A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL Metodologias para adultos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“[...] ele espera que a escola garanta seu acesso ao que ele entende que sejam conteúdos através da transmissão de informações. Ou seja, o aluno entende como legítima a aplicação do modelo que Freire chama de ‘educação bancária’. O aluno acredita que nada sabe e que deve aprender com o professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, A. M. S.; EITERER, C.L. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed., p. 169-184. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 171,172.
Em conformidade com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a escola idealizada pelo aluno adulto e a sua demanda de informações, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que aborda corretamente a produção de conhecimento:
	
	A
	O professor é capaz de colocar o conhecimento dentro dos alunos.
	
	B
	O professor pode e deve transmitir informações, desafiar e estimular os
 alunos no estabelecimento das relações.
	
	C
	O papel da escola limita-se a transmissão de informações distintas e curiosas.
	
	D
	Assim como as informações, as relações também podem ser transmitidas.
	
	E
	O exercício de pensar, isto é, de estabelecer relações restringe-se ao que é 
dito pelo professor.
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A concepção simplificadora do processo de educação de adultos tende a ver o alfabetizando como alguém que não se desenvolveu culturalmente; essas concepções negativas influenciam nas concepções e estratégias de ação tanto dos alfabetizadores como nas dos próprios aprendizes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
De acordo com os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que o professor da EJA tem que desconstruir as concepções antigas para iniciar o processo de alfabetização. Dentre as alternativas abaixo, assinale a afirmativa que corretamente se refere a esse novo olhar do professor.
	
	A
	O professor reconhece que os alunos constroem o conhecimento de forma 
singular e respeita o tempo de cada um.
	
	B
	O professor sabe que o processo de alfabetização ocorre de forma
 homogênea e ao mesmo tempo em sala de aula.
	
	C
	O professor utiliza-se da cópia diária para reforçar o aprendizado da escrita.
	
	D
	O professor reconhece que a aula expositiva é a estratégia mais eficaz para o 
processo de alfabetização de jovens e adultos.
	
	E
	O professor reconhece a importância do conhecimento prévio do aluno, 
no entanto acredita na alfabetização tradicional.
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam um profundo desejo de aprender a ler e escrever para se inserirem na cultura letrada. Plenitude – foi a palavra usada por uma das alunas que acompanhamos, para explicar o que buscava nas aulas de EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZOLI, D. G. D. Educação de Jovens e Adultos: a dimensão afetiva na mediação pedagógica. In: LEITE, S. A. da S. (Org.). Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. p. 63-112. São Paulo: Cortez, 2013, p. 67.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, os alunos adultos trazem ideias bem precisas a respeito da escola e de como aprender. Sendo assim, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma crença forte desses alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
	
	A
	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
	
	B
	Trabalhos em grupo, pois estimulam a discussão entre alunos.
	
	C
	Seminários sobre temas relacionados ao seu cotidiano.
	
	D
	Debates, uma vez que visam a troca de experiências entre os alunos.
	
	E
	Autoavaliação e portfólios.
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
	
	A
	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever 
bem.
	
	B
	O aluno da EJA desiste de frequentar a escola por não preencher as páginas 
do caderno com longas cópias.
	
	C
	A escola, para o aluno da EJA, é um espaço de construção do conhecimento.
	
	D
	O aluno da EJA percebe a importância de compartilhar o saber com os seus 
pares em sala de aula.
	
	E
	O aluno da EJA questiona e solicita a mudança de atitude do professor frente 
às aulas.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O currículo e os programas escolares, elaborados a partir de experiências antepassadas, podem servir como um primeiro conjunto de informações úteis para um grupo de pessoas planejarem sua ação educativa, assim como o viajante reúne informações geográficas, culturais, sociais, ambientais para organizar sua incursão em uma região que lhe é ainda desconhecida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 17,18.
Levando em conta os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que a concepção de currículo dominante nos dias de hoje tem servido de base para a formulação de propostas. Sobre essas propostas e estudos curriculares recentes, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Estudos curriculares recentes discordam em abordar a avaliação de aprendizagem como elementos do currículo.
II. ( ) Estudos recentes evidenciam tendências de levar em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos como elementos dos currículos.
III.( ) Os Estudos Críticos são estudos sobre currículos oriundos do pensamento de pesquisadores e de profissionais da área de vários países e tendências filosóficas, sociológicas e políticas.
IV. ( ) Tentativas vêm sendo feitas para traçar propostas de trabalho que reconheçam as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	V – V – V – V
	
	E
	F – V – V – F