Buscar

Simulado de Nutrição - 6º Período - UNIVERSO

Prévia do material em texto

Questão 1
Texto da questão
O nutricionista, responsável pela unidade de alimentação, ao promover o treinamento para os funcionários encarregados do setor de armazenamento de alimentos, deve orientar que:
Escolha uma:
b. A temperatura das matérias-primas e ingredientes, que necessitem de condições especiais de conservação, deve ser verificada nas etapas de recepção e também de armazenamento. Correto
Questão 2
Texto da questão
A avaliação diária das sobras é uma medida que pode ser utilizada no controle da produção de refeições de uma Unidade de Alimentação (U.A.N.). O excesso de sobras pode estar relacionado a: 
Escolha uma:
d. Porcionamento das refeições Correto
Questão 3
Texto da questão
Gestão de custos deve considerar todos os processos nas unidades de alimentação e nutrição. Sobre os custos, marque a alternativa correta. 
Escolha uma:
e. Do ponto de vista contábil, os insumos alimentares são considerados custos diretos. Correto
Questão 4
No setor de recebimento de gêneros alimentícios é feito o controle quantitativo e qualitativo das mercadorias entregues. Nessa etapa, deve ser realizado o seguinte procedimento obrigatório: 
Escolha uma:
a. Avaliar data de validade e qualidade dos produtos. Correto
Questão 5
Texto da questão
Uma fábrica de freios possui uma UAN que serve diariamente almoço com cardápio de padrão médio para os seus 300 empregados. O serviço de alimentação é de gestão própria, cujo responsável é também o chefe de cozinha, com larga experiência em restaurante comercial. Entretanto, em recente auditoria, verificou-se que a UAN apresentava custo elevado. Para sanar essa situação, contratou-se nutricionista para, entre outras tarefas, elaborar a lista de compras de gêneros alimentícios necessários ao funcionamento dessa UAN. Para o prato base será ofertado diariamente arroz, calcule a quantidade necessária deste alimento considerando que esta unidade funciona de segunda a sexta e o per capita utilizado é 110 g:
Escolha uma:
b. 165 Kg. Correto
Questão 6
Texto da questão
A educação alimentar pode ter um papel preponderante na saúde pública do país, assim como em outros aspectos relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse contexto, assinale o que for correto: 
Escolha uma:
e. Educação nutricional é convencer as pessoas a modificarem os seus hábitos alimentares para a prevenção de doenças. Correto
Questão 7
Embora diferentes quanto à conceituação, preconceitos, tabus, crenças, idola­trias e induções alimentares podem ser considerados fatores dos mais responsáveis por hábitos alimentares errôneos. Tais fatores possuem grande poder de interferir no gosto individual e nas preferências alimentares. O nutricionista necessita se informar sobre a diferença entre estes conceitos. De acordo com este principio marque a opção correta:
Escolha uma:
d. Tabu alimentar é uma proibição categórica do consumo de determinados alimentos relacionados a religião. Correto
Questão 8
Texto da questão
Um nutricionista foi convidado a elaborar uma palestra a fim de orientar sobre a alimentação que a cantina está oferecendo aos alunos no intervalo das aulas. Com base nestas informações correlacione as questões pertinentes ao planejamento didático com os enunciados que se seguem e assinale a sequência correta: 
(I) Público alvo?
(II) Objetivo?
(III) Problema?
(IV) Quanto deve estar disponível para elaborar a palestra?
(V) Recursos lúdicos pedagógicos?
( ) Incentivar a escolha correta dos alimentos
( ) Disponível para a confecção do projeto no mínimo dez reais
( ) Adolescentes
( ) Cartazes, folders e pirâmide alimentar
( ) Consumo de alimentos inapropriados na cantina da escola 
Escolha uma:
e. II, IV, I, V, III. Correto
Questão 9
Texto da questão
Com relação aos determinantes do comportamento alimentar, considere os fatores abaixo:
I – Dietas ricas em gorduras, açúcares e sódios, de restaurante tipo fast-food.
II – A praticidade dos alimentos pouco saudáveis.
III – A participação e o apoio da família.
IV – A falta de opção de lanches saudáveis na escola.
V – O estigma, a discriminação e os sentimentos de frustração e medo.
Os fatores que explicam as barreiras encontradas por adolescentes na adoção de uma dieta saudável são os apresentados em: 
Escolha uma:
b. I, II, IV e V, apenas. Correto
Questão 10
Texto da questão
O diagnóstico da situação, que é a fase inicial do planejamento de um programa alimentar educativo, é de extrema importância para a consecução dos seus objetivos. Entre as etapas que devem ser cumpridas para o diagnóstico educativo de uma situação-problema relativa à nutrição, destaca-se:
Escolha uma:
