Buscar

Revisão da prova fruto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão da prova 
Fruto- Fruto é o ovário maduro, que pode ou não conter partes florais persistentes. Em geral, classificam-se os frutos em: simples, múltiplos ou agregados, 
 de acordo com a disposição dos carpelos
A formação do fruto 
 Polinização Formação do tubo polínico Fecundação 
Classificações
 Simples 
Número de ovários envolvidos Agregados
 Múltiplos (Infrutescência)
Ainda temos as partes acessórias (1-Pono-maçã 2-Hipocarpo-Caju 3-Conocarpo-Morango) e Partenocarpia (Banana) 
 Seco
Natureza do pericarpo maduro Carnoso
 Deiscentes
Deiscência do Pericarpo Indeiscentes 
Relação ao ovário 
Frutos simples – derivados de um único ovário (súpero ou ínfero) de uma flor. Podem ser secos ou carnosos, uni a multicarpelares, sincárpicos, deiscentes ou indescentes na maturidade. Ex: cereja (Prunus, Rosaceae), tomate (Lycopersicum, Solanaceae).
Frutos agregados – derivados de muitos ovários de uma única flor (gineceu apocárpico multicarpelar), mais ou menos concrescidos. Ex: morango (Fragaria vesca, Rosaceae), framboesa (Rubus, Rosaceae) e na frutado-conde (Annona squamosa, Annonaceae).
Frutos múltiplos – derivados de ovários amadurecidos de muitas flores de uma inflorescência, que concrescem mais ou menos juntas numa só massa, formando uma infrutescência, Ex: amora (Morus nigra, Moraceae); abacaxi (Ananas comosus, Bromeliaceae); figo (Ficus carica, Moraceae).
Parede do fruto
Parede do fruto → pericarpo (parede do ovário maduro)
É dividido em 3 tecidos básicos sendo esses: epicarpo (ou exocarpo), mesocarpo e endocarpo mas sua presença pode ser diferente dependendo do fruto 
Epicarpo: é a porção mais externa do fruto, oriunda da epiderme externa do ovário.
 Mesocarpo: é a porção intermediária (entre o epicarpo e o endocarpo). Oriunda do parênquima do ovário. 
Endocarpo: é a camada mais interna, envolve a semente. Oriunda da epiderme interna do ovário.
 A consistência da parede do fruto determina a associação dos frutos em dois grupos básicos:
Secos. Podem ser deiscentes ou indeiscentes, com apenas uma ou com várias sementes. No caso dos frutos indeiscentes, os tegumentos do óvulo em sua maior parte desaparecem ou se fundem com o pericarpo.
Carnosos, em sua formação intervêm o pericarpo e as vezes tecidos extra carpelares e também placentas. São filogeneticamente mais novos. Podem ter casca (histologicamente diferenciada), como a laranja, ou não, como no tomate.
Frutos agregados e frutos múltiplos representam um conjunto de frutos simples, que podem então ser classificados de acordo com as suas características específicas.
Especificas sobre a deiscência
- Deiscência do Fruto - É o processo de abertura espontânea do fruto para liberar as sementes. A deiscência pode produzir-se através de orifícios circulares ou poros, ou por meio de fendas longitudinais ou transversais.
Frutos deiscentes: que se segmentam na maturação. (Se abre)
 Frutos indeiscentes: não se segmentam na maturação (Não se abre)
Os frutos secos
 Deiscentes Indeiscentes
Folículo 1. Aquênio, cipsela
Legume 2. Noz 
Lomento 3. Cariopse
Siliqua 4. Samara
Capsula
 Deiscentes 
Folículo: derivado de um único carpelo, abrindo-se pela sutura ventral do carpelo (1 fenda). É considerado o fruto mais primitivo. Forma-se a partir de um ovário súpero, unicarpelar, deiscência longitudinal simples, ao longo da sutura carpelar. Ex: Grevilea, Magnolia
Legume: derivado de um único carpelo. Abre-se tanto pela sutura ventral quanto pela nervura dorsal do carpelo (2 fendas). Fruto típico da família Leguminosae. Ex. Parapiptadenia rigida, angico.
Lomento: derivado de um ovário unicarpelar com segmentação transversal, onde cada segmento é monospérmico e disperso como uma unidade. Ex.: carrapicho (Desmodium, Leguminosae).
Síliqua – característica das Cruciferae. É derivada de ovário bicarpelar, abre-se em ambos os lados,resta uma porção central.. Ex.: mostarda, agrião (Nasturtium).
Cápsula: 2 a muitos carpelos fundidos, ficando seco na maturidade e abrindo de vários modos. 
Capsula Denticida: Abertura ocorre apenas no ápice
Capsula Pixidária: Ocorre uma separação transversal da parte apical da parede do fruto 
Capsula Poricida: Abertura ocorre em porros no ápice do fruto 
Capsula Septicida: Abertura ocorre ao longo dos septos 
Capsula Loculicída: Abertura ao longos do lóculo (Nervura principal de cada carpelo)
 Caspula Septifraga: Abertura ao longos do loculo deixando parte dos septos presos no centro do receptáculo 
 
