Buscar

Estrutura e Metabolismo de Carboidratos

Prévia do material em texto

Exercícios Estrutura e Metabolismo de Carboidratos
 1. Liste diferentes funções biológicas de carboidratos, e dê exemplos de moléculas que exercem estas funções.
2. Desenhe as estruturas lineares e cíclicas da D-glicose e D-frutose, indicando os carbonos quirais e anoméricos. Classifique estes açúcares de acordo com seu tamanho, características químicas e estruturais.
3. A D-glicose em sua forma cíclica (a forma sangüínea predominante) é um açúcar redutor. Explique porque, e faça uma hipótese para indicar como é possível determinar a glicemia através da capacidade redutora da D-glicose.
5. Descreva a estrutura do glicogênio e indique porque é vantajoso armazenar glicose nesta forma.
6. Indicar a localização celular das enzimas da via glicolítica e os passos irreversíveis da glicólise.
7. Citar as vitaminas necessárias para a conversão de glicose em piruvato.
8. Escrever as reações globais da via glicolítica com a conversão de glicose a lactato e a piruvato.
9. Qual a enzima que catalisa a fosforilação de glicose no tecido extra-hepático e seu regulador alostérico? Quais as diferenças entre essa enzima e a enzima presente no fígado?
10. Descrever a regulação da piruvato quinase, citando condições em que acúmulo de fosfoenolpiruvato.
11. Esquematizar as reações catalisadas pela fosfofrutoquinase 2 e frutose 2,6 bisfosfatase. Descrever a importância deste sistema na regulação da via glicolítica.
12. Explicar, detalhando os mecanismos de regulação de metabolismo envolvidos, porque o consumo de glicose muscular aumenta em situações em que há falta de O2.
13. Descrever as lançadeiras de malato-aspartato e glicerol fosfato. Qual a vantagem que cada uma apresenta em relação à outra?
14. Indicar as vitaminas necessárias para a produção de acetil-CoA a partir de piruvato, e a localização intracelular desta reação.
15. Indicar a localização celular das enzimas do ciclo de Krebs e descrever os passos irreversíveis do ciclo. 
16. Escrever a reação global da metabolização da acetil-CoA pelo ciclo de Krebs.
17. Descrever a regulação do ciclo de Krebs em função das relações de ATP/ADP e NADH/NAD+. 
18. Descrever os mecanismos de regulação da piruvato desidrogenase .
19. Explique, detalhando os mecanismos regulatórios envolvidos, quais as alterações que ocorrem na fosforilação oxidativa, ciclo do ácido cítrico, via glicolítica e metabolismo de glicogênio no músculo esquelético em atividade intensa estimulado por adrenalina. Considere que no músculo esquelético em trabalho físico intenso, falta oxigenação adequada.
20. Explique, detalhando os mecanismos regulatórios envolvidos, quais as alterações que ocorrem na via glicolítica e metabolismo de glicogênio no fígado no estado pós-prandial (após uma refeição), estimulado por insulina. Sabendo que na presença de insulina ocorre estímulo da síntese de lipídeos no fígado (por mecanismos que iremos estudar nas aulas futuras), e que essa síntese gasta ATP, diminuindo seus níveis intracelulares, descreva quais as alterações que ocorrem na atividade do ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa nessa situação, detalhando os mecanismos regulatórios envolvidos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes