Buscar

Avaliando Aprendizado 3 DIREITO PENAL I

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	
	
	
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	07/11/2018 18:03:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709555971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pedro, José e Alfredo integram uma organização criminosa que opera com tráfico de drogas e comete vários crimes na periferia de uma grande cidade brasileira. José ocupa uma posição mais alta na organização, sendo responsável por punir quem não correspondesse às expectativas do grupo. Certo dia, tendo Alfredo falhado na cobrança de uma dívida do tráfico, José, com a ajuda de Pedro, deu-lhe uma surra. Com o objetivo de se vingar de ambos, Alfredo armou um plano para acabar com a vida de José e atribuir a responsabilidade a Pedro. Assim, durante um tiroteio entre integrantes da organização criminosa e policiais, Alfredo, apontando na direção de José, que estava atrás de um arbusto, orientou Pedro a atirar nele, sob a alegação de que se tratava de um policial. O tiro atingiu José e Alfredo fugiu. Tendo percebido o erro, Pedro levou José ao hospital, o que evitou sua morte. Considerando que, conforme o Código Penal, o crime de homicídio consiste em matar alguém e o crime de lesão corporal em ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, assinale a opção correta a respeito da responsabilização de Alfredo e Pedro na situação hipotética apresentada. (Analista Judiciário ¿ Área Administrativa - CESPE/2017):
		
	
	Nem Alfredo nem Pedro serão responsabilizados pela prática de crime, já que Pedro impediu a morte de José.
	
	Pedro não será responsabilizado pela prática de crime, por estar configurada discriminante putativa, e Alfredo responderá por lesão corporal.
	 
	Alfredo será responsabilizado por tentativa de homicídio e Pedro por lesão corporal.
	
	Tanto Pedro quanto Alfredo responderão por tentativa de homicídio.
	
	Pedro não será responsabilizado pela prática de crime, em razão do erro sobre pessoa, e Alfredo responderá por tentativa de homicídio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708482828)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relativamente ao Direito Penal Brasileiro, analise as afirmativas a seguir:
 I. Os crimes unissubsistentes, habituais próprios, comissivos e permanentes na forma omissiva não admitem tentativa.
II. Considera-se desistência voluntária ou arrependimento posterior a conduta do agente que, depois de consumado o crime, repara o dano causado respondendo o agente somente pelos fatos praticados.
III. Considera-se impossível o crime quando o meio utilizado pelo agente é relativamente incapaz de alcançar o resultado.
IV. Nos crimes tentados, aplica-se a pena do crime consumado reduzindo-a de 1/3 a 2/3, ao passo que no arrependimento eficaz se aplica a pena do crime consumado reduzindo-a de 1/6 a 1/3.
Assinale:
		
	
	se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
	 
	se nenhuma afirmativa estiver correta.
	
	se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709269180)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	José atira visando matar Maria, que, no entanto, já estava morta em razão de ataque cardíaco. Nessa hipótese, é correto afirmar que tal conduta configura:
		
	
	de vilipêndio ao cadáver.
	
	tentativa branca.
	
	crime de homicídio tentado.
	 
	crime impossível ou de tentativa inidônea.
	
	tentativa vermelha.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708423093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o texto de Michel Foucault extraído da obra Vigiar e Punir, pp. 243 e 244. Após, analise as assertivas e marque a CORRETA.
 "Se tal é a situação, a prisão, ao aparentemente "fracassar" não erra seu objetivo; ao contrário, ela o atinge na medida em que suscita no meio das outras uma forma particular de ilegalidade, que ela permite separar, pôr em plena luz e organizar como um meio relativamente fechado, mas penetrável. Ela contribui para estabelecer uma ilegalidade visível, marcada, irredutível a um certo nível secretamente útil - rebelde e dócil ao mesmo tempo; ela desenha, isola e sublinha uma forma de ilegalidade que parece resumir simbolicamente todas as outras, mas que permite deixar na sombra as que se quer ou se deve tolerar. Essa forma é a delinquência propriamente dita. Não devemos ver nesta a forma mais intensa e mais nociva de ilegalidade, aquela que o aparelho penal deve mesmo tentar reduzir pela prisão por causa do perigo que representa; ela é antes um efeito da penalidade (e da penalidade de detenção que permite diferenciar, arrumar e controlar as ilegalidades). Sem dúvida a delinquência é uma das formas da ilegalidade; em todo caso, tem suas raízes nela; mas é uma ilegalidade que o "sistema carcerário", com todas as suas ramificações, investiu, recortou, penetrou, organizou, fechou num meio definido e ao qual deu um papel instrumental, em relação às outras ilegalidades. (...) O sucesso é tal que, depois de um século e meio de "fracassos", a prisão continua a existir, produzindo os mesmos efeitos e que se têm os maiores escrúpulos em derrubá-la."
I - O texto acima leva a concluir que a prisão é a face visível do sistema penal, tendo-se em vista que ela vai reproduzir as mesmas funções não declaradas por ele.
 II - A prisão não fracassou no que ela não prometeu. Uma de suas funções não declaradas é a de tornar visível a criminalidade praticada por pessoas mais vulneráveis ao sistema.
 III - Quando é falado que a prisão desenha e isola uma legalidade secretamente útil, isto quer dizer que é passada à sociedade a sensação de que ali se encontra toda a criminalidade produzida no âmbito social.
IV - Quando diz que a prisão deixa na sombra a ilegalidade que se quer ou deve tolerar, neste momento Foucault refere-se à criminalidade oculta, ou seja, àquela que acontece, mas não recebe a sentença penal condenatória tal como as outras, que recebem.
		
	
	Nenhuma das alternativas
	
	I, II e III estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I, III e IV estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709478155)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio da Insignificância atua como instrumento de:
		
	
	Nunhuma das respostas anteriores
	
	Extinção da punibilidade
	 
	Interpretação restritiva do tipo penal limitação da culpabilidade do agente.
	
	Mensuração da ilicitude da conduta
	
	Diminuição da Pena.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes