A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Simulado de Nutrição - 5° Período - UNIVERSO

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1
A nutrição do modelo animal utilizados é de fundamental importância para o estudo experimental. Embora não tenhamos recomendações dietéticas específicas para cada fase do ciclo de vida do animal, Reeves et al (1993) estabeleceram as dietas adequadas para dois grupos de ratos e camundongos, a dieta AIN 93M e AIN 93G que devem ser ofertadas, respectivamente para animais:
Escolha uma:
a.
Jovens/ Gestantes/ Lactantes – Adultos/ Idosos
Questão 2
As condições ambientais do biotério devem ser controladas a fim de minimizar o estresse do animal e comprometer o resultado da pesquisa. No que se refere a luminosidade é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. 500 luxes no teto e 150 luxes a 1m do piso, com lâmpadas fluorescentes com fotoperíodo 12 claro X 12 escuro 
Questão 3
O ambiente onde se encontra o animal no biotério é dividido em macro e microambiente, sendo a gaiola o divisor entre os dois, tudo que se encontra do lado externo da gaiola constitui o macroambiente e tudo o que se encontra em seu interior é o micro. No que tange o microambiente, avalie as afirmativas a seguir:
I- É através do odor que os animais liberam substâncias como a acetamida e o ferormônio, que é liberado durante a reprodução para acentuar o apetite sexual entre as espécies;
II- A cama pode ser composta de materiais como: sabugo e milho, palha de arroz, papel ou maravalha;
III- A ração deve ser dada ad libitum e a quantidade não consumida deve ser desprezada;
IV- Os bicos, por onde os animais bebem a água, devem ser de aço inoxidável e autoclavados antes de entrar em contato com os animais.
Estão corretas:
Escolha uma:
c. Todas, exceto a II
Questão 4
As proteínas são o componente estrutural de toda a célula viva. Uma formulação correta de aminoácidos essenciais para o animal é de extrema importância para o seu crescimento sadio. Assinale qual animal que mesmo sendo pouco utilizado para estudos de carência proteica, merece atenção, pois esta carência levar à alterações pancreáticas importantes:
Escolha uma:
a.coelho 
Questão 5
Segundo a tipologia dos banquetes analise as afirmativas abaixo considerando C para as alternativas corretas ou E para as erradas e marque a opção que contém a seqüência correta.
( ) Os coquetéis podem ser usados em diversas ocasiões, como antes de um banquete, ou isoladamente, na comemoração de algum evento especial.
( ) O brunch é um serviço breve e informal que permite atender a um elevado número de pessoas com baixo custo operacional.
( ) Em eventos denominados “Queijos e Vinhos” os queijo devem ser colocados em ordem de sabor, isto é do mais forte ao mais suave.
( ) Em “Queijos e Vinhos” podem ser servidos pães, frios e frutas, além dos queijos,.
( ) O cardápio para um Brunch deve apresentar pães, queijos, pastas, geléias, panquecas entre outros.
Escolha uma:
a. C, E, E, C, C Correto
Questão 6
De acordo com as possíveis modificações que podem ocorrer nas receitas com a utilização do sistema Cook Chill, analise as afirmativas considerando C para as alternativas corretas ou E para as alternativas erradas e marque a opção que contém a seqüência correta.
( ) É aconselhável fazer molhos no fogão, de forma convencional, principalmente aqueles a base de leite e farinha.
( ) Farofa, cremes e pirão devem ser feitos no sistema Cook chill, pois este realça o sabor dos mesmos.
( ) O uso de temperos deve ser aumentado uma vez que o sistema diminui o sabor dos mesmos.
( ) Legumes e tubérculos, cozidos habitualmente em imersão, devem ser colocados em assadeiras perfuradas, submetidos a 100% de vapor e retirados após o cozimento total.
Escolha uma:
a. C – E – E – E
Questão 7
De acordo com a Engenharia de Cardápio analise as afirmativas abaixo e marque o opção correta:
I – Elaborar campanha de vendas através do pessoal de serviço, promoções e descontos, rever preço de venda fazem parte das ações corretivas para itens com classificação vaca leiteira.