a. Identificar os recursos disponíveis para o desenvolvimento do programa educativo. Correto
Questão 11
Texto da questão
A colecistite é geralmente causada por obstrução das vias biliares por cálculos. A conduta dietoterápica envolve a prevenção da contração biliar e a dieta deve ser prioritariamente:
Escolha uma:
a. Hipossódica
b. Laxativa
c. Hipercalórica
d. Nenhuma das alternativas acima.
e. Hipolipídica Correto
Questão 12
Texto da questão
Para um paciente com trato gastrointestinal sem alterações clínicas, porém com retardo do esvaziamento gástrico, náusea, vômito e risco de aspiração, deve se optar pelo suporte nutricional:
Escolha uma:
e. Enteral por via nasoduodenal Correto
Questão 13
Texto da questão
O paciente MRV, 70 anos, sexo masculino, apresenta um quadro de gastrite e plenitude pós-prandial. O nutricionista de plantão prescreveu, entre outras alterações, uma dieta atenuada em relação à textura através de cocção para facilitar o trabalho digestivo. Qual dieta atende à essa especificação?
Escolha uma:
a. Branda Correto
Questão 14
Pessoas com doença do refluxo gastroesofágico crônico possuem dor sub-esternal, pirose, eructação, entre outros sintomas. Dentre as opções abaixo para o tratamento desta doença, a opção equivocada encontra-se na alternativa :
Escolha uma:
b. Carminativos como hortelã e menta auxiliam na redução dos sintomas. Correto
Questão 15
A pancreatite é uma inflamação no pâncreas que ocorre nas formas aguda e crônica. Portanto deve ser evitado (as/os) na fase crônica:
Escolha uma:
d. Preparações gordurosas, leite integral e queijos amarelos. Correto
Questão 16
O período gestacional é marcado por série de alterações no organismo da mulher. No primeiro trimestre é comum a presença de náuseas e vômitos, portanto o profissional nutricionista deverá orientar estas gestantes para que as refeições sejam (assinale a alternativa correta):
Escolha uma:
b. Freqüentes, secas e ricas em carboidratos. Correto
Questão 17
Qual o peso teórico do lactente a termo que possui 1 mês de idade e nasceu com 3,250 kg?
Escolha uma:
a. 3,950 kg Correto
Questão 18
A produção do leite materno é decorrente de várias modificações no organismo da mulher que se iniciam no período gestacional.Talvez mais impressionante até do que as transformações visíveis são as enormes mudanças que estão ocorrendo por dentro dos seus seios. A placenta em desenvolvimento estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, os quais, por sua vez, deflagram o complexo sistema biológico que torna a lactação possível. O leite materno é produzido e liberado por ação neuro-endócrina. Os principais hormônios envolvidos na produção e liberação do leite, no período da amamentação, são, respectivamente,
Escolha uma:
e. Prolactina e ocitocina. Correto
Questão 19
Em uma Unidade Básica de Saúde o nutricionista atende uma criança de 4 meses, eutrófica, ganhando peso adequadamente, índices de E/I, P/I e IMC/I dentro das curvas previstas em aleitamento materno exclusivo até o momento. A mãe começa a trabalhar na próxima semana. O que NÃO seria aconselhável fazer? 
Escolha uma:
a. Tranquilizar a mãe sugerindo a alternativa de uma papa de frutas, cereais e carnes caso ela não consiga retirar do peito uma quantidadesuficiente de leite. Correto
Questão 20
Texto da questão
Com relação à ocorrência de inapetência na fase pré-escolar, analise as asserções a seguir.
Na fase pré-escolar, é freqüente a ocorrência da inapetência, que pode ser classificada como orgânica ou comportamental, sem que seja descartada sua ocorrência simultânea porque é comum que o pré-escolar se alimente preferencialmente de alimentos, tais como batata e legumes, na forma de sopas liquidificadas, o que dificulta o estímulo do paladar.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
d. 7,0 Kg d A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. durante toda a gestação. Correto
Questão 21
Os isotônicos são amplamente consumidos por várias parcelas da população, que na maioria dos casos, desconhece a sua composição e recomendação (RDA). Assinale a afirmativa correta cientificamente:
Escolha uma:
b. A presença de cerca de 5% de carboidratos de cadeia curta é comum nos isotônicos e hidratantes orais. Correto
Questão 22
O consumo de carnes, leites e ovos é considerado fundamental para a manutenção das funções estruturais nos mamíferos não ruminantes. Assinale a opção correta, considerando o lecionado no curso.
Escolha uma:
c. A cafeína deve ser recomendada para perda de peso, mas apresenta restrições de uso. Correto
Questão 23
Alguns atletas defendem a prática de atividade física em jejum, para acelerar a perda de gorduras corpóreas. Prática essa criticada por vários especialistas em metabolismo energético. Considerando essa abordagem, assinale a alternativa que mais se adéqua à situação:
