Buscar

caso clinico 8.9 teórico COMPLETO

Prévia do material em texto

Caso clínico 8.9
Camila Alves e Camila Bonfadini
Articulação rádiocárpica : classificação : sinovial.Tipo elipsoide, formada pela articulação da extremidade distal do rádio e disco articular triangular com os ossos escafoide, semilunar e piramidal. Essa articulação permite movimentos em duas direções(biaxial): flexão e extensão, abdução e adução e ainda circundução.
Articulações intercárpicas: classificação: sinovial. Tipo planas, são articulações entre os ossos do carpo. Permitem movimentos de deslizar ou escorregar. São uniaxiais, movendo-se em apenas um eixo. O movimento da articulação plana é limitado por suas cápsulas articulares espessas.
Ossos carpais e da articulação radiocarpal (sem ordem): semilunar, processo estiloide do rádio, escafoide, trapézio, tubérculo do trapézio, trapozóide, processo estiloide da ulna, piramidal, pisiforme, capitato, hâmulo do hamato, hamato.
Ligamentos do punho: lig. Radiocarpal palmar, lig. Colateral radial, lig. Ulnocarpal palmar, lig colateral ulnar, lig. Pisohamato, lig. Pisometacárpico, lig. Intercarpal palmar. [ vista anterior/palmar]lig. Colateral ulnar, lig. Intercarpal, lig radiocarpal dorsal, lig. Colateral radial [ vista posterior/dorsal]
Os cistos sinoviais se formam quando o líquido sinovial extravasa da articulação ou da bainha dos tendões. Na tentativa de conter este extravasamento, o organismo forma uma cápsula, que é o cisto. A causa da formação do cisto ainda não foi esclarecida. Algumas teorias dizem que eles são causados por pequenas rupturas da cápsula articular por trauma, outras relacionam seu aparecimento com movimentos de repetição e outras ainda relacionam a uma falha congênita de vedação da cápsula, já que o cisto pode aparecer em pessoas sedentárias e sem história de trauma. É muito provável que se formem em um local de fragilidade da cápsula articular, que se rompe e permite a formação do cisto. A origem dos cistos sinoviais é a membrana sinovial que reveste internamente as cápsulas articulares das articulações, que são preenchidas pelo líquido sinovial.
SLIDE 1
Articulação Radiocarpal:
O punho ou carpo, segmento proximal da mão, é um complexo de oito ossos carpais, que se articulam na região proximal com o antebraço através da articulação radiocarpal e na região distal com os cinco metacarpais. 
A articulação radiocarpal (formada pela articulação da extremidade distal do rádio e disco articular triangular com os ossos escafoide, semilunar e piramidal.) é um tipo elipsoide de articulação sinovial. Essa articulação permite movimentos em duas direções(biaxial): flexão e extensão, abdução e adução e ainda circundução.
( A posição da articulação é indicada aproximadamente por uma linha que une os processos estiloides do rádio e da ulna, ou pela prega proximal do punho.)
Articulações Intercarpais:
As articulações do carpo, que unem os ossos carpais são art. Sinoviais planas. Permitem movimentos de deslizar ou escorregar. São uniaxiais, movendo-se em apenas um eixo. O movimento da articulação plana é limitado por suas cápsulas articulares espessas.
SLIDE 2
OSSOS CARPAIS(VISTA PALMAR)
RADIO(processo estiloide do rádio), ULNA(processo estiloide da ulna), TRAPEZÓIDE, TRAPÉZIO(TUBÉRCULO DO TRAPÉZIO),ESCAFÓIDE(TUBÉRCULO ESCAFÓIDE), SEMILUNAR, PIRAMIDAL, PISIFORME, HAMATO(HÂMULO DO HAMATO), CAPITATO
SLIDE 3
OSSOS CARPAIS(VISTA DORSAL)
RADIO(processo estiloide do rádio, Tubérculo Dorsal do Rádio), ULNA(processo estiloide da ulna), TRAPEZÓIDE, TRAPÉZIO,ESCAFÓIDE, SEMILUNAR, PIRAMIDAL, PISIFORME, HAMATO, CAPITATO
SLIDE 4
LIGAMENTOS DO PUNHO(VISTA PALMAR)
LIGAMENTOS RADIOCARPAL PALMAR, COLATERAL RADIAL DO CARPO, INTERCARPAL PALMAR, ULNOCARPAL PALMAR, COLATERAL ULNAR DO CARPO, PISOMETACARPAL, PISO-HAMATO
SLIDE 5
LIGAMENTOS DO PUNHO(VISTA DORSAL)
LIGAMENTOS COLATERAL ULNAR, ULNOCARPAL DORSAL, CARPOMETACARPAIS DORSAIS, RADIOCARPAL DORSAL, COLATERAL RADIAL DO CARPO
SLIDE 6
Os cistos sinoviais se formam quando o líquido sinovial extravasa da articulação ou da bainha dos tendões. Na tentativa de conter este extravasamento, o organismo forma uma cápsula, que é o cisto.
 A causa da formação do cisto ainda não foi esclarecida. 
Algumas teorias dizem que são causados por pequenas rupturas da cápsula articular por trauma, 
outras relacionam seu aparecimento com movimentos de repetição 
e outras ainda relacionam a uma falha congênita de vedação da cápsula, já que o cisto pode aparecer em pessoas sedentárias e sem história de trauma.
-Quais são os Locais mais Frequentes de Cisto no Punho e Mão?
O cisto sinovial é mais frequente no dorso do punho e depois na região volar e lateral do punho, próximo da artéria radial. Esses dois locais são responsáveis por mais de 80% dos cistos. 
É muito provável que se formem em um local de fragilidade da cápsula articular, que se rompe e permite a formação do cisto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes