador. Gerando a impossibilidade de firmar contrato em desconformidade com as normas trabalhistas “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas:
Ao trabalhador não e dado o direito de despojar-se dos direitos que lhe conferem o ordenamento jurídico e o contrato. “Mauricio Godinho Delgado”.
Este principio demostra que os direitos trabalhistas são irrenunciáveis, ou seja, por sua simples manifestação de vontade ele não poderá se desfazer das vantagens e proteção que lhes asseguram o contrato e as normas trabalhistas. Ressalta-se que em muitos casos o trabalhador não possui conhecimento das normas.” Marcelo Ellery”.
Este também e um dos princípios que vem para salvaguardar o trabalhador, que em grande maioria não tem o suficiente conhecimento da lei trabalhista, bem como não entende o contrato. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da inalterabilidade contratual lesiva.
Surgiu como adequação do principio geral do direito civilista “pacta sun servanda”, segundo o qual e pactuado por livre acordo de vontades deve ser fielmente cumprido pelas partes e de forma inalterada pelo tempo. “Mauricio Godinho delgado”.
Por esse principio entende-se que são vedadas alterações contratuais em desfavor do empregado. Ainda que a falta desta alteração venha a prejudicar a empresa. Caso haja alteração ocorrera “rebus sic stantibus”. “Marcelo Ellery”.
Garante plenamente o trabalhador no tocante ao contrato de trabalho, negando ao empregador qualquer alteração contratual sob pena de que seja revisto desde o inicio do contrato “rebus sic stantibus”. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da intangibilidade salarial:
O direito assegurará salário em valor/disponibilidade por ter caráter alimentar. Esta ligado ao principio geral da dignidade da pessoa humana. “Mauricio Godinho Delgado”.
Este principio visa proteger o salario do empregado, pois o salário possui natureza alimentar, de modo a assegurar seu valor, montante e disponibilidade em beneficio do empregado, ou seja, não pode o empregador suprimir o salario do empregado. “Marcelo Ellery”.
Garante integralmente o salario, sendo este de caráter alimentar e estar intrinsicamente ligado a dignidade do ser humano. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da primazia da realidade:
Segundo Godinho, e o contrato realidade. O operador deve atentar-se mais a intensão do agente do que a forma do que transpareceu a vontade. “Mauricio Godinho Delgado”.
A primazia da realidade significa que no direito do trabalha os fatos valem mais que a forma, ou seja, não importa o que aparenta ser, mas tão somente o que é. Para o direito do trabalho a palavra pode valer mais que o contrato escrito ou documentos redigidos e apresentados. “Marcelo Ellery”.
Principio que preza pela palavra do empregado, dando ao mesmo grande credibilidade. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.
Principio da continuidade da relação de emprego:
E interesse do direito do trabalho a permanência do vinculo, que gera integração do trabalhador a estrutura e dinâmica da empresa, como condição de cumprir a finalidade que e assegurar condições melhores de trabalho. “Mauricio Godinho delgado”.
A relação de emprego tem caráter continuo, ou seja, pressupõe que o contrato de trabalho é por prazo indeterminado haja vista que para o estado e de inteira importância que as pessoas estejam empregadas, pois como isso fomenta a economia nacional. ”Marcelo Ellery”.
Pela prioridade da permanência no emprego dado pelo estado esse principio e de grande valia ao empregado. “Nelson Rodrigues Alves de Souza”.

Outros materiais