Buscar

tecnicas de gestâo

Prévia do material em texto

1.
	Para Fayol, as funções universais da administração são divididas em todos os níveis hierárquicos da empresa, não sendo exclusivo da alta cúpula. Estas funções são previsão, organização, comando, coordenação e controle. Sobre a função comando, analise as afirmativas a seguir:
I- Responsável pela identificação dos pontos fortes e fracos da organização.
II- Avalia o cenário futuro para organizar um plano de ação.
III- Objetiva alcançar maior retorno possível dos colaboradores da organização.
IV- Organiza suas ações para que sejam realizadas na medida certa, adaptando os meios aos fins.
V- Ajusta as atividades do negócio, favorecendo seu trabalho e seu sucesso. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e V estão corretas.
	2.
	Para proporcionar bem-estar aos colaboradores e alcançar maior eficácia organizacional, a qualidade de vida no trabalho busca evitar refazer os processos e as atividades e ao mesmo tempo busca elevar a motivação da equipe de trabalho. Considerando a qualidade de vida no trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- Foca no conforto e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
II- Causa modificações e melhorias somente para os departamentos gerenciais e diretoria.
III- Busca segurança e condições ergonômicas adequadas para cada atividade.
IV- Motiva a organização e desconsidera as ações de segurança.
V- Traz aumento de produção e melhoria de qualidade em todas as etapas de produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	3.
	Uma das ideias fundamentais da administração científica é a produtividade, que resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço. A questão não é trabalhar duro, nem bastante, mas trabalhar de forma inteligente. Taylor cronometrava os movimentos dos trabalhadores, dividindo-os nas tarefas que os compunham, chamando-as de unidades básicas de trabalho. Com relação às unidades básicas de trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- Estudar tempos e padrões de produção para melhorar a produtividade.
II- Premiar o bom desempenho da produção e eficiência na execução de tarefas.
III- Uniformizar ferramentas, máquinas, instrumentos e matérias.
IV- Planejar o desenho de cargos e tarefas.
V- Dividir o trabalho dos diretores e cargos superiores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	4.
	A qualidade total busca a eficiência na produção, minimizando a ocorrência de defeitos e maximizando a satisfação do cliente final. Na Gestão da Qualidade Total, encontramos diversos elementos importantes: melhoria contínua, benchmarking, empowerment, abordagem de equipes, entre outros. Sobre empowerment, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estuda como as organizações bem-sucedidas obtêm bons resultados.
	 b)
	Confere autoridade e responsabilidade aos funcionários para efetuarem melhorias.
	 c)
	Procura aperfeiçoar todos os fatores ligados ao processo de conversão de inputs em outputs.
	 d)
	Busca treinar os gerentes e os funcionários, utilizando ferramentas de qualidade.
	5.
	Os estudos obtidos por Fayol focam os princípios da gestão eficaz, através da participação de toda a equipe, definição das responsabilidades de cada colaborador, entre outros princípios estabelecidos por ele. Conforme os estudos realizados por Fayol, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os funcionários devem ser treinados para aumentar suas aptidões e melhorar a realização de suas atividades dentro da organização.
(    ) Para os colaboradores, ao serem colocados em seus postos, devem ser disponibilizados materiais e adequadas condições para o trabalho.
(    ) Na formulação dos princípios de padronização da empresa, a administração da organização deve utilizar métodos empresariais.
(    ) A administração tem como objetivo pagar melhores salários, expandir os custos de produção, melhorando a renda do colaborador baseado em seu esforço.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	A administração por objetivos surge da necessidade de a empresa focar nos resultados, bem como o feedback e o monitoramento constante. Quanto aos benefícios da administração por objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os objetivos ficam concentrados nos níveis superiores, enquanto que no nível operacional ocorre na coerção dos subordinados.
(    ) A administração é focada no dia a dia.
(    ) A avaliação é mais objetiva.
(    ) Os objetivos são claros e há aumento da motivação do pessoal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A ponderação e a explanação científica de um fato são denominadas teorias. Quando um fato não possui explicação que permita o entendimento, são considerados apenas acontecimentos. Um estudo construído com base em um fato, uma hipótese experimentada e exposta de forma científica é uma teoria. Portanto, a teoria é a explicação e a afirmação da realidade dos fatos de forma científica. Sobre os tipos de teorias, analise as sentenças a seguir:
I- A teoria da administração está relacionada à tomada de decisão, definição de objetivos, planejamento das atividades, comandar pessoas e monitorar os resultados.
II- As teorias atualmente adotadas para gerenciar as empresas são entendimentos decorrentes de práticas adotadas no passado.
III- Na teoria da administração, deve-se ocasionalmente fomentar a manifestação de novos projetos ou estratégias para o desenvolvimento da organização.
IV- As teorias adotadas no passado são decorrentes da quietação das organizações que buscavam a globalização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Uma administração ineficiente causa prejuízos, reduzindo a lucratividade. Buscando identificar e eliminar desperdícios, as organizações utilizam ações que abrangem a empresa como um todo, sempre considerando as especificidades de cada departamento. Ações externas também auxiliam o aumento da qualidade de vida da sociedade. Sobre a eliminação de desperdícios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A distração ou desconhecimento dos funcionários sobre os produtos e os processos não são considerados formas de desperdício.
	 b)
	Através de um plano de ação, a organização identifica o mau uso dos recursos, estabelece ações para que todos participem dentro e fora da organização.
	 c)
	A eliminação do desperdício pode somente ser minimizada através de ações que priorizem a diminuição do estoque.
	 d)
	São considerados desperdícios somente questões que não colaboram para a sustentabilidade e para a reciclagem no ambiente interno da organização.
	9.
	A evolução das empresas nos últimos anos agrega mais qualidade aos produtos e processos, bem como a qualidade do ambiente de trabalho para os colaboradores, aumentando a preocupação com o meio ambiente, entre outras características que auxiliam o desenvolvimento da empresa como um todo. Dentro do que caracteriza esta evolução, classifique V para as sentenças verdadeirase F para as falsas:
(    ) A melhoria das funções administrativas.
(    ) O reconhecimento do trabalhador como automação e não pessoa.
(    ) O aumento da produção.
(    ) A redução da produção para o controle de qualidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	Quando falamos em burocracia, logo lembramos de normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como: profissionalismo, impessoalidade e formalidade. Com base na visão de Max Weber, referente à impessoalidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerá de cargo/função que ele ocupa.
	 b)
	A responsabilidade deve ser relativa ao cargo/função. O poder está relacionado à posição que a pessoa ocupa na organização e não na pessoa em si.
	 c)
	O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
	 d)
	A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização.

Outros materiais