Esquizocarpo: fruto pluricarpelar, originado de um ovário sincárpico, que ao chegar à maturidade se descompõe em porções chamadas mericarpos, que podem ser os carpelos ou parte do mesmo.
Indeiscentes
Aquênio – Fruto de pericarpo seco, unilocular (1 ou 2 carpelos), de ovário súpero ou ínfero, contendo uma só semente ligada ao pericarpo por apenas um ponto. Ex: girassol (Helianthus) e demais Compositae.
Noz – pericarpo seco e muito duro, contendo uma só semente livre do pericarpo. Ex: avelã, noz (Juglans, Juglandaceae), castanha-portuguesa (Castanea, Fagaceae).
Cariopse (ou grão) – fruto típico das Gramineae, com pericarpo adnato (unido) à testa da única semente em toda a sua extensão. Os grãos de milho (Zea mays), arroz (Oriza sativa), trigo (Triticum) são todos cariopses.
Sâmara – pericarpo seco com uma ou mais expansões laterais em forma de asa. Ex: Tipuana, araribá (Centrolobium)
Frutos Carnosos 
 
 Indeiscentes Deiscentes
 1.Baga 1. Variações de baga 
 2.Drupa 
Indeiscentes 
Baga – pericarpo carnoso, contendo geralmente várias sementes no interior(Polispérmico ). Ex: uva, (Vitis, Vitaceae), mamão (Carica, Caricaceae), maracujá (Passiflora, Passifloraceae).Mas raramente a baga pode conter uma única semente e exemplo é o abacate 
Bagas especiais 
Hesperídio: o epicarpo é coriáceo com numerosas glândulas oleíferas e o endocarpo é membranáceo e dividido em gomos, revestidos de pêlos sucosos na porção interna . Exemplo: laranja (Citrus sp. - Rutaceae). 
Pepônio: o fruto não apresenta septos e a camada externa (epicarpo) apresenta-se de coriácea até lenhosa. Este fruto origina-se de um ovário ínfero, com placentação parietal constituída de três placentas bifurcadas, que avançam para o espaço central. O pericarpo é carnoso e as sementes são embebidas em polpa sucosa. 
Drupa: apresenta o pericarpo com uma camada externa carnosa e uma pétrea. Geralmente é oriundo de ovário unicarpelar e monospérmico. O epicarpo é delgado, o mesocarpo carnoso e o endocarpo lenhoso. Este envolve a semente, estando fortemente aderido a ela, formando o chamado “caroço”.Exemplos: azeitona (Olea europaea - Oleaceae), manga (Mangifera indica, Anacardiaceae) e coco (Cocos nucifera - Arecaceae).
 Partes acessórias carnosas
Pomo - Derivado de um hipanto que envolve os carpelos (dois ou mais) e de ovário ínfero. O hipanto forma a porção carnosa e comestível . Exemplos: maçã (Malus domestica - Rosaceae) e pêra (Pirus communis - Rosaceae).
 
Pseudo-fruto- O pistilo é composto de dois ou mais carpelos, o ovário é súpero e o receptáculo ou o pedúnculo tornam-se carnosos localizado no tecido Hipocarpo (fig. 18). Exemplo: caju (Anacardium occidentale - Anacardiaceae). O fruto carnoso, excepcionalmente pode serdeiscente. Um exemplo típico é o melão-de-São Caetano (Momordica charantia - Cucurbitaceae) em que o fruto é de cor alaranjada, com sementes vermelho vivo. 
 
Conocarpo -Os frutículos derivam de um ovário com apenas um óvulo, logo, são monospérmicos, como por exemplo, framboesa (Rubus sp. - Rosaceae), onde o fruto agregado formase diretamente pela união das paredes das drupazinhas. Por outro lado, no morango (Fragaria sp. - Rosaceae) e no fruto da roseira (Rosa sp. - Rosaceae), o receptáculo é que une os frutículos. Tanto na rosa como no morango, os frutículos são do tipo aquênios.
Partenocarpia - É bastante comum a ocorrência de frutos sem sementes. Tais frutos são chamados partenocárpicos, O desenvolvimento do fruto partenocárpico pode ocorrer sem que a flor seja polinizada.

Outros materiais