Buscar

ORÇAMENTO PUBLÍCO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORÇAMENTO 
PÚBLICO
Fabio Calazans
 Rafaela Oliveira
O QUE É ORÇAMENTO PÚBLICO?
É um instrumento que o governo dispõe para garantir uma gestão eficiente dos recursos arrecadados (tributos) que tem, entre suas funções, o dever de controlar e aplicar os valores recolhidos para manter em funcionamento os serviços públicos.
Desta forma, o orçamento compreende as RECEITAS e DESPESAS de todas as unidades e entidades da administração direta e indireta.
2
BASE LEGAL
Constituição Federal de 1988. Art. 165 a 169.
3
PASSOS DOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS
Nas quatro esferas, o Orçamento Público segue os seguintes passos:
4
PLANO PLURIANUAL (PPA)
5
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS
6
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
7
PRAZOS PARA OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO FEDERAL*
* Os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal costumam seguir os mesmos prazos para o Plano Plurianual e para a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Já para o encaminhamento do projeto da Lei de Orçamento Anual, a data costuma ser 30 de setembro.
8
ORIGEM DO DINHEIRO
IMPOSTOS.
Onde o Orçamento Geral da União não financia todas as despesas públicas. A Constituição Federal define as atribuições do Governo Federal, dos Governos Estaduais e Municipais.
9
ORIGEM DO DINHEIRO
10
CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS
Nem sempre o Orçamento é cumprido na íntegra devido a fatores como: arrecadação que não se efetiva conforme planejado, pressões políticas, calamidades naturais, comoções internas, entre outros fatores.
Têm duas classificações:
créditos ordinários
créditos adicionais.
11
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS DESPESAS COM O PESSOAL
A finalidade da Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, é disciplinar a gestão dos recursos públicos, atribuindo maior responsabilidade aos gestores.
Com isso, é possível esperar deles ações planejadas e transparentes que contribuam para a prevenção de riscos e correções de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.
12
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS DESPESAS COM O PESSOAL
Os meios utilizados para se atingir esses objetivos são o cumprimento de metas de receitas e despesas e obediência a limites e condições para a dívida pública e para os gastos com pessoal.
Os gestores públicos sabem que existem determinados limites legais para essas despesas e que tais limites podem impedir ou dificultar a expansão da força de trabalho do setor público, ou sua melhor remuneração.
13
REFERÊNCIA
Entenda o Orçamento Público
(é uma obra realizada pela Confederação Nacional dos Servidores Públicos por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap.)
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?