Buscar

9a Questão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

9a Questão (Ref.: 201408383912)
	3a sem.: Cultura grega II
	
	Disserte a respeito da religião espartana. Sua resposta deve ter entre três e cinco linhas.
		
	
Sua Resposta: A religião na cidade de Esparta era politeísta, ou seja, existia a crença em vários deuses, com características humanas, virtudes, defeitos, eram imortais, não eram onipotentes, só não escapavam da força do destino. haviam divindades ligadas a cidades e domínios da natureza. Estas divindades tinham vícios humanos, algumas tiveram filhos com humanos. Zeus, rei dos deuses e governante do monte Olímpio, Deus do céu e das tempestades, foi um dos deuses mais importante, que casou se com Hera e teve muitos filhos com ela, mas com medo de perder seu reinado ele engoliu todos eles. 
	
Compare com a sua resposta: Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408383903)
	4a sem.: Cultura grega II
	
	Disserte, entre cinco e sete linhas, a respeito da Sociedade Espartana. 
		
	
Sua Resposta: Foi fundada pelos dórios que penetraram na península em busca de terras férteis, onde uniram quatro aldeias da região da Lacônia e com o aumento de sua população, começaram a buscar territórios através das guerras. Assim conseguiram conquistar todo o território da Lacônia. Era uma cidade Estado muito importante, pois caracterizava se por um certo isolamento, era conservadora, aristocrata possuía uma educação militar lacônica, com muita disciplina física e muita valorização da força. Os espartanos preparavam as crianças desde pequenas para a guerra.
	
Compare com a sua resposta: Em Esparta a sociedade era dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma: Esparcíatas: eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães e pais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos. Os periecos eram modestos comerciantes e artesãos. Moravam na periferia da cidade e não possuíam direitos políticos. Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados. Eram obrigados a pagar impostos.

Outros materiais