Avaliação II   Engenharia e Projeto de Software (ADS19)
6 pág.

Avaliação II Engenharia e Projeto de Software (ADS19)

Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Engenharia e Projeto de Software (ADS19)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423453) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8985727
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis. O entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico. Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do projeto. Sobre as três partes da GCS sob a perspectiva de desenvolvimento, analise as sentenças a seguir:
I- Controle de versão: responsável por salvar os artefatos alterados em uma nova versão num repositório, guardando um histórico das suas mudanças. 
II- Controle de mudanças: responsável por rastrear os artefatos, guardando seu histórico, as mudanças e testando sua consistência.
III- Integração contínua: responsável por manter um ambiente que junta a última versão de todos os artefatos alterados, validando sua consistência.
IV- Controle de mudanças: responsável por documentar as alterações realizadas nos artefatos do sistema, contendo o controle de tarefas, sabendo identificar o que mudou, por que mudou, quem mudou etc. 
V- Controle de versão: responsável por integrar os artefatos, documentando as alterações de cada versão do sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	2.
	O gerenciamento de projetos tem sido muito aplicado no mercado, pelo fato de auxiliar na excelência, qualidade e confiabilidade do processo de desenvolvimento de projetos. Ele tem como objetivo buscar projeções de tempo, custo, recursos, qualidade e aquisições necessárias. Atrasos na entrega podem trazer consequências negativas para a empresa, desde quebra de contrato, multa por atraso e prejuízos na imagem da empresa. Portanto, o gerenciamento de tempo atualmente é um dos pontos fundamentais, pois projeta para o cliente, a partir de levantamentos das atividades e recursos, qual será o tempo gasto para desenvolver o projeto através de um cronograma. Através da área de métrica de software, é possível identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. Sobre os métodos ou técnicas para estimativa de software, analise as sentenças a seguir:
I- Linha de código (LOC): consiste em estimar o número de linhas que um programa deverá ter, comparando o tamanho de linhas de um projeto em relação a outro projeto. 
II- Pontos de História: consiste na análise da qualidade e complexidade dos atores e casos de uso do sistema.
III- Análise de Pontos de Função (APF): consiste em medir o tamanho do escopo, e sua contagem independe da plataforma ou linguagem de programação e estilo de programação utilizado.
IV- Pontos de Caso de Uso (PUC): consiste em identificar quanto tempo tantas pessoas levariam para terminar uma funcionalidade ou história de usuário para gerar o executável funcional. 
V- Modelo COCOMO II: consiste em estimar o custo do projeto.
VI- Estimativa para Projetos Orientados a Objeto: utiliza qualquer método para decomposição de esforço, utilizando a modelagem UML e o número de classes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e VI estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, V e VI estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	3.
	De acordo com Freitas (2010, p. 1): "Ao longo do ciclo de vida de um projeto de software, uma grande quantidade de itens é produzida. A probabilidade desses itens sofrerem alterações, devido a mudanças nos requisitos ou correções de defeitos, por exemplo, é muito alta. É comum também que sejam geradas diferentes versões do software, à medida que novos problemas sejam descobertos e resolvidos. Controlar e gerenciar todas essas mudanças é essencial para que o projeto seja bem-sucedido". Sobre os sistemas de controle de versões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificam alterações efetuadas em um software, permitindo o rastreamento das versões e o histórico das alterações.
(    ) Servem para definir a pessoa mais capacitada para cada atividade.
(    ) Servem de base para estimar os custos de um projeto.
(    ) Controlar versões tornou-se um processo acessível financeiramente, em função das várias opções de tecnologias disponíveis no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREITAS, Daniel T. M. Análise Comparativa entre Sistemas de Controle de Versões. Disponível em: <http://www.ufjf.br/getcomp/files/2013/03/An%C3%A1lise-Comparativa-entre-Sistemas-de-Controle-de-Vers%C3%B5es-Daniel-Tannure-Menandro-de-Freitas.pdf). Acesso em: 4 ago. 2016.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Várias são as disciplinas apresentadas pelo PMBOK para garantir um adequado gerenciamento de projetos. O gerenciamento de escopo é um dos principais controles feitos pela gestão de projetos. O escopo garante um controle sobre o que foi definido e o que será implementado. Sobre o Gerenciamento de Escopo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição do escopo limita o universo de desenvolvimento do produto ou serviço. É um detalhamento do que será feito.
(    ) Gerenciar as expectativas dos clientes é um dos grandes desafios na definição do escopo do projeto.
(    ) O escopo serve para determinar a complexidade do trabalho que deverá ser desenvolvido.
(    ) A técnica de medição de Análise de Pontos de Função não é utilizada para definir o tamanho do escopo do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A Gestão de Configuração de Software (GCS) é um método utilizado para controlar as modificações ocorridas nos artefatos e códigos de um projeto, a fim de minimizar os erros durante suas versões alteradas. Roger Pressman, em seu livro ?Software Engineering: A Practitioner's Approach?, afirma que a GCS é o conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas. A respeito das terminologias utilizadas na área de GCS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Baseline: um marco de referência para evolução do software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração.
(    ) Repositório: repositório físico e lógico, onde os artefatos (itens de configuração) são armazenados.
(    ) Release: conjunto de itens de configuração empacotados que são disponibilizados ao Cliente.
(    ) Branch: junção de diferentes versões de um mesmo item de configuração, realizando a integração de um branch com os itens de configuração do fluxo principal.
(    ) Merge: é um fluxo alternativo para implementação de novas funcionalidades em paralelo 
para atualização de versões de itens de configuração. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PRESSMAN, Roger. Software Engineering: a Practitioner's Approach. 7ª ed. Higher Education. 2010.
	 a)
	V -