Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ESTUDO DIRIGIDO  - NEUROANATOMIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO- NEUROATOMIA
Explique a divisão do sistema nervoso baseando-se nos critérios embriológicos.
O SN é constituído a partir de vesículas primordiais, que são dilatações originadas do tubo neural. Estas dilatações recebem o nome de PROSENCEFALO, MESENCEFALO, ROBENCEFALO. Com o desenvolvimento do feto, ocorrem as subdivisões: o Prosencéfalo subdivide-se em Telencéfalo e Diencéfalo, dando origem ao cérebro. O Mesencéfalo não sofreu subdivisão e o Rombencéfalo dará origem ao Metencéfalo e ao Mielencéfalo.
O que o exame do liquido do cérebro-espinhal permite saber? Qual a região do corpo mais indicada para se fazer esse exame, e por quais motivos?
exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) tem sido utilizado como aliado no diagnóstico de patologias neurológicas. Além de auxiliar no diagnóstico, de anormalidades como meningite e alguns tumores. A realização do exame deve ser feita por meio de uma punção, em ambiente hospitalar, que pode ser suboccipital (logo abaixo do crânio) ou lombar (entre a terceira, a quarta e a quinta vértebras lombares). , Como o reservatório de líquor a ser acessado fica abaixo da terminação da medula, não há perigo de que essa seja atingida.
Exemplificar como o estudo da evolução do cérebro entre diferentes espécies pode ajudar a entender o papel de diversas regiões do SN?
O estudo da evolução do cérebro permite o desenvolvimento dos estudos da anatomia comparada. Dessa forma, torna-se possível compreender os efeitos de cada região cerebral em espécies diferentes, baseado nos conceitos anatômicos descobertos.
O que diferencia a substância branca da substância cinzenta?   A Substância cinzenta é formada por uma grande quantidade de corpos celulares de neurônios, e localiza-se por dentro da Branca em forma de “H” ou “borboleta”. Já a substância branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios. Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca e se localiza externamente.
Descreva a aparência de cortes transversais de medula espinhal em cada uma dessas regiões:
(a) região cervical; forma oval,
(b) região torácica; forma redonda
(c) região lombar: forma redonda a oval.
Explique porque a substância branca e a cinzenta tem tamanho e/ou formato diferente em cada uma destas regiões.
Quais são as principais estruturas do tronco cerebral ? Qual é o papel funcional de cada uma?
1.Mesencefalo: Situa-se os coliculos. Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.
2.Ponte: A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.
3.Bulbo: O Bulbo recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.
Cite 4 vias de projeção difusas a partir do tronco cerebral, com quais doenças foram relacionadas?
Sistema dopaminérgico: doença de Parkinson
Sistema noradrenérgico: depressão
Sistema serotoninérgico: toc´s, depressão e schizofrenia
Sistema cholinérgico: memoria
Descreve as regiões de de projeção das duas grandes vias dopaminérgicas que se originem no tronco cerebral. Em quais regulações/comportamentos/doenças estão respectivamente envolvidas?
Porque a forma do "homúnculo" sensorial está distorcida? Se esta região for estimulada eletricamente num paciente nao anestesiado, o que aconteceria com ele? Porque?
São distorcidos porque demonstram as áreas mais sensíveis do corpo pela presença de mais receptores na sua derme, receptores sensitivos aferentes. A paciente ira sentir o choque elétrico muito facilmente por serem regiões sensíveis.
Como são definidos SN central e SN periférico?
SN Central:
dentro de uma caixa óssea
- crânio > encéfalo
- coluna vertebral > medula espinhas
SN Periférico:
disseminado fora do eixo = nervos e gânglios periféricos
SNC e SNP têm função e propriedades diferentes.
Ex. - Cel. de Schwann / Oligodendrócitos
- gânglios / núcleos
- nervos / tratos de fibras
- regeneração / plasticidade
Disserta sobre neuroplasticidade: definição, exemplos, caracteristicas. Cite exemplos de plasticidade positive e negativa no caso do córtex somatosensorial.
A neuroplasticidade é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves. Para poder exemplificar podemos levar em consideração um experimento realizado pelo cientista Pascual-Leone. O experimento consistiu em vendar adultos com visão saudável durante cinco dias. Nesse tempo as pessoas vendadas viveram e agiram como pessoas cegas, lendo braille e realizando atividades de discriminação auditiva. Depois de realizar uma ressonância magnética, foi observado, pelo cientista, que o córtex visual começou a ser ativado pela audição e tato. O cérebro estava se adaptando!
Positiva: o córtex cerebral tem a capacidade plástica a qual é importante em situações de lesão.
Negativa: se essa divergia ultrapassar os limites anatômicos os neurônios perdem a sua capacidade de mudar de campo receptor resultando no seu silenciamento
O diencéfalo contém três principais estruturas. Para cada uma, cite: (a) o nome ; (b) o papel funcional ; (c) um exemplo da vida quotidiana, ilustrando a função.
TÁLAMO: funções sensoriais (portal de entrada para o córtex, modulação das aferências sensitivas), motoras (somáticas, estação entre núcleos da base, cerebelo e córtex), comportamento emocional (conexões entre o sistema límbico e o córtex) e ativação cortical (juntamente com formação reticular) ex: emoçoes
- HIPOTÁLAMO: controle de funções vegetativas ( controle da sede, fome etc.), endócrinas(imibição da hipófise) e relacionadas ao sistema límbico ex: medo
- EPITÁLAMO: Secreta Melatonina que regula o metabolismo diário, o que interfere no Ritmo Cicardiano ex: sono
Enumere, explique a estrutura e a função de TODOS os tecidos que protegem o encéfalo, de fora para dentro.
Dura-máter
A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana. envolve a medula espinhal,
Liquor
O liquor localiza-se entre a dura mater e aracnoide. Proteção contra choques mecânicos
Aracnóide
A aracnóide é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e a outra formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter. Estas estruturas possuem a função de transferir o líquido cefalorraquidiano para o sangue. Este líquido atravessa a parede da vilosidade e a do seio venoso, até chegar à corrente sanguínea.
Pia-máter
A pia-máter é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, contudo não está em contato com as células ou fibras nervosas. Estas estruturas possuem a função de transferir o líquido cefalorraquidiano para o sangue. Este líquido atravessa a parede da vilosidade e a do seio venoso, até chegar à corrente sanguínea.
Os dermátomos: definição, número, organização, evolução filogenética.
Os dermátomos são as regiões da pele inervadas pelos diferentes pares de nervos que saem da coluna vertebral.
Assim, uma vez que existem 31 no corpo mais 3 da face 34 no total.
Sacral, Lombar, Toracica, cervical, trigeminal
Dermátomos cervicais - Rosto e pescoço;
Dermátomos torácicos – Tórax;
Dermátomos dos membros superiores
Página12