Buscar

caso da gol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico é baseado no estudo de caso da empresa Gol Linhas Aérea surgida há dez anos, impulsionando o mercado brasileiro de aviação a se desenvolver, sempre apresentando processos, serviços e produtos inovadores e pioneiros. Utilizando o modelo de negocio de baixo custo e baixa tarifa (low-cost, low-fare) a companhia diminuiu as fronteiras democraticamente popularizando os serviços aéreos no Brasil e na America do Sul.
Atualmente a Gol opera com 23 aviões 737 em 258 vôos diários para 31 destinos do Brasil, alem de parcerias com empresas aéreas nacionais e estrangeiras. A companhia criou seu perfil baseando-se em empresas internacionais (benchmarking) como Southwest Airlines tendo como base a frota unificada, voo direto, e o serviço de bordo simples. Da Easy Jet a possibilidade de terceirização de muitas atividades e com a JetBlue e a Ryanair informatização das operações, essa ultima característica se tornou um grande diferencial para a empresa que criou um sistema de compra de passagens online diminuindo assim as despesas com funcionários e a necessidade de agentes de viagem. Sua principal missão é aproximar as pessoas com segurança e eficiência visando ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. Seguindo valores como: segurança, inovação, foco no cliente, orientação para resultados e sustentabilidade. Pretendendo agregar demanda, conquistando passageiros que busquem passagens econômicas atingindo assim uma fatia da classe B e C.
No decorrer desta analise perceberemos por que a Gol inovou seu modelo de negocio no mercado brasileiro, qual a importância da diminuição dos preços na vantagem competitiva, e a customização de serviços e produtos levando as estratégias do marketing a ser direcionadas ao perfil de cada consumidor.
companhia a trabalhar com o sistema low-cost,low-fare onde contabilizou bons resultados com sua estratégias de marketing,ressaltando assim a importância de uma boa comunicação tanto do marketing com a empresa como da empresa com o produto e o seu cliente ,afinal o marketing sozinho não é capaz de sustentar uma organização se esta não oferecer produtos de qualidade.Tornando- se fundamental a ligação entre as características da nova marca com seu produto ou serviço.Se a Gol não adotasse um boa estratégia de marketing, relacionando com seu perfil de baixo custo,e fazendo avaliação do retorno de cada investimento, mesmo com o padrão atual de serviços, dificilmente teria alcançado um bom posicionamento no mercado.
As atividades de marketing da Gol são direcionadas para resultados concretos e esta vinculada com o objetivo da organização que é a diminuição dos custos como investimentos pela internet, ações de marketing direto com clientes com presentes e brindes em datas comemorativas,patrocínios em eventos culturais e esportivos o que acaba promovendo a marca sem perder seu foco principal.O reflexo das empresas que a Gol tomou como referência, mostra que o preço é um diferencial de alta competitividade no mercado pois acaba atendendo a um determinado nicho de mercado, os consumidores sensíveis ao preço trazendo para o transporte aéreo classes B e C e alargando suas vantagens no ranking com as concorrentes como a Varig e a Tam que possuíam uma tabela de preços com valores muito maiores que o da Gol.
Outro método de alavancou o sucesso da empresa foi a venda de bilhetes pela internet atingindo 74% das vendas, afinal o consumidor hoje busca praticidade e conforto, ganhando tempo e poupando dinheiro alem claro do beneficio que traz a Gol com lucro redução de escala na produção e diferenciação de venda. Apesar de os concorrentes tentarem se adequar a este método a Gol continua líder de vendas pela internet e possui uma moderna tecnologia que permite vantagem em comparação com as outras.
Analisando os dados pode-se notar a falha da empresa no que tange o quadro de funcionários, sempre em buscar da redução de custos a mesma possui um numero de comissários com a quantidade mínima exigida para atender sua demanda de clientes, e nem todos são instruídos como os da concorrência. Os funcionários não recebem benefícios como plano de saúde e os diretores não possuem carro da companhia o que pode levar a desmotivação dos mesmos. Outra falha que percebemos foi o enfoque apenas no preço e no mercado alvo sensível ao mesmo, pois este mercado é formado por pessoas que buscam em sua maioria o lazer, ou seja, não viajam com tanta frequência, isso constitui um risco extra a empresa, enquanto o tráfego aéreo no Brasil cresce muito a mais de cinco anos consecutivos, e o excesso de passageiros transformou o caos em rotina nos aeroportos brasileiros, a Gol padece em meio a prejuízos milionários. A empresa criada em 2001 para ser a primeira low cost brasileira completou sua primeira década com o sabor amargo deixado pelas perdas de 710,4 milhões de reais apenas em 2011. Agora, a companhia corta seu quadro de funcionários, modifica sua estratégia e, às vésperas de 2014, reduz rotas para não desmoronar.
No decorrer dos últimos anos foi possível verificar que a GOL se afastou em alguns aspectos se comparada com sua proposta inicial de trabalho. Em primeiro lugar, na questão de preços, as tarifas atualmente não são necessariamente as mais baixas, sendo que algumas vezes se aproximam ou empatam com a sua principal concorrente TAM, tanto em trajetos quanto em horários.
A empresa que vinha com ótimos crescimentos desde o seu nascimento em 2001, andou fazendo um mau planejamento sobre seus planos futuros, a compra da VARIG, por exemplo, foi o principal motivo dessa perda do foco e dos prejuízos da empresa. Para tentar reverter as perdas, a Gol demitiu, cortou rotas, mudou novamente sua estrutura administrativa. Ricardo Khauaja, que ocupava a vice-presidência de clientes e mercado, deixou a companhia. Na ocasião, outros 30 executivos foram desligados. Esta foi a quarta mudança de gestão da Gol em seus 11 anos de existência.
PLANOS DE AÇÂO
Como medida para se recuperar no mercado a GOL tem que se reencontrar com as suas raízes, ou seja, os idéias pelos quais a empresa foi fundada, pois enquanto ela estava apegada a esses idéias estava com boa participação de mercado e em franco crescimento e o desvio desse foco fez a empresa perder o rumo dos negócios.
A GOL foi fundada em um momento muito propicio para o negocio aéreo, mas além disso o que ajudou muito a empresa na época foi um bom estudo de mercado para entenderem aonde estariam entrando, o que o mercado necessitava e como alcançar isso, ou seja foi estudado todo o processo e a partir daí feito uma estratégia a ser seguida, nesse momento a empresa passa por momentos difíceis com relação a administração, com muitas trocas de gerencia, acredito que a melhor forma para fazer a empresa voltar para o rumo correto é estudar novamente o mercado e descobrir o que ele espera da empresa e não o contrario.
Um caminho que tem demonstrado ser frutífero e que a empresa tem que continuar explorando é a diversificação do negocio, pois foi constatado em pesquisa que o consumidor de passagens aéreas não necessariamente se apega a uma empresa e sim vai para que lhe oferece melhores condições, e temos que deixar claro que o que é melhor para um cliente não é para o outro, questões como preço, comodidade, atendimento, pontualidade entre outros afetam clientes distintos em escalas diferentes e diversificando o negocio se teria uma chance melhor de satisfazer a todos da forma como eles esperam.

Outros materiais