II – Os itens classificados como vaca leiteira são pratos com preços médios e com bastante rotatividade.
III – Refazer ficha técnica do prato, visando redução dos seus custos e conseqüentemente aumento da margem de contribuição são ações corretivas para itens classificados como vaca leiteira
Escolha uma:
b. As alternativas II e III estão corretas Correto
Questão 8
Analise o cardápio abaixo e marque a opção correta:
Salada de acelga ou Sopa creme de agrião
Frango a parmegiana
Batata corada no forno
Arroz com brócolis
Feijão preto
Goiabada com requeijão
Suco de laranja
Escolha uma:
e. Cardápio médio porte sem opção de proteína Correto
Questão 9
O cardápio e seu planejamento são fundamentais no funcionamento de um restaurante. Sobre a elaboração de cardápios consideram-se as seguintes afirmações:
I. O cardápio deve apresentar uma imagem que parecerá tentadora para o cliente. Esta imagem é construída pela combinação de certos elementos: itens oferecidos, estilo de serviço, preços, atmosfera, localização, tipo de público, personalidade e filosofia da gerência. É o cardápio que passa esses fatores aos clientes.
II. O preço dos pratos que compõem um cardápio deve ser obtido exclusivamente por meio de pesquisa realizada em restaurantes concorrentes.
III. Na elaboração do cardápio, devem ser levadas em consideração as necessidades administrativas do restaurante, as limitações impostas pela disponibilidade de alimentos, equipamentos, pessoal e custos.
IV. Ao elaborar um cardápio, é muito importante garantir que todas as preparações tenham o mesmo método de cocção, as mesmas guarnições, as mesmas cores e grande quantidade de itens sazonais em todos os pratos.
Sobre as afirmações acima, pode-se dizer:
Escolha uma:
b. Somente as afirmações II e IV estão incorretas. Correto
Questão 10
Texto da questão
As recomendações para a maioria dos nutrientes, com exceção da energia, são determinadas por meio de estimativa da distribuição das necessidades dos nutrientes na população. As recomendações constituem um padrão de referência para as necessidades fisiológicas humanas de nutrientes. Neste contexto, avalie as asserções a seguir:
I- Necessidade Média Estimada (EAR) corresponde à mediana da distribuição das necessidades de um nutriente em um grupo de indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida; por essa razão, atende às necessidades de 50% da população.
II- Ingestão Dietética Recomendada (RDA) deriva do EAR e deve atender às necessidades de um nutriente para 97% a 98% dos indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida.
III - Ingestão Adequada (AI), valor de consumo recomendável, baseado em levantamentos, determinações ou aproximações de dados experimentais, ou ainda de estimativas de ingestão de nutrientes para grupo(s) de pessoas sadias e que, a priori, se consideraria adequado.
IV- Limite Superior Tolerável de Ingestão (UL) é definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
Estão corretas:
Escolha uma:
e.
todas Correto
Questão 11
Texto da questão
A avaliação do valor proteico da dieta pode ser feita por: P%, NDPCal%, Kcal/g de nitrogênio (N). Neste último, partindo do pressuposto que o paciente recebe 1450 kcal não proteicas e 45 g de proteína ao dia, qual seria a relação Kcal/g N:
Escolha uma:
d.
201 kcal/g N Correto
Questão 12
As equações para o cálculo da TMB sugeridas para uso internacional pela FAO/WHO 2001 são usadas para o cálculo do VET, onde se associa o NAF que pode ser dividido em: sedentário, moderadamente ativo e ativos pesados. Traçando um perfil de cada indivíduo, determina-se o NAF individual. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
b. Os moderadamente ativos são os trabalhadores de escritório em áreas urbanas, que só ocasionalmente se envolvem em atividades fisicamente exigentes. E também as mulheres rurais que vivem em aldeias que