Buscar

Kátia Oliveira-Questionario - Direito civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL
NEGOCIOS JURIDICOS
– Por que os Bens Públicos não se sujeitam à usucapião?
Devido à imprescritibilidade dos bens públicos, eles não podem ser adquiridos pela usucapião, podemos constatar isso tanto na Constituição Federal quanto no Código Civil, pois tanto o legislador constituinte quanto o legislador originário foram bem claros ao evidenciar a regra da imprescritibilidade dos bens públicos. Art. 183, §3º e 191, § único da Constituição da República e 102 do Código Civil
 
– Mariquita e Joanita são proprietárias de Carlito, um hipopótamo filhote, o qual decidiram vender ao zoológico da cidade. É possível que esse pagamento seja feito em parcelas? Relacionar sua resposta às classificações de bens previstas no Código Civil.
Sim, é possível que esse pagamento seja feito em parcelas. Afinal, de acordo com o art. 82 do CC os animais são bens moveis. Contudo, isso não impede que sua venda seja feita com pagamento parcelado, dependendo apenas da vontade das partes, condicionados nos termos dos art. 481 ao 532 do CC.
– Renata deseja comprar ameixas no mercado e escolheu um pacote que a agradou. Na hora de vender, o feirante trocou um pacote por outro diante da compradora. Considerando as classificações de bens, quais os requisitos para que a troca seja admitida sem que possa haver oposição pela compradora? Justifique segundo as classificações de bens.
De acordo com o art. 85 do CC, o produto escolhido por Renata é um bem móvel fungível, ou seja, pode ser trocado por outro, desde que o produto seja trocado por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Outros materiais