Escolha uma:
e. O consumo de carboidratos simples pode ser realizado antes de práticas esportivas. Correto
Questão 24
A maltodextrina e dextrose são substâncias muito utilizadas na indústria e como suplementos alimentares. Assinale a alternativa correta considerando a informação acima:
Escolha uma:
c. O uso adequado antes e durante a prática esportiva pode elevar a performance esportiva. Correto
Questão 25
Texto da questão
A relação entre a obesidade e o sedentarismo é notória em todos os meios científicos. Segundo a FAO/OMS (2009), praticantes de atividades físicas regulares apresentam 45% a menos de chances de desenvolverem obesidade abdominal, com acúmulo de gordura intervisceral. Considerando um paciente obeso, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os carboidratos refinados devem ser reduzidos de maneira geral. Correto
Questão 26
Em relação às recomendações dietéticas na esofagite, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
e. Recomenda-se evitar produtos à base de tomate. Correto
Questão 27
No uso da terapia nutricional enteral, o nutricionista realiza a prescrição dietética, que significa a escolha do tipo de dieta que será administrada ao paciente. A dieta enteral do tipo oligomérica é:
Escolha uma:
e. constituída de proteína hidrolisada, associada com uma mistura de oligopeptídeos de cadeia e tamanho variado como fonte de nitrogênio. Os carboidratos são normalmente formados de oligossacarídeos e dissacarídeos. Os lipídeos possuem TCL/TCM. Há adição de elementos traços, vitaminas, eletrólitos e minerais. Correto
Questão 28
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. O Guia foi publicado em 2014 e traz as recomendações de forma sintetizada em “Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável”. Fazem partes destes dez passos os itens abaixo, EXCETO:
Escolha uma:
a. realizar atividade física regularmente, associada com uma alimentação equilibrada.
 Correto
Questão 29
Texto da questão
As necessidades de gestantes encontram-se aumentadas para grande parte dos micronutrientes quando se comparadas às mulheres não grávidas. As recomendações de cada micronutriente seguem as propostas pela DRI ( Dietary Reference Intakes - Ingestão Dietética de Referência) do IOM (Institute of Medicine). O não cumprimento destas DRIs pode levar a um resultado obstétrico desfavorável. São exemplos:
I- Em gestantes, a hipovitaminose A pode comprometer a gestação, pois a vitamina A é indispensável para o crescimento e desenvolvimento fetal normal, constituição da reserva hepática fetal e para o crescimento tecidual materno. Acredita-se também que esteja envolvida na síntese de hormônios esteroides e foi demonstrado que a suplementação de vitamina A traz benefícios para a função feto placentária pelo aumento dos níveis de progesterona que atuam no organismo materno produzindo os ajustes fisiológicos necessários que permitem o desenvolvimento fetal.
II- Na gestação pode ocorrer redução nos níveis plasmáticos de vitamina C em torno de 10 a 15% que geralmente não está associada com resultado obstétrico indesejável, este declínio está associado com ajustes hormonais e expansão do volume sanguíneo. Os níveis fetais e do lactente são 50% maiores que os níveis maternos, indicando transporte ativo através da placenta.
III- O folato atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos, síntese de purinas e pirimidinas, síntese de DNA e RNA e é vital para a divisão celular e síntese proteica. Sua deficiência pode ocasionar alterações na síntese de DNA e alterações cromossomiais na gestação, além de estar associada à anemia megaloblástica.
IV- A vitamina B12 vem sendo indicada para gestante no tratamento da hiperêmese gravídica e a sua suplementação está associada com a melhora do índice de apgar (índice de vitalidade do recém-nascido segundo a taxa de batimento cardíaco, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração do recém-nascido no 1º e 5º minuto após o parto).
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
c. I, II e III Correto
Questão 30
Texto da questão
A gravidez é um período no qual a mulher deve cuidar bem da alimentação para o bom desenvolvimento do feto e para a prevenção de complicações durante a gravidez e o parto. Não se deve apenas aumentar a quantidade dos alimentos, mas observar sua qualidade.
Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
 
b. As proteínas são de extrema importância devida sua principal função de formação celular. Devem-se dar preferências as de origem vegetal por ter melhor digestibilidade. Correto

Outros